Lançado o openSUSE Leap 15.4! Confira as novidades e pós instalação!

openSUSE Leap 15.4 foi lançado em 08 de Junho de 2022.

openSUSE Leap 15.4 Offline Image (3.8 GiB)
openSUSE Leap 15.4 Offline Image Torrent (3.8 GiB)

openSUSE Leap 15.4 Network Image (173.0 MiB)
openSUSE Leap 15.4 Network Image Torrent (173.0 MiB)

Versões de alguns pacotes

O Leap 15.4 vem com o Kernel 5.14, KDE Plasma 5.24.4 (LTS), GNOME 41, Enlightenment 0.25, MATE 1.26 e Xfce 4.16.

Para a parcela de usuários do KDE Plasma que possuem tearing (rasgos de tela) durante jogos em tela cheia, meu palpite é desmarcar a caixa “Permitir que os aplicativos bloqueiem a composição”:

Por padrão, o Leap 15.4 vem com o Firefox ESR 91 (versão de suporte estendido).

Fique por dentro de todas as novidades do openSUSE Leap 15.4, leia a página de notícia do lançamento 15.4.

Veja agora algumas dicas de pós instalação do sistema.

1. Atualizar o openSUSE Leap 15.4:

sudo zypper ref && sudo zypper up

2. Instalar codecs de áudio e vídeo:

Abaixo, dois métodos para instalar codecs, escolha o que achar melhor, o resultado será o mesmo.

Opção 01 - Instalador de pacotes OBS:

opi (open Build Service Package Installer) funciona tanto no Leap quanto no Tumbleweed, e é a maneira mais simples de instalar codecs:

sudo zypper install opi && opi codecs

Opção 02 - Via repositório packman:

O comando abaixo detecta a versão do Leap e adiciona o repositório correspondente à versão com prioridade 90 (alta), atualiza a lista de repositórios, realiza a troca de fornecedor e instala os codecs necessários:

sudo zypper ar -cfp 90 http://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/packman/suse/openSUSE_Leap_15.4/ packman
sudo zypper ref
sudo zypper dist-upgrade --from packman --allow-downgrade --allow-vendor-change
sudo zypper install --from packman ffmpeg gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-libav gstreamer-plugins-ugly libavcodec58 libavdevice58 libavfilter7 libavformat58 libavresample4 libavutil56 vlc-codecs

3. Instalar o driver proprietário NVIDIA:

Leia esta publicação: Como instalar o driver proprietário NVIDIA no openSUSE Leap 15.4 via Zypper

4. Instalar o Google Chrome:

Procedimento compatível com Leap, Tumbleweed e SLES: Instalando o Google Chrome no openSUSE

5. Instalar fontes TrueType da Microsoft:

sudo zypper install fetchmsttfonts

6. Instalar pacotes relacionados à jogos (Opcional):

sudo zypper install wine-staging lutris steam discord retroarch dolphin-emu obs-studio
Informações dos pacotes de jogos citados acima (clique para expandir

wine-staging → Este sabor do Wine contém o patchset de desenvolvimento “staging” além do lançamento regular do Wine, possuindo alguns recursos extras experimentais que podem ajudar em alguns casos, está sempre um passo a frente da versão estável.

lutris → Plataforma de jogos de código aberto para Linux. Ele instala e inicia jogos para que você possa jogar sem o incômodo de configurar seus jogos. Obtenha seus jogos do GOG, Steam, Battle.net, Origin, Uplay e muitas outras fontes rodando em qualquer máquina com Linux.

steam → Loja Oficial de Games da Valve (Nativa para Linux)

discord → Aplicativo de voz sobre IP proprietário e gratuito, projetado inicialmente para comunidades de jogos.

retroarch → Interface de código aberto para emuladores, motores de jogos, videogames, reprodutores de mídia e outros aplicativos.

dolphin-emu → Emulador livre de Nintendo GameCube, Wii e TriForce.

OBS-Studio → Programa de streaming e gravação gratuito e de código aberto mantido pelo OBS Project.

7. Adicionar repositório de Emuladores (Opcional):

Se por algum motivo você prefere instalar apenas alguns emuladores específicos em vez da estação de emuladores RetroArch, mas não encontrou nos repositórios já presentes no sistema, você pode adicionar o repositório de emuladores com o seguinte comando:

sudo zypper addrepo http://download.opensuse.org/repositories/Emulators/15.4/Emulators.repo
sudo zypper ref

Feito isto, você poderá instalar diversos emuladores de sua preferência, alguns exemplos são: nestopia, snes9x, mgba, sameboy, desmume, mupen64plus, higan, mednafen, duckstation, entre outros.

Notícia do lançamento do openSUSE 15.4: Leap 15.4 Offers New Features, Familiar Stability - openSUSE News

Referências

Packman: SDB:Instalar codecs do Packman - openSUSE Wiki
NVIDIA: SDB:NVIDIA drivers - openSUSE Wiki

11 curtidas

lançamento com mudanças relevantes, mas pouco comentado…
diz-se que haverá posteriormente um repo específico com os codecs openh264, aguardar pra ver…

4 curtidas

Deu vontade de testar… ainda mais que saiu com a versão mais recente do Plasma!

2 curtidas

Houve mudanças relevantes sim, mas resolvi esperar um pouco mais antes de mencioná-las, tenho medo de dizer besteiras na publicação rsrs

Mas como aqui é um comentário, vou acrescentar um pouco mais de informações contidas na notícia de lançamento:

“Esta versão do Leap simplifica a instalação do codec multimídia. Houve progresso para levar os codecs de vídeo openh264 da Cisco aos usuários por meio de um repositório presente por padrão no sistema, que virá em uma atualização de manutenção. O lançamento não só ganha melhorias multimídia; ele ganha suporte de driver de código aberto. Além do compromisso contínuo de drivers gráficos Linux de código aberto da AMD e da Intel, os usuários das modernas GPUs NVIDIA se beneficiarão com a assinatura de imagens de firmware para as GPUs da série GeForce 30 de última geração.”

Em relação aos módulos de kernel de código aberto lançados pela NVIDIA:

“Em 19 de maio de 2022, a NVIDIA lançou seus módulos de kernel Open GPU para suas plataformas de GPU mais recentes (Turing e mais recentes) com processador de sistema Risc-V. Enquanto isso, temos pacotes (abertos) do SUSE para testes simples disponíveis no projeto X11:Drivers:Video do nosso openSUSE Build Service. Se você quiser experimentá-los, precisará instalar os pacotes nvidia-open-gfxG06 e kernel-firmware-nvidia-gsp.”

Para quem quiser estar por dentro de todos os detalhes, recomendo fortemente a leitura da noticia de lançamento, e também esta publicação sobre módulos de kernel de código aberto no blog do Stefan, um dos gerentes de projetos técnicos dos produtos SUSE Linux Enterprise.

1 curtida

Era o lançamento que eu mais estava aguardando, uma distribuição estável do openSUSE com um KDE Plasma atualizado, estou gostando do produto rsrs

3 curtidas

Sou meio leigo nesses assuntos, mas você saberia dizer se estes codecs serviriam somente para o firefox do repositório?
Tomara que finalmente o openSUSE consiga contornar a limitação dos codecs, não só do navegador mas no geral.

Não sei te dizer, só posso dizer que, até o instante momento, vídeos do YouTube funcionam no Firefox nativo, sem a necessidade de instalação de codecs do repositório Packman.

Sim, seria maravilhoso mesmo, só não sei se isto será possível.
Particularmente não me importo com o trabalho de adicionar o repositório Packman para instalar os codecs, visto que é um trabalho executado apenas uma vez, mas compreendo que contornar isto seria benéfico para muita gente.

1 curtida

Instalado em meu notebook! Um dos instaladores mais fáceis que já utilizei. As expectativas com o funcionamento do KDE Plasma 5.24 são bem altas, dado que o OpenSUSE é o único “projeto grande de distro” a priorizá-lo (ou seja, a tê-lo como ambiente gráfico principal). Também tenho altas expectativas com a integração com o btrfs e seus snapshots.

4 curtidas

Balde de água fria: o OpenSUSE Leap deve acabar mesmo. Questão de dois a três anos. Deverá ser substituído pela Adaptable Linux Platform – ALP, um projeto cujos detalhes ainda não estão divulgados. Provavelmente, não será possível converter a instalação do Leap em ALP, porque o novo sistema, pelo pouco que se sabe, será estruturalmente bem distinto.

1 curtida

Tem havido uns debates bem “acalorados” no reddit do opensuse acerca disso, com direito a mantenedor de pacote e dev classificando o leap de “parasitário” em relação ao sle… já haviam ventilado que o leap não irá além do 15.5, apesar de o SLE 15 seguir, pelo menos, até o 15.7… nada está claro ainda, no entanto parece que quem quiser opensuse como se conhece hoje (.rpm) vai ter que migrar para o TW… é aguardar pra ver…

1 curtida

Sim, estas informações parecem serem reais, isso também foi muito discutido na comunidade brasileira do openSUSE no Telegram.

Experienciei alguns aplicativos Flatpak em 2020/2021, não consegui me dar bem com alguns, um exemplo foi Firefox, que vivia crashando, praticamente impossível de usar, e infelizmente a primeira impressão é a que fica, tanto que há 1 ano não faço uso de nenhum flatpak, mas se tratando dum projeto openSUSE, eu arriscaria em dar uma chance ao novo, ver como isso vai ficar, para mim o importante é “funcionar”.

Se o resultado desta migração para ALP não for satisfatória e deixar de atender, provavelmente voltarei ao Tumbleweed, só espero que eu não sofra de lentidão ao baixar pacotes nas atualizações de sistema, como relatei nesta publicação, pois desde a última vez que tirei o Tumbleweed, ainda não estive entusiasmado o suficiente para tentar usá-lo novamente, por medo dessa lentidão ao baixar pacotes em updates, como sempre aconteceu “comigo”.

No pior dos cenários, poderei estar migrando para Manjaro ou Mageia, ou até mesmo para o Spin Fedora KDE, pois opção de distribuição é o que não falta pra gente.

1 curtida

Espero que esta não seja a logo definitiva…
image image

1 curtida

Saiu resenha do Leap 15.4 no DistroWatch.
Concordo com as conclusões.

O desenvolvedor do GeckoLinux ou o pessoal do Regata OS deveriam ser convidados para ajudar no desenvolvimento do OpenSUSE, que se tornaria um sistema prático como um todo.

2 curtidas