No meu PC eu costumo usar o XFCE para rodar alguns programas alguns programas mais pesados e o Gnome para as outras tarefas, cada um em um sistema. Estou pensando em começar a usar 1 sistema só (Ubuntu 21.10) com os 2 DEs mas n quero que os apps do XFCE apareçam no Gnome e vice versa e também que o XFCE não carregue os processos do Gnome quando eu iniciar ele(pq eu quero ele mais leve). Existe alguma maneira de fazer isso?
Olá!
Não sei se isso é possivel no Ubuntu (é natural que os apps sejam compartilhados). Talvez se você realmente precisar disso e tiver um conhecimento extra, recomendaria o nixOS que eu tenho alguns tópicos aqui (lá já é natural que tenha 2 interfaces pelo “processo de rebuild” que é 100% comandado e moldado pelo próprio usuário sendo assim mais fácil separar da maneira que você quiser.) :
nixOS, básico sobre o projeto.
NixOS, instalação e configurações.
mas n quero que os apps do XFCE apareçam no Gnome e vice versa e também que o XFCE não carregue os processos do Gnome quando eu iniciar ele
Se você quer ter um “efeito placebo” , dá para você editar o menu do xfce para só aparecer os apps xfce, e no gnome para só aparecer os apps para o gnome, mas para não carregar processos inúteis junto com o xfce, é relativamente facil, é só regular nas configurações>sessão e inicialização
os processos que você quer que inicialize ou não junto com o sistema/DE. (Só tomando cuidado para não mexer em algo importante)
Mas também quando tem duas interfaces juntas, normalmente não é consumido a mais do computador (ram e cpu).
Sobre gnome e xfce juntos, talvez o @Rodrigo_Chile saiba coisas a mais do que eu.
Olha, te dizer… eu cansei de ler que misturar DEs nunca é uma boa ideia. Já fiz isso (sem querer e querendo) e deu vários bugs.
Algumas sugestões:
- Criar contas de usuário separadas - pode ser que ajude a isolar os sistemas
- Há distros que facilitam instalar outra DE, como Reborn e ArcoLinux - examine-as para ver como lidam com mais de uma DE instalada.
E a que eu acho a mais sensata:
- Quer usar Gnome? Quando precisar de menos uso de RAM, logue no “Gnome clássico”, é um remake do Gnome 2 ajustado aos programas atuais, lembra demais o MATE e é beeeeem mais leve que o Gnome 3.3X ou 40. Ou use diretamente o Xubuntu e adapte-o ao seu fluxo de trabalho
That’s it, folks!
Posso confirmar isso, pois no Slackware KDE também vinham outras DEs / WMs, e os resultados foram esses, em algumas experiências controladas:
18:33 KDE 382 MiB
13:06 Xfce 265 MiB
13:11 LXQt 242 MiB
13:17 Lumina 212 MiB
13:21 KDE 385 MiB
13:41 Lumina 213 MiB
14:08 KDE 387 MiB
...
Openbox 99 ~ 104 MiB
Mas para isso é preciso reiniciar a máquina – não basta sair de uma DE e entrar em outra.
Em outra experiência, Debian com várias DEs, percebi que no Xfce bastava exibir o Psensor, para desencadear um uso abusivo de CPU, com aquecimento. – E bastava minimizar o Psensor, para voltar tudo ao normal, no Xfce. – Em outras DEs, isso não acontecia.
Vai ser um trabalho constante… O melhor da vida, é só instalar os pacotes e eles aparecerem automaticamente no Menu. – Ficar pajeando isso, manualmente, pode cansar.
Assino embaixo.
Dava certo no Slackware, porque eu só usava – e só configurava – o KDE.
No momento em que você precisa configurar 2 DEs, sempre há o risco de interferência mútua.
A melhor sugestão que já vi na minha vida, para manter 2 DEs sem interferência mútua – cada uma numa pasta pessoal… ~/USER1 e ~/USER2
No Slackware ainda é assim. Eu mesmo, tenho várias interfaces instaladas. Nos primórdios isso era bem comum. Começou a complicar quando as interfaces começaram a ficar mais sofisticadas, principalmente Gnome e KDE.
Essa ideia de usar o Nixos é ótima, o que mata é a curva de aprendizado desse cara, bem íngreme.
Infelizmente…
Uma coisa bem legal de se fazer no Ubuntu é instalar algum wm, tipo i3, OpenBox ou algum outro. Fica muito leve e não tem briga com o Gnome. Pode usar tanto um como outro. E ainda corre o risco de você gostar tanto e acabar abandonando o Gnome.
Mas nada que um pouco de persistência não resolva. E vale muito a pena.
Verdade, uma ótima dica. As Wm’s ja são bem mais leves que interfaces graficas ou “DE’s” por padrão, e o workflow e nivel de personalização é incrivel! (Só que também tende a saber lidar um pouco mais com diretorios, sendo assim tendo que estar disposto a aprender algo à mais) .
Realmente, é perfeito o nixOS para esse tipo de coisa desse tópico! Dá pra fazer varias interfaces trabalharem juntas sem trabalho (Claro, quando ja sabe qual caminho tomar) .
Complementando a resposta dos colegas, o melhor sistema para se fazer isso sem compromissos é o Fedora Silverblue. Sendo o Fedora Silverblue atômico e imutável, você possui a imagem do sistema apenas com GNOME, então você pode pinar essa versão para caso queira voltar para o padrão e então instalar o XFCE com o rpm-ostree, o que vai criar uma nova imagem do sistema. Mediante a qualquer problema, é só excluir a imagem do sistema com o XFCE e voltar para a que você pinou.
Apenas como curiosidade, dê uma olhada neste cara aqui:
É possível instalar ele do zero ou em cima do Ubuntu. Você fica com as duas interfaces: gnome e i3.