Esse raciocínio está meio enviesado, para provar uma tese…
-
O “correto” seria usar o Chromium como paradigma, pois ele é que é “o pacote do mundo Linux”. – (Ninguém cobra do Windows ou do MAC OS que se adapte ao que não é do mundo deles, mas temos a tendência de cobrar isso dos “Linux”). – Sempre instalei o Chromium diretamente dos repositórios de cada distro, sem qualquer problema, seja pelo instalador GUI de cada distro, seja pelos comandos CLI de cada distro. – Apenas uma mudança de política do Google veio me encostar na parede: – “Ou Google-Chrome, ou nada de Sincronização”. – Isso é tão alheio ao “Linux”, em si, que só há um pacote deb e um rpm… e os usuários de outras distros, que se lasquem.
-
Nos Debians / Buntus, pelo que me lembro, a instalação do Chromium sempre trouxe automaticamente um 2º pacote, “auxiliar”, que permitia assistir vídeos etc. desde o início. – No Fedora, tive de instalar um repositório adicional (rpmFusion), cujo pacote às vezes conflita com uma atualização do Chromium, pois demora a ser atualizado. – Tenho a impressão de que também tive alguma dificuldade assim em outras distros, mas realmente não lembro agora com nitidez. – Portanto, ainda dou um ponto a favor dos Debians / Buntus. Aliás, essa “facilidade” vem do Debian, e os Buntus já pegam isso pronto.
-
Não considero o Pamac-GUI uma “facilidade” ou “amigabilidade” do Arch (acho quem nem está no repositório oficial). Uso o Arch há vários anos, mas só recentemente resolvi instalar também o Manjaro, exatamente para conhecer o Pamac-GUI, aproveitando o tutorial indicado pelo @Rodrigo_Chile, e só a partir daí incorporei uma pequena parte do Pamac-CLI no Arch. – Logo depois, o Pamac deu problema no Arch, e desde então passei a usar o yay no Arch. Só no Manjaro continuo a usar o Pamac-CLI. – Gostei muito do Pamac-GUI, mas não uso, para não perder a noção exata do que fiz ou deixei de fazer.
Ou seja, vejo vários aspectos que você omitiu no seu raciocínio, e que de uma forma ou de outra, não ajudariam a provar sua tese…
Dito isso, tenho péssima lembrança do gdebi. Tentei usar 1 ou 2 vezes para alguma situação parecida (outro pacote), há mais de 10 anos, e não consegui nenhum resultado. Nunca mais tentei usar. Não instalei mais; e se vem instalado, ignoro.
Quanto às contribuições solicitadas pelo Autor (Lucas):
-
Na introdução, eu faria alguma referência à mudança de política do Google, de barrar a Sincronização etc. nos “concorrentes” (incluindo o Chromium, que passou a ser um filho renegado!). Portanto, não foi “só” a pandemia que tornou o Google Chrome mais necessário do que nunca. Essa mudança, em 15 Março 2021, também teve um peso muito grande. Eu mesmo, só usava Chromium; e quem usava outros “derivados”, também teve de escolher. – Outro “impulso” ao Google-Chrome foi a mudança de política dos Buntus. Preferi abrir mão do Kubuntu (que usei por 10 anos), só para continuar usando chromium.deb em vez de um chromium.snap2. Quando instalei o Mint, em Junho 2020, comecei a usar o Google-Chrome, mas somente no Mint. – Por acaso, há uns 3 anos eu usava o Google-Chrome no PCLinuxOS, que oferece esta opção em seu repositório oficial (e em 2018 era seu navegador-padrão). Mas usava, só para “ver” se tinha alguma diferença relevante.
-
Quanto aos modos de instalação, já faz alguns anos que prefiro sempre comandos CLI:
MX Linux - Baixei o Google-Chrome pelo site e instalei durante a sessão Live do MX Linux, antes de iniciar a instalação do MX no computador.
$ sudo apt install ~/Downloads/google-chrome-stable_current_amd64.deb
O repositório é adicionado durante o processo, e daí por diante o apt / Synaptic atualiza normalmente.
Manjaro - Como disse, optei pelo Pamac-CLI:
$ pamac install google-chrome
Slackware e Void - O Chromium continua sincronizando, por isso ainda não precisei mudar para o Chrome.
Mageia - Simplesmente adicionei o repositório Google-Chrome e instalei por comando:
# urpmi google-chrome-stable
Pode-se habilitar o repositório pelo gerenciador GUI, ou por comandos:
# rpm --import https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub
# urpmi.addmedia --update chrome_x86_64 http://dl.google.com/linux/chrome/rpm/stable/x86_64
Mint - Baixei o pacote e instalei pelo comando:
$ sudo apt install ~/google-chrome-stable_current_amd64.deb
O repositório foi incluído durante o processo, e daí por diante, a o apt / Synaptic / mintUpdate atualiza normalmente.
PCLinuxOS - Bastou marcar o Google-Chrome para instalar, pelo Synaptic, pois encontra-se no repositório oficial:
Commit Log for Mon Oct 11 22:16:12 2021
Installed the following packages:
google-chrome-stable (94.0.4606.71-1pclos2021)
KDE Neon - Mesma coisa: Baixei o pacote do site Google e instalei por comando:
$ sudo apt install ~/Downloads/google-chrome-stable_current_amd64.deb
Fedora - Em Abril 2021, removi o “chromium-freeworld”, habilitei o repositório Google-Chrome e instalei por comandos:
# dnf install fedora-workstation-repositories
# dnf config-manager --set-enabled google-chrome
# dnf install google-chrome-stable
Debian testing - O Chromium continua sincronizando. – Esteve em “Obsoleto” (fora do repositório), mas no Domingo passado atualizou tranquilamente.
Arch - Em 2020, instalei 2 ou 3 pacotes do AUR (aha, kim4, Google-Earth) na munheca, na base do “git clone”, “makepkg” y otras cositas más – o que me deixava sem qualquer mecanismo de atualização automática.
Em 15 Maio 2021, aproveitei o que aprendi no exame das entranhas do Manjaro, e instalei o Pamac-CLI no Arch. – Primeiro, “git-clonei” o Pamac-ALL, mas algo não deu certo. Mas eu não fazia questão, mesmo. Então, “git-clonei” o Pamac-AUR, e o “makepkg” rodou Ok.
Habilitei o AUR no /etc/pamac.conf.
Com isso, finalmente eu já podia atualizar regularmente os pacotes instalados na munheca – e instalei o Google-Chrome:
$ date; pamac install google-chrome; date
Pouco tempo depois, o Pamac-AUR parou de funcionar, ou não atualizava a si mesmo – não lembro exatamente como foi – e continuou problemático, mesmo quando o assunto morreu nos fóruns.
Em Setembro, finalmente “git-clonei” o yay e “makepkgei” o bicho. – A partir daí, passei a usar só o yay – sempre depois de atualizar tudo mais pelo pacman -Syyu:
$ yay -Sua
openSUSE Tumbleweed - Encontrei um bom tutorial e fiz tudo por comandos:
# zypper ar http://dl.google.com/linux/chrome/rpm/stable/x86_64 Google-Chrome
# wget https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub
# rpm --import linux_signing_key.pub
# zypper ref
# zypper install google-chrome-stable