Já escolhi a distro, o problema é o hardware! Qual o hardware recomendado para quem usa Linux?

Cansei de perder hardmodem US Robotics em dias de chuva. Uma vez tava baixando arquivo, começou a chover e eu resolvi esperar 30 segundos pra finalizar o download: um relâmpago e ouvi um “clic”: Lá se foi meu modem.

1 curtida

Nunca tive essa infelicidade. Mas já vi e fiz manutenção em PC que torrou inteiro por causa de raio entrar pela linha telefônica.

1 curtida

Mas então quais modelos você acabou comprando e que não deram problema?

1 curtida

Tenho um headphone sem fio da Logitech mas estragou. Não consigo testar. O G435

1 curtida

Basicamente o adaptador wifi com hardware da MTK (Mediatek), Fones sem fio da Xiaomi, Controle wireless da gamesir.

1 curtida

Aqui está o que uso e algumas opiniões pessoais : )

Primeiro, evito ao máximo dispositivos wireless. Prefiro mouse e teclado com fio, pois, apesar de vários dispositivos sem fio funcionarem, é para não ter dor de cabeça :slight_smile: .

Segue meu setup:

1. Mouse: Qualquer mouse com fio, uso o Corsair M55 RGB Pro Consigo controlar o RGB no Linux pelo programa OpenRgb.
  2. Teclado: Keychron C1 com fio
  3. Microfone: Maono USB Lavalier.
  4. Processador: Ryzen 5 (ou superior). Quanto mais nova a geração, melhor. Para a GPU um Radeon RX 580 (ou superior).
  5. Headphone: Samson SR850 com cabo
  6. Controle: GameSir T4 Cyclone Pro.

Por que não gosto de nada wireless:

Tenho um mouse SteelSeries Rival 3 sem fio. Ele funciona bem, mas, ao usar em dois monitores, um de 140Hz e outro de 200Hz, percebo uma diferença clara ao mover o ponteiro na tela, comparado com um mouse com fio. Além disso, o mouse demora de 2 a 3 segundos para reconectar quando “dorme”, o que é chato.

Também possuo um teclado Keychron B6 Pro, que pode se conectar via Bluetooth, dongle ou cabo. Comprei-o para reduzir o número de cabos na mesa, junto com o mouse SteelSeries, e tudo funciona. No entanto, assim como o mouse, quando paro de usá-lo no modo wireless, ele entra em modo de espera e, ao voltar a usar, há uma demora para reconectar.
No modo Bluetooth, ele até digita sozinho, como se a tecla ficasse presa (e isso aconteceu mesmo sendo novo, recém-tirado da caixa). Já no modo com fio, tudo funciona perfeitamente, mas, se for para usar com cabo, prefiro meu velho Keychron C1 mecânico.
Tenho um headphone wireless Tribit. Ele funciona bem via Bluetooth, mas quando assisto a vídeos, é perceptível o atraso entre o movimento da boca das pessoas e o som. Esse problema é ainda pior com meus earbuds da QCY, onde o atraso no áudio é muito mais evidente.

2 curtidas

Puts. Muito interessante isso. O pior é que eu queria abolir os fios kkkkkkkkkkkkk pelo jeito, temos um impasse aqui. Obrigado pelas sugestões. Vou refletir um pouco sobre os fios.

2 curtidas

Teclados e mouse sem fio da logitech com receptor dedicado (nao os bt) sao otimos no Linux. Receptor bt uso atualmente o tplink ub500 para conectar meus joysticks e headset.

2 curtidas

Vídeo muito interessante e acaba com as minhas esperanças de que esse fone funcione no linux kkkkkkkkkkkkkkkk

Meu laptop tem ryzen 5, o Fedora funciona muito bem. Mas troquei para testar o Opensuse, e é muito bom. Estou usando o Suse Leap.

1 curtida

Qual o hardware recomendado para quem usa linux?

Seria mais fácil a galera dizer o nome das placas-mãe para se ter uma ideia quais distro ela reconhece totalmente.
Tenho 3 distros que funcionaram muito bem na minha placa-mãe que é essa;
ASUS M5A78L-M PLUS/USB3
As distros instaladas são o ubuntu, linunx mint e o terceiro não vou dizer o nome pra não espantar a galera kkkk :rofl:

1 curtida