Pessoal, normalmente eu perguntaria qual distro vocês recomendam para iniciantes, para jogos, etc.
Mas dados os problemas com drivers que eu tenho com distros linux, minha pergunta vai ser diferente: qual hardware vocês recomendam para quem não quer ter dor de cabeça com sistemas operacionais?
Hoje, eu tenho:
Mouse Redragon Cobra 10000 DPI 7 botões
Microfone Fifine A6V Condensador
Notebook Acer Nitro 5 com CPU AMD Ryzen 7 e GPU NVIDIA GTX 1650
Headset sem fio Redragon Zeus Pro 7.1
Controle de xbox sem fio.
E essa combinação não funciona bem no linux mesmo depois de muita configuração e dor de cabeça.
Sendo assim, como eu pretendo montar um computador do zero, qual hardware vocês recomendam para funcionar perfeitamente no linux com uma experiência equivalente?
Quais marcas eu deveria escolher para ter um suporte 100% compatível com Linux?
Existe algum site tipo o protondb.com só que para hardware? Kkkkkkkk
baseando-me na minha experiência, digo que o melhor é o que você tem. nunca tive problema com hardware, exceto os winmodens lá dos anos 90-2000, que era uma peste para fazer funcionar.
pode ser que seu hardware não tenha pleno desempenho com os drivers existentes (ex: placa de vídeo), comparado com o windows, mas “dá para usar”. quanto mais básico o uso, mais suave na nave.
atente-se também à situação em que você precisa de um determinado recurso de um hardware mas o app que esteja usando não tenha habilitado o mesmo. por exemplo, editor de vídeo, imagem etc.
hardware xingling, então, benzadeus!, funciona com gasolina, álcool, gás ou urânio 235.
mas nada que impeça uma tuicada aqui, outra tuicada acolá, para fazer um hardware dar mais potência no pinguim.
Tirando outros periféricos eu indico mais hardware AMD na parte de placa de vídeo. É absurdamente estável e plug and play no Linux tanto no servidor gráfico antigo (X11) quanto no novo (Wayland). Estou dizendo isso como alguém que joga games triple A com uma GPU AMD e absolutamente nunca presenciei nenhum tipo de problema rodando games nem no X11 e nem após migrar pra Wayland.
Cara, segue a minha call
Passei meses e meses lutando com o linux no meu sistema
ryzen 7 e 3060, nada funcionava, sempre com algum bug aleatorio, até q eu instalei o NOBARA e simplesmente funcionou tudo
Posteriormente resolvi instalar o fedora puro e os drivers da nvidia na mão, e funcionou perfeitamente também, usando wayland!!!
só precisa fazer uma pequena modificação em um parametro do grub, e instalar os drivers da nvidia seguindo o artigo no site do diolinux!
Atualmente o fedora40 ta rodando melhor q windows pra mim e todos os sentidos, fico meses sem precisar trocar de SO.
Mouse eu sei que a RedDragon não tem o programa pra gerenciar os botoes, comportamentos e dpi. Vai funcionar no modo padrão. Pela minha pesquisa só consegui fazer funcionar com mouse Corsair, que tem o ckb-next e funciona pra eu configurar os botôes extra do meu mouse. Ele também vai servir pro teclado, mas tenho um PCYES mecânico que funciona bem desde 2017 e recentemente troquei os keycaps pra PBT, ficou aceitável. Eu uso ele sem rgb agora, já decorei o teclado.
Tive alguns. Primeiro tentei o Zorin OS que eu acho muito bonito e redondinho. Tive os problemas:
Então troquei para o biglinux que usa plasma e a proposta me agrada. Mas os problemas começaram ainda antes: o notebook sequer reconhece meu monitor externo! Kkkkkkkkkk
Já testei todos os drivers de vídeo disponíveis no utilitário de drivers do biglinux e nenhum foi capaz de reconhecer meu monitor externo.
Mano, eu queria insistir em fazer o biglinux funcionar. Na verdade quebrei o grub quando substitui o Zorin os pelo biglinux (dual boot com windows 11).
Meu próximo passo é consertar o grub. Não queria instalar de novo outro sistema.
É muito frustrante ter que ficar pulando de galho em galho. Quero sossegar logo num sistema e fazer ele funcionar e acabou kkkjjjkj
Processador certeza que vai ser AMD. Placa de vídeo acho que vai ser também. Sabe dizer periféricos sem fio que funcionam plenamente e sem gambiarra? Meu headset Redragon não funcionou
Tudo o que testei da Logitech até hoje, funcionou sem problemas. Uso há muitos anos teclado e mouse bluetooth da Logitech. Fones eu prefiro com fio mesmo.
Nunca tive problemas com mouse, controle ou fones sem fios no Linux. Parando pra pensar nunca nem pensei quando fui comprar se era compatível e tal. No final acabou q tudo funcionou plug and play. Se tive sorte não sei. Eu diria q são pouquíssimos periféricos que não funcionam plug and play no Linux.
É aquela famosa frase, não é você que escolhe uma distro, é uma distro que escolhe vc.
Eu n escolhi usar fedora, mas simplesmente toda vez ele funciona praticamente sem problemas nem um pra mim e pro meu hardware, comparado com até Ubuntu q já tive todo tipo de problema
Quando eu tinha o meu velho K6-2 500Mhz bons tempos, gastava 10 centavos depois das 14h de sábado para se conectar na internet discada no modem 56k que na verdade era 5,6K
Outra coisa chata eram as placas de rede wifi, logo que começaram os provedores de internet via rádio. Dependendo da placa, tinha que compilar o kernel pra conseguir instalar. Isso em todas as distros.