No fim das contas, é questão de gosto pessoal. Eu, por exemplo, prefiro GNOME. Mas na comunidade, às vezes, dizer que eu prefiro X do que Y é entendido como “Y não presta”, e não é nada disso.
kkk… somos dois… 
Já tentei usar os dois várias vezes, mas simplesmente não me adapto.
Sempre gostei muito do Gnome, mas hoje uso cinnamon
A coisa é tão disputada que na enquete Gnome e KDE intercalam-se na 2° colocação, hora ambos com 21%, hora um com 20 e outro 21%…
Depende sempre da pessoa que quer utilizar o Enviroment, para mim o Gnome vanilla (o do ubuntu dá-me vontade de vomitar pela disposição no ecrã) é muito mais polido visualmente, no inicio do meu caminho linux utilizei-o no debian e fedora, mas creio que no meu pensar com o KDE Plasma posso obter uma maior produtividade porque gosto mais do estilo (windows like).
GNOMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE Nunca gostei do KDE kkkk o gnome foi e e Séra a minha unica interface grafica amo muito d+.
Hehe, vejo alguém do contra kk. Brincadeiras à parte sempre é bom ter gente com opiniões e gostos distintos, se não teríamos apenas uma interface, um modelo de área de trabalho e disposição de ícones.
Meu primeiro contato com o Linux foi em 1999/2000, através de uma distro chamada Phat Linux, o ambiente gráfico era o KDE, ainda hoje o KDE, agora chamado de Plasma, é meu DE favorito. Nunca gostei do Gnome, nem mesmo em seus tempos áureos, considero o Gnome 3 a pior versão. Já utilizei todos os DEs disponíveis no Linux, mas o Plasma continua sendo meu favorito, e é o DE que utilizo atualmente.
nada contra, mas discordo Gnome e lindo e muito usavel 
Eu amo o KDE, mas poderia usar o Gnome tranquilamente; não sei mas deve ter sido por conta do Ubuntu e suas extensões, mas o desempenho em meu ideapad 310 não foi muito bom, mas só testei o 17.10 eu acho… Fedora já testei, cheguei a usar, acho o Gnome muito bonito no Fedora.
sim o gnome no fedora e muito lindo mesmo 
mas no ubuntu eu achei muito mas lindo por causa da barra lateral acho muito lindo 
Eu sinceramente torci pelo Unity 8, tava lindo os protótipos… mas não deu, particularmente preferiria o Unity, mas agora resta-nos torcer pra acertem com o Gnome. Continuo no meu Manjaro KDE mas não quero ver o Ubuntu fracassar, fui usuário durante anos e sempre torci para que a Canonical levasse o nome do Linux mundo a fora com sua distribuição.
Uau penso mesmo assim, um tempo atrás eu usei o Unity so por curiosidade não gostei tanto pra mim o Gnome foi feito e pensado pro Ubuntu mesmo kkkk combina d+
Gnome pra mim é mais agradável.
Gosto é pessoal, até fiquei com aquela pulga na orelha ao ver a preview do Ubuntu 19.04 no Diolinux hehe. Vou continuar de Plasma 5,
KDE .
Idependente de fanboy ou gosto de X e Y, HJ o KDE Plasma é mais otimizado e fluido do que o gnome-shell rodando no mesmo hardware. É impossível matematicamente refutar isso! Ps. Meu ambiente é o Gnome Shell.
Eu sou desenvolvedor e gosto muito da coleção de softwares que o Ubuntu 18.04 entrega. O snap me garante que os aplicativos se mantenham intactos em caso de atualização (ou forçada por mim). Porém tive que customizar algumas coisas para o Gnome 3.28 se adequar a resolução HD (fontes muito grandes e a barra Gnome Shell enorme), fora que de tempos em tempos acontece umas coisas estranhas na interface (tenho um i5 com 16GB ram e uma NVidia 920m), sendo forçado a reiniciar. A impressão que tenho do Gnome, é que ele precisa de muita otimização, que é uma interface que não está preparada pra uma carga muito grande de apps simultâneos.
Eu tenho tentado testar o KDE, mas entro na discussão do vídeo, muitos recursos, tento sempre ganhar o máximo de área de trabalho, e costumo estragando a interface (rsrsrs). Fora que quando consegui que o KDE Neon funcionasse bem, fui desenvolver uma aplicação em Java, e o Eclipse teve janelas que simplesmente ficavam em branco, como se tivesse alguma incompatibilidade com o KDE.
Tenho insistido no Gnome por causa da melhor compatibilidade com as ferramentas que uso.
Bom, esse é minha opinião, eu sou programador de backend, uso muito a AWS e o Docker, e programo em várias linguagens (hoje mais em Python e Node.js), e o Ubuntu me facilita em muitas coisas, mas as 2 DEs ainda não me deixaram satisfeitos.
Eu tentei usar o KDE varias vezes e não consegui, é muito bugado e falta acabamento, o engraçado é que a primeira vez que eu vi o KDE eu fiquei muito empolgado, tipo “nossa uma DE com design clean e parecida com o windows” mas quando peguei pra usar no inicio foi legal mas depois… e a cada nova versão eu tento usar mas não consigo. Mas entendo quem gosta 
Já o Gnome, oooohhh boooyy eu achava estranho no inicio mas depois acabei gostando, e achando ele unico, mas o que eu vou falar é o que eu acho um dos maiores problemas no gnome para mim, Isso de consumir muito, mas muitos recursos da maquina sem entregar um pingo desempenho, meu Pai do céu, o bagulho é pesado demais. Pra vocês que tem i9 e amd ryzen não sei das quantas e SSD o Gnome roda lizo, mas para quem tem um hardware um pouco mais modesto ele roda mal demais, mas se você pegar qualquer DE fokeada do Gnome, Como Cinnamon, Budgie e até o nosso falecido Unity, o desempenho é muito bom até no hardware mais cagado, mas, felizmente nos updates mais recentes os Devs tem feito muitas optimizações no Gnome e tem melhorado bastante.
Hahaha somos dois. Eu também não simpatizo com nenhum dos dois.
Eu acho que boa parte dos problemas de performance do Gnome Shell, deve-se ao facto de ser feito com JavaScript enquanto as outras interfaces sao compiladas com C, C++ ou Vala.