Fim do KDE Neon? Ainda não mas seu futuro ainda é incerto!

Retirado do https://planet.kde.org/

Palavras do Nate Graham.

Falando do KDE Neon, o que está acontecendo com ele? Foi cancelado? Se não, isso não equivale a uma duplicação desnecessária?

O KDE Neon não foi cancelado. No entanto, ele se desfez da maioria de seus desenvolvedores ao longo dos anos, o que é problemático, e atualmente está sendo mantido por um voluntário heroico. O KDE eV tem contatado as partes interessadas para ver se podemos ajudar a implementar um plano de continuidade ou transição. Nenhuma decisão foi tomada ainda sobre seu futuro.

Embora o Neon continue existindo, o KDE Linux representa, portanto, uma duplicação. Quanto a desnecessário ? Disso tenho menos certeza. Harald, eu e outros sentimos que o KDE Neon atingiu, de certa forma, seu limite em termos do que podemos fazer com ele. Foi um ótimo primeiro produto para o KDE, para distribuir nosso próprio software e preparar o mundo para a ideia do KDE nesse papel, e serviu admiravelmente por uma década. Mas questões tecnológicas e conceituais limitam o quanto podemos continuar a desenvolvê-lo.

Veja também https://community.kde.org/KDE_Linux#Differences_from_KDE_neon/Prior_art

O tempo dirá como esses dois produtos se relacionam no futuro. Nada está definido.

3 curtidas

@acvsilva era notório que a ruptura no Neon iria acontecer, e quando a própria equipe do KDE demonstrou insatisfação porque das grandes distros, a única, ou a principal causadora de pavores na migração do Plasma 5 para o Plasma 6, foi justamente o Neon, a coisa azedou de vez.

Depois que mudaram até mesmo o status da distro, de recomenda a todos os usuários, para somente quem realmente quer utilizar o mais recente do projeto KDE, por sua conta e risco (sabendo das consequências), o Neon deixou mesmo de ser a distro do projeto.

Era questão de tempo…

2 curtidas

rapaz. n sabia que a treta estava nesse nível! mas eu notei que tinha algo estranho pois a última iso foi de 03/08 e ficou no ar um tempão. agora parece que é de 8 de agosto… por isso eu deixei de lado.

obviamente é duplicidade sim e n sei como ficará a vida do pessoal do kubuntu, se vai impactar a vida deles também, embora sejam projetos diferentes. enquanto isso fico no solus. tô achando que o solus kde n terá vida longa popis a equipe é pequena. então fiquei no gnome mesmo até ver o que faço da vida.

e estou usando muito flatpak, deixando o “miolo” somente da distro. assim posso usar apps do kde ou gnome sem me preocupar com compatibilidade.

2 curtidas

O discuss do KDE só tinha reclamação; parece que os desenvolvedores do Neon estava testando o beta do 6.1, sem ter corrigido os problemas do 6.0 ou algo assim, me lembro que o Nate e outros do KDE ficaram de saco cheio pois só no Neon teve problemas.

Arch nada, Fedora nada… Os desenvolvedores chegaram a falar que todo o trampo que tiveram, e o lançamento do plasma 6 foi ofuscado porque no KDE Neon, que deveria ser a distro de apresentação do Plasma e dos novos recursos do KDE foi completamente desastrosa.

Olhe o comentário do Nate numa publicação no fórum do KDE sobre mais erros e problemas de um usuário no Plasma 6 no Neon.

Eu postei a discussão na época!

2 curtidas