KDE Neon em 2026

Olá amigos, atualmente sou usuário do Windows 10, mas sempre tive interesse em utilizar Linux, já tentei usar várias vezes mas por falta de adaptação e de disposição à curva de aprendizado, voltei pro Windows algumas vezes.

Como os PCs que tive sempre foram muito legados (ou fracos, como preferir) e como eu também me importo com um design moderno, sempre tive o KDE como referência quando ia procurar um Linux.

Como o meu PC só aceita BIOS legada, temo que o novo sistema que a equipe KDE está desenvolvendo, o KDE Linux, não seja compatível com meu computador (Lenovo Tinkcentre M76).

Logo penso no KDE Neon, que sempre é minha primeira opção quando procuro o Linux. Mas pelas minhas pesquisas recentes, me parece que o projeto é atualmente mantido por uma só pessoa, tratado com escanteio. Queria saber mais sobre isso e se começar definitivamente essa jornada Linux pelo KDE Neon é uma boa ideia.

deixa o neon pra lá. vai morrer de morte morrida. não recebe mais investimento pessoal. o novo kde vai se basear no arch linux, acho. ou seja, será um arch diferente. vc pode usar KDE em outros linux, como o arch, opensuse, debian etc.

6 curtidas

Há outras alternativas.

2 curtidas
3 curtidas

Eu acho o kubuntu mais interessante pra iniciante. O kde neon tem atualizações diárias que irritam as vezes.

4 curtidas

Rapaz… estou usando KDE Neon há algumas semanas, e notei que ele não tem atualizações, na verdade, as únicas foram de uns temas e ícones que eu baixei. :grimacing:

2 curtidas

Certeza? Quem tem TOC não usa o KDE Neon; vc inicia o computador, vai na bandeja (ícone de atualizações) ou diretamente no Discover, atualiza, reinicia e quando volta, Voilà! Tem mais atualizações kkk.

Tinha até meme disto, e era chato; eu mesmo só atualizava 1x a cada utilização, e ocultava o ícone da bandeja quando aparecia algum pacote órfão que não foi na atualização maior kk.

2 curtidas

O TUXEDO OS é estável e, ao mesmo tempo, oferece um KDE Plasma atualizado. Muito boa alternativa aos “órfãos” do KDE Neon (que, aliás, já foi uma distro badalada e muito celebrada…).

2 curtidas

Sim, é pelo Discover mesmo e pelo terminal. Vejo sempre pelos dois.

2 curtidas

Obrigado @Sergio_H, pela indicação, vou testa-lo.

3 curtidas

Eu uso aqui, é muito bom; e a Tuxedo tem uns softwares muito bons também, uma pena que só funciona nas máquinas deles.

Esse Tuxedo Control Center é muito bem feito, mas só irá funcionar em hardware deles.

No meu Vaio ele consegue gerenciar o modo de energia, ajustando o clock do processador; mas não salva após sair da sessão, e volta ao padrão standart. No hardware deles vc ajusta até os LED’s da refrigeração líquida…

3 curtidas

quem usa distro baseada em deb, só existe um único gestor de pacotes que está insuperável até hoje: o synaptic

lançado para o conectiva pelo alfredo kojima, mesmo desenvolvedor do window maker, permite um gerenciamento granular que nenhuma outra ferramenta alcançou até hoje.

antigo, primitivo, estático etc e tal. mas não troco por nenhuma outra.

4 curtidas

Com as distros lhe recomendando mais Flatpak, se duvidar, poucos programas eu baixei o .deb… entre usar o repositório de algumas distros e ir no flathub, vou no flathub. E agora que estou usando imutável, vou usar muito mais Flatpak.

3 curtidas

Synaptic, um caso de sucesso, e de simplicidade quase perfeita. Tanto que é imitado em sistemas com outros gerenciadores de pacotes, vide o DNFdragora, ou mesmo adotado em distro sem apt, como é o caso do PCLinuxOS.

3 curtidas

Olá amigo! Obrigado às respostas de todos desde já, tenho aprendido muito aqui no fórum. Ao pesquisar, esbarrei com o KaOS, será qaue ele seria uma boa?

2 curtidas

O KaOS é diferentão e ousado. É um sistema original, não está baseado em outro, e, se não me engano, foi a primeira distribuição a adotar o Plasma 6, antecipando-se até ao KDE Neon, ao Arch e ao OpenSUSE Tumbleweed. Acho que foi uma adoção precipitada e temerária, então eu só trataria o KaOS como curiosidade… Até porque sua condição altamente diferentona restringe muito a busca de soluções em comunidades de usuários.

3 curtidas

Obrigado amigo! É verdade, seria uma aposta arriscada. Feliz ano novo à todos!

3 curtidas

Usei numa época que quis sair do Manjaro, no geral é ok; mas como eles mesmo dizem, seu repositório é diminuto, não espere achar tudo que tem no Arch ou Manjaro, por exemplo. Outra coisa, só que mais simples de resolver, é o padrão. Acho o Plasma mais “feio” ou esquisito por padrão… Aquele painel na direita não dá pra mim kk

Quando eu vejo uma distro assim, com esse painel na direita, só penso que ou ninguém quis dá o braço a torcer e reconhecer que tá errado kk, ou quem desenvolve é cabeça dura ao ponto de achar que seu gosto pessoal seria utilizado por mais pessoas. Não faz sentido, nem mesmo o Plasma foi pensado pra ter (por mais que possa por onde quiser) a barra nas laterais. Só olhar a disposição dos ícones, como fica a bandeja do sistema e etc… gambiarresco.

3 curtidas

E os devs do KaOS gostam de cinza, hein? Credo…
Papel de parede tedioso.
Eles têm um tema próprio para o Plasma, chamado Midna…

3 curtidas

Muitos conterrâneos do mundo Linux já deram seus sábios conselhos.
Meus dois centavos é simples:

• Use distros clássicas: eu tenho a dinâmica das distros serem Pokémons; recomendo os iniciais: Linux Mint - Bulbasauro (prático, mas não é tão poderoso), Pop OS - Squirtle (muito bonito, feito para mercado geral), Ubuntu - Charmander (poderoso, pesquisadores de ciências aeroespaciais usam).

• Se não curtir esses iniciais, eu fiz uma enciclopédia com um amigo, selecionamos 100 distros muito boas: DistroWiki

2 curtidas