KDE Neon em 2026

Nosso colega autor do tópico, ao que consta, tem interesse em distro baseada no KDE Plasma. Mint, Ubuntu e Pop!_OS adotam por excelência outros ambientes gráficos, de base GTK.

De todo modo, a Distrowiki pode ajudar.

4 curtidas

Eu li o quê ele escreveu, e sugeri o Mint, Pop e Ubuntu pois são as bases do Linux no Brasil.

Se ele não tem base fixa no Linux, precisa construí-la.

Afinal, segundo a engenharia, toda casa precisa da fundação estabelecida não importa a altura do edifício.

2 curtidas

Muito bom o DistroWiki amigo, muito top mesmo! Vendo as KDEs lá, me deparei com uma que já dei uma flertada no passado, a openSUSE. Mas vi que o projeto tava com o futuro incerto, inclusive no nome (o nome SUSE é de propriedade da empresa que financia o openSUSE). Mas vou navegar por mais tempo pela DistroWiki!

1 curtida

O Suse tem duas distros.
Tumbleweed e Leap.

Meu companheiro de projeto, preferiu colocar só uma que unificasse. Pois a diferença das 2 é que uma tem lançamentos constante e a outra não.

1 curtida

Sim, eles tem duas versões. Mas esse futuro incerto (inclusive com o prórpio nome da distro) me deixa ressabiado (me referindo ao openSUSE e o nome da SUSE).

Eu até cogitei o Linux Mint, mas o que me desagrada e que aprendi a aceitar é que o mint não tem um aplicativo upgrader de versão de forma totalmente gráfica como no Ubuntu (eles até tem um aplicativo gráfico que faz upgrade de uma versão pra outra, mas é necessário instalar e abrir via terminal). Entretanto, esbarrei na LMDE, que achei muito boa.

Vi no DistroWiki que existem muitos Debian, e alguns deles com o KDE como eu gostaria no início. Uma distribuição que parece ser boa para PCs modestos é a Q4OS. Como todo Debian, não faz upgrade de versão forma gráfica, mas já me contentei com isso. O que vcs acham do Q4OS?

1 curtida

É uma boa.
A família Debian dá para trocar de interface.
Você pode instalar com gnome e depois trocar.

1 curtida

Eu tinha optado pelo Debian, mas ele com KDE ficou meio pesado no meu PC. Acabou que escolhi o Lubuntu, que usa a interface LXQt, e por ser Qt, possui uma boa integração com os aplicativos KDE que gosto.

Essa distro conta com a Discover, a loja de aplicativos do KDE. Funcionou tão bem no meu PC que criei um outro tópico só pra falar dessa distribuição, que muitas vezes é esquecida como uma opção ao se considerar uma flavor leve oficial do Ubuntu (geralmente dão preferência ao Xubuntu).

A vantagem de usar uma flavor oficial do Ubuntu é poder contar com as atualizações de versão também de forma gráfica, sem dificuldade. Geralmente outras distros que são baseadas no Ubuntu (como Linux Mint, Linux Lite) não possuem essa facilidade toda.

5 curtidas

Sempre gostei do Lubuntu, faz um bom trabalho com o LXQt, que é o mais simples dos ambientes gráficos e perde para o Xfce em facilidade de customização e “ajustes finos”, mas oferece uma experiência de uso bem decente.

O Plasma pode ficar mais leve e compatível com máquinas modestas; mas dificilmente é instalado nesse modo otimizado. O Debian não trabalha os ambientes gráficos, instala-os no “padrão de fábrica”. Plasma otimizado a gente pode encontrar no BigLinux, no Tiger OS e, ao que parece, no ParrotOS.

1 curtida

Foi muito bom você ter citado o Tiger OS, eu tinha um preconceito pelo nome dele, mas entrando no site deles, parece ser um sistema muito bom, bonito.

O site já abre em português, não sei se o projeto é daqui mas achei isso interessante, acessível. Tem várias descrições objetivas do que ele se propõe a ser no site, achei isso bem didático.

Só gostaria de saber se ele faz upgrade de versão de forma gráfica, como no Ubuntu. Mas muito bom! Obrigado amigo, vou testar essa também! Feliz ano novo à todos mais uma vez!

1 curtida

Se voce tiver um pc com pouca memoria, processadores mais antigos o lubuntu se encaixa perfeitamente, une as duas coisas mais imprtantes (base ubuntu estável e o ambiente leve em QT).

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.