Como instalar o driver proprietário NVIDIA no openSUSE Leap 15.4 via Zypper

Os drivers NVIDIA não podem ser incluídos no openSUSE por causa de sua licença. Convenientemente, a NVIDIA possui um repositório openSUSE que pode ser adicionado e baixado.

1. Adicionando o repositório NVIDIA

Adicione o repositório e atualize a lista de repositórios com os seguintes comandos:

sudo zypper addrepo --refresh 'https://download.nvidia.com/opensuse/leap/$releasever' NVIDIA
sudo zypper ref

2. Identificando a placa gráfica

Há 03 versões de drivers proprietários NVIDIA para o openSUSE, você pode visualizá-los com o comando abaixo:

sudo zypper search x11-video-nvidiaG0*

Para saber qual destas versões de driver você poderá instalar, identifique o modelo de sua placa gráfica com este comando:

sudo hwinfo --gfxcard | grep Model
Exemplo de referência (clique para expandir)

Para melhor entendimento, usarei o caso de minha placa gráfica para exemplo.
O comando acima me retornou Model: "nVidia GM206 [GeForce GTX 960]", sendo assim, minha placa gráfica pertence ao GeForce 700 ou superior, então irei instalar o x11-video-nvidiaG06.

3. Instalando o driver proprietário NVIDIA

Agora que você já identificou o modelo de sua placa gráfica NVIDIA, instale apenas o driver referente à série de sua placa gráfica:

sudo zypper install x11-video-nvidiaG04 se sua GeForce é serie 400 ou superior
sudo zypper install x11-video-nvidiaG05 se sua GeForce é serie 600 ou superior
sudo zypper install x11-video-nvidiaG06 se sua GeForce é serie 700 ou superior

4. Instalando as libs 32-bit do driver NVIDIA (Opcional)

A partir do openSUSE 15.4, as bibliotecas de 32 bits dos drivers NVIDIA do repositório de drivers nvidia do openSUSE são enviadas em pacotes separados. Você pode instalá-los rapidamente com o comando:

sudo zypper install nvidia-glG06-32bit nvidia-computeG06-32bit x11-video-nvidiaG06-32bit

Sem essas bibliotecas de 32 bits, coisas como jogos nativos 32 bits ou jogos que usam wine/proton sem contêineres podem parar de funcionar, então, caso queira usar software de 32 bits que requer aceleração 3D, recomendo que você tenha as bibliotecas de 32 bits instaladas em seu sistema.

Fonte: SDB:NVIDIA drivers - openSUSE Wiki
Referência: Reddit - Dive into anything

5 curtidas

Ainda dá para instalar usando o YaST2?

1 curtida

Ainda não testei, mas com certeza sim, provavelmente irei criar outra publicação apresentando o processo passo-a-passo via YaST também.

Na verdade já existe uma publicação Como instalar o driver NVIDIA no openSUSE via YaST, eu só irei criar outra publicação por conta duma pequena mudança que houve agora com Leap 15.4, que é o surgimento do driver x11-video-nvidiaG06, ele não existia quando criei a matéria em 2020, claro que isso não torna a matéria de 2020 obsoleta, mas talvez alguns usuários hoje possam se deparar com o x11-video-nvidiaG06 e pensar “O que é isso? Este não está na matéria…”, por conta disso vou tentar publicar uma nova matéria, contendo novos screenshots desse novo driver disponível no repositório.

Vou deixa um complemento aqui caso alguém tenha também um PC ou Notebook com dual GPU, placas de vídeo híbridas (Intel / AMD + Nvidia).

Você irá precisar instalar o Nvidia Optimus, para setar qual GPU quer utilizar.

Para isso:
Depois de ter instalado o drive correto, atualize o sistema

sudo zypper dup

Com o Suse atualizado, para GPUs Nvidia acima da serie 600 instale o Suse Prime

sudo zypper in suse-prime

Para GPUs Nvidia inferiores serie 600 instale o Suse Prime bbswitch

sudo zypper install suse-prime-bbswitch

Após tudo instalado (não sei se precisa, porem mal não faz) reinicie o PC.
com o PC ligando novamente, utilize o comando abaixo para utilizar a GPU Nvidia

sudo prime-select nvidia

ou para utilizar a CPU da Intel execute

sudo prime-select intel

Caso seu CPU for AMD utilize o comando

sudo prime-select unset

OBS: Após setar qual GPU vc quer utilizar, vc precisara deslogar e logar novamente para efetuar o switch da placa (isso é assim o PopOS também)
No meu notebook tive que instalar o bbswitch pq faltou essa dependência

sudo zypper in bbswitch

Referencia: https://opensuse.github.io/openSUSE-docs-revamped-temp/hybrid_graphics/

1 curtida

Só um adendo: o comando sudo zypper dup é apenas para ser utilizado no openSUSE Tumbleweed. Na versão Leap, usa-se sudo zypper up.