KDE Plasma quer deixar a experiência de sua interface mais amigável para usuários novatos

Sempre pensei que escolher uma interface é igual escolher um carro para comprar.

Imagine se pudesse comprar um carro completo, com ar, direção hidráulica, painel digital tudo que tem direito pelo mesmo preço que um carro simples sem esses adicionais, acho que todos iriam escolher o carro completo, afinal vir de fábrica é muito melhor que instalar depois o paralelo feito por terceiros.

Essa é a maneira como eu vejo quando dizem que ter opção demais é ruim, é como se alguém quisesse comprar um carro simples pelo mesmo preço do completo, e pior, quando precisasse de alguma “opção” que deveria vir, instalar um paralelo de terceiros.

Por isso acho que opção de menos é pior, prefiro que tenha a opção no “carro”, não precisa ter um botão dedicado a vista no “painel físico”, pode ser um botão escondido no “painel digital”, desde que tenha a opção.

5 curtidas

Num carro até pode ser, mas vou dar um exemplo mais próximo no contexto do bate papo: o Android.

As fabricantes adicionam vários apps, muitos que o usuário não quer e não tem como remover (só ocultar), e num sistema ao invés de um carro, ter coisas a mais necessariamente não é algo bom.

Geralmente você quer ter os apps cores e nada mais. De resto você monta conforme quer. Não é atoa que sistemas “monte você mesmo” fazem sucesso, indiferente da DE. Pois o usuário adiciona o que quer. Neste paralelo poderíamos falar das opções, só que esse não é o problema (abordarei logo abaixo).

Entretanto volto a dizer, o Plasma ter mais ou menos opção não significa nada na sua adoção por outras distros. Tem muito mais coisas que pesam na decisão final.

Falando do GNOME, muitos dizem que ele tem de menos. Mas na realidade está mais para: ele tem o essencial. De resto vai ser à gosto do freguês.

E o Plasma ter várias opções não significa que é algo ruim, apenas a atual forma que as coisas são apresentadas. Ter muitas opções, porém com uma UX simples é a chave.

Felizmente o projeto KDE se ligou disso (na real os tempos eram outros, tal modo de proceder era comum) e está indo nessa direção. Então daqui há pouco tempo ter muitas opções não será um motivo de confusão, porquê a organização vai simplificar a UX. Isso não é fácil e exige tempo. A equipe KDE vem fazendo um bom trabalho nas mudanças.

4 curtidas

Na questão de bloatware é um problema mesmo ter demais, porque podem interferir na performance e espaço de armazenamento, porém opções no sistema não creio ser o mesmo problema.

Simplificar é a melhor solução para muitos usuários, para mim não faz diferença, porque quando uso um sistema novo gosto de entrar nas configurações e olhar tudo, saber o que cada opção faz, então para mim o KDE Plasma não tem problemas nesse quesito.

Mas entendo que muitos acham complicado, e concordo que poderia simplificar, desde que tenha todas opções em algum lugar, porque o que não gostava no GNOME é que simplesmente não tinha as opções, isso me frustrou muito, porque não conseguia fazer o que eu queria sem instalar extensões, e até tive que instalar o dconf-editor para algumas coisa, achei um absurdo, era só ter a opção nas configurações.

1 curtida

Se fugir da proposta não é absurdo. O problema de muitos com o GNOME, não que esse seja seu caso nem sei sobre sua experiência nos mínimos detalhes, é que querem usar outra DE no GNOME. Exemplo: tem gente que diz que usa GNOME Shell mas realmente nunca usou ele da forma em que foi pensado, a primeira coisa a se fazer era sempre instalar uma extensão (também já estive neste grupo). Não que seja errado adicionar extensões, esse não é o tópico, acho que deu pra entender…rsrsrs.

Usar x esperando y é frustração na certa. Isso acontece diariamente com usuários de outros sistemas adentrando no Linux ou MacOS (no caso MacOS acontece um fenômeno chamado “paguei muito caro” em que por bem ou por mal as pessoas toleram mesmo não achando mil e uma maravilhas ashuashuashua - brinks!).

Falando do KDE…
Já na disposição e quantidade de opções do Plasma, nas pesquisas ficou claro que boa parte dos usuários comuns se confundiram. Conforme mencionei, o problema não é o número de opções, mas como elas são apresentadas.

Simplificar o KDE não significa remover opções de seus apps e do Plasma, apenas refinar a UX.

6 curtidas

Também careço do mesmo problema vira e volta mudo de distro, gosto do KDE mas também não para muito tempo, percebi que é muita coisa e não vou utilizar todas elas. O Gnome ao menos para mim reduzi isso a só o que vou usar, desde as configurações ou instalar um programa ou uma extensão, com o KDE sempre fico costumizando, mexendo até quebrar ele no Gnome usa usabilidade já traz aquela satisfação em saber que precisa só do necessário pra usar o sistema.

2 curtidas

Tem certeza disso? Os meus ícones estão em tamanho 36 e acho que todos os elementos estão com tamanho adequado. A widget do Win7 além de funcionar por clique ainda tem o comportamento de pairar o mouse, o tempo é de 1 segundo.

Isso eu nunca vi, pode ser algum “problema” de snaps ou até flatpaks (que é mais raro), acontece muito com o Spotify.

Eu nunca tive esse problema, explique melhor

Eu uso assim, então, coloquei uma galera a mais pra testar, e funciona normal também. Fiquei curioso pra saber quantos apps fixados você tem no seu painel ou dock, enfim…

Onde? No Painel, no menu de apps, no Dolphin, etc.? Sem dizer que dá pra mudar se tiver.

Meu amigo… :roll_eyes: dá pra colocar e tirar ícones à vontade.

Ok, eu não me incomodo com isso, essa “chatice” é algo subjeitvo, claro.

eu não entendi, qual a dificuldade de clicar com o botão direito e desafixar um app?

E eu não tô dizendo que tudo é perfeito, algumas coisas poderiam ser mais simples, teve uma galera aí falando de dividir em modo simplificado e avançado (como é o VLC, por exemplo), mas também, sinceramente, você tem muita má vontade.

3 curtidas

Esse ponto que você disse sobre a disposição das opções em geral, eu também acho confuso mas… às vezes fico pensando "será que há uma forma de organizar melhor?’, digo, eu acho incrível como o Plasma é customizável justamente pela vasta gama de opções, então, será que isso não é meio que o motivo dele parecer confuso? Ou seja, será que ele é mesmo bagunçado?

2 curtidas

Eu acho que seria melhor se o ícone de volume mostrasse todas as mídias de áudio e video que estão ativas ao clicar nele como no cinnamon, acho muito redundante colocar um ícone só sobre mídias e outro de volume separado.

Olhem como isso facilita:

Outra coisa também que facilitaria é tirar o progresso de envio de arquivos no ícone de notificação, apenas mostrar o andamento do progresso na lista de janelas e no dolphin.

4 curtidas

Acho q nessa questão do ícone do som ficaria muito bagunçado. Imagina o mixer do Windows sendo mostrado toda vez q vc for alterar o som? Enfim, ao meu ver fica bem esquisito e confuso (principalmente para usuários comuns).

Ou poderia pelo menos deixar uma opção de aparecer ou não as mídias no ícone do volume.

1 curtida

acho q até deve ter, considerando q o KDE Plasma é bem customizável.

1 curtida

Sobre os ícones de bandeja/notificação, poderia vir todos ocultos por padrão e só deixar o wifi, volume, energia e data hora mostrando igual no windows 10.

Dá uma trabalheira ter que ficar ocultando o ícone toda vez que instalamos e abrimos um programa novo.

No linux mint eu instalo um applet de gaveta pra que todos fiquem oculto assim que instalo e abro um programa novo.

Captura de tela de 2021-12-06 10-47-40

1 curtida

Não acho que é o seu caso, mas isso é o que mais vejo quando querem defender o GNOME, dizem que o problema é que o usuário usa a interface de forma errada! :joy: :joy:

Dizer isso mostra um problema muito sério na interface, se é para usar do jeito que os desenvolvedores querem, então porque existem as extensões? :thinking:

Enfim, o problema do KDE Plasma não é ter opção demais, talvez para alguns seja a organização das configurações, mas isso é muito relativo, porque eu acho as configurações razoavelmente organizadas, além de que quase sempre uso a pesquisa para achar rapidamente o que quero.

Opção “demais” não é um problema, mas ter opção de menos e passar responsabilidade para o usuário ou terceiros é sim um problema muito grave! :confused:

5 curtidas

Eu concordo com essa 1ª opção que disse! Usei o Cinnamon várias vezes e por muito tempo, curto bastante essa integração do som e player, faz mas sentido. Já isso da notificação e o progresso, bem, eu prefiro assim como está, dá até pra esconder o progroesso se quiser, eu gosto.

1 curtida

Se um dia bloquearem as extensões, não vai sobrar ninguém pra usar o Gnome, além dos devs!

Eu acho uma soberba muito grande do projeto não ter suporte nativo a ícones de notificação, eu não sei em que mundo eles vivem, tem diversos programas que usam esse recurso, se não fosse aquela extensão “AppIndicator and KStatusNotifierItem Support” e a do Ubuntu coitado dos usuários!

6 curtidas

O Gnome é mais rápido pra configurar após a instalação, em menos de 1h, a gente deixa ele redondo instalando algumas extensões. O KDE Plasma poderia economizar o tempo do usuário comum deixando algumas coisas já por padrão.

1 curtida

Realmente não entendo como instalar a integração do GNOME Extensions, baixar as extensões, e só então configurá-las pode ser mais rápido que apenas configurar a opção já existente no sistema. :sweat_smile:

1 curtida

Concordo. Se pegarmos a filosofia Gnome de manter inalterado e botar ao lado da interface, muita coisa ainda falta para ser usável sem extensões.

• Appindicator;
  • Desktop ativo como opção nativa;
  • Dock fixa como opção nativa;
    etc…
2 curtidas

Fora esses ai eu sempre instalava:

Aí ficava próximo do jeito que uso, demorava muito no GNOME, e tudo isso já vem por padrão no KDE Plasma, só alguns cliques e tudo pronto, até temas completos com apenas um clique.

3 curtidas

No gnome fica tudo mais resumido e fácil de achar. A mídia, notificação, hora e calendário ficam tudo num lugar só. O volume, configuração, brilho da tela tudo em um lugar e assim vai.

No KDE Plasma vc pode ter opções mais completa, mas é tudo separado tendo que configurar uma coisa de cada vez.

Visualmente, tanto kde plasma como gnome são ótimos.

A extensão Caffeíne, sinto falta dela quando uso KDE Plasma. Tenho que ficar desabilitando e habilitando a inibição do protetor de tela toda vez que assisto algum filme no VLC, pq se eu pausar com o KDE Connect a tela entra em descanso, já com a extensão caffeíne não preciso fazer isso.