Instalei o Manjaro. E agora?

Vendo a falta de bons tutoriais escritos e atualizados de pós-instalação do Manjaro, resolvi escrever esse aqui. Aproveitem!

https://manjariando.com.br/2021/04/21/post-install-manjaro/

30 curtidas

Caramba, tu fez um tutorial bem explicativo. Parabéns! :clap: :clap: :clap:

3 curtidas

Se é tutorial, é pra ser bem explicado, ou não é bom… meus anos de professor nessa hora ajudam!

2 curtidas

Ótimo tutorial, como poucas vezes se vê.

Fiquei até com vontade de instalar o Manjaro.

3 curtidas

Com Gnome, óbvio! Ou será com XFCE? :rofl: :rofl: :rofl:

3 curtidas

Com 1 Kernel só. :laughing:

EDIT - 22 Abril 15:27:

  • manter vários Kernels
  • manter pelo menos 2 versões anteriores de cada Kernel
  • manter pelo menos 3 versões de cada pacote, para permitir downgrade em caso de problemas
  • Flatpak, AppImage, Snapd

Meu padrão de partições de 30 GB para distros e 13 GB para partições /home já está miando, só de pensar

1 curtida

Boa @Rodrigo_Chile, falam tanto do Manjaro que deu muita vontade de conhecer, já separei esse tópico pra pós instalação! :smiley:

2 curtidas

Ótimo tutorial, parabéns! Já guardei o link aqui pra poder indicá-lo. Nós professores não perdemos o hábito de ensinar. :star_struck:

2 curtidas

Agora, bateu um medo medonho…

Que diabo seria esse host desconhecido “geolite maxmind com”…?

Alguma coisa que invadiu meu KTorrent, ou alguma coisa que invadiu os servidores do Manjaro, ou…

1 curtida

Ih, não sei… baixa do jeito tradicional e confere o sha256?

Mas eu baixei as ISOs faz uns dias via Transmission e estava tudo normal

Baixou rapidão, média de 21,8 MiB/s.

Mas não consigo encontrar o sha256… Só “iso.sig”.

1 curtida

Veja se ajuda:

https://sobrelinux.info/questions/4028/how-do-i-check-the-sha1-hash-of-a-file

O sha1 da ISO é ac20e0249ec761cfb6e854bda47b818b9907bebb

1 curtida

Valeu.

Não tinha notado, porque estava procurando um link… :rofl:

1 curtida

Quem vai morrer pra entrar Manjaro? Quando terminar de instalar e seguir o tuto, conta como foi, feedback é fundamental! (A parte do grub não conta, né? - a não ser que vc queira deixar o Manjaro tomar conta do grub. Se der algum problema, diz aí, que a solução pra fazer o os-prober detectar as demais distros é bem simples)

1 curtida

Um dos Slackware ─ o by AlienBOB, que até hoje só abri 1 vez, e nem comecei a configurar, ainda não tem nem o Conky. ─ Instalei em 16 Fevereiro, e não fiz nenhuma captura de tela desde 28 Fevereiro.

├─sda11   30G  Linux10
├─sdb11   13G  Home10

Na verdade, quero desabilitar imediatamente os_prober, para não perder tempo detectando outras 11 distros:

/etc/default/grub
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=true

Essa detecção tem sido uma fonte de problemas, durante a instalação de várias distros ─ inclusive o Manjaro.

Na última vez que tentei instalar o Manjaro, em 2018, coincidiu que:

  1. O cooler estava entupido de poeira.

  2. O Grub estava a caminho de endoidar.

Foi um Abril muito louco, o de 2018 ─ e agora seria muito pior, devido à pandemia.

Sim, o cooler já está ficando meio entupido de poeira… Meu sonho era ter um compressor de ar em casa, pois é chato sair procurando “borracheiro de boa-vontade”.

Mas felizmente, dessa vez o Grub está saneado.

1 curtida

Se você consegue configurar Grub na mão, ótimo. É porque o os-prober no Manjaro andou dando problemas (acho que consertaram, mas não custa ver se deu certo). E você sabe que tendo distros baseadas em Arch, é melhor que elas governem o grub que as outras.

No meu caso (ainda agradeço a ajuda que você me deu nisso), ao montar o triple boot aqui, deixei o Garuda gerenciar o grub. Com ele, tenho Garuda (com os seus snapshots, pois está em btrfs), Manjaro (com a opção de escolher os kernels Xanmod 5.10, 5.4 e os stock 5.10 e 5.4) e Windows 10. E tá tudo bem (óbvio que quando há alguma coisa mais séria nos kernels do Manjaro, como instalar um novo, preciso ir no Garuda e refazer initramfm e grub, mas já me acostumei com isso)…

Outra que você deve saber, mas as pessoas não: NÃO INSTALE GRUB-CUSTOMIZER em distros baseadas em Arch. É pedir pra dar ruim!

PS: Mesmo o meu Manjaro estando em ext4, eu instalei uma coisa linda chamada timeshift-snapshot: ele gera backups sempre que o sistema atualiza, seja sudo pacman -Syyuu ou pamac update. Aqui configurei pra sempre ter 3 cópias, ele vai escrevendo uma em cima da outra e sempre tem uma firme pra salvar o dia…

2 curtidas

Verdade. Mas felizmente o Grub do openSUSE Tumbleweed consegue lidar bem com o Arch ─ coisa que o Leap não conseguia, e o Mageia ainda não consegue fazer 100%. ─ E o Grub das demais distros, menos ainda.

Imagino que o segredo do Tumbleweed esteja num desses arquivos:

# ls -1 /etc/grub.d/
00_header
00_tuned
10_linux
20_linux_xen
20_memtest86+
30_os-prober
40_custom
41_custom
80_suse_btrfs_snapshot
90_persistent
95_textmode
README

Sim. Aqui sempre deixo para atualizar o openSUSE por último, para ele atualizar o Grub logo após eventuais mudanças de Kernel das outras distros.

Assino embaixo! Usei o GC por pouco tempo, no Kubuntu, muitos anos atrás ─ e às vezes desconfio que tenha sido o GC quem tenha lançado a “sementinha” que tempos depois resultou no enlouquecimento geral dos Grub’s de todas as distros.

Eu tenho Timeshift no Mint, mas uso apenas quando vou tentar alguma experiência maluca ─ por exemplo, ao instalar o KDE e em seguida remover parcialmente o Cinnamon.

Guardar 3 versões do Timeshift, vários Kernels, 3 atualizações de cada pacote (para possibilitar downgrade) são coisas que ultrapassam a capacidade das minhas partições ─ 30 GB para sistemas, 13 GB para partições /home ─ mas por outro lado, ter 12 distros me dá certa segurança de que, em caso de desastre com uma distro, sempre vou ter pelo menos algumas distros funcionais.

Bom, já preparei a matula para sobreviver alguns dias na sessão Live.

Daqui a pouco, entro aqui pelo (Firefox?) e aviso se alguma coisa explodir.

O robô já está reclamando da gente conversar sozinhos… Alô demais colegas, digam alguma coisa aí, pra acalmar o pobre do robô.

1 curtida

Eu guardo meus snapshots na partição /home do Garuda e dá certinho… dá pra configurar onde vc quer guardar os seus, é de boas

Olhei esse tutorial e achei muito bem feito, Parabéns @Rodrigo_Chile!

2 curtidas

Mas, qual o tamanho dessa sua /home…?

As minhas, são de 13 GB.

1 curtida