0_o eita
Entao: tentarei usar o Zen, que eu consigo fazer funcionar. Se nao der certo, Pop!_OS 20.10.
Como eu disse, pra o @elppans, falo pra você também, demora bastante!
Deu kernel panic. Acho que o problema não é da distro, e sim que o kernel não casou bem com teu hardware. Teria que ver como instala usando o 5.4
O Calam Arch já está com o 5.9 - o Zen ainda com o 5.8 (que está marcado como End of Life). Pode ter sido isso. No meu caso, o Manjaro roda bem aqui com o 5.9, mas nem todo hardware pode ser compatível num primeiro momento (até que saia uma atualização do kernel que corrija, eventualmente, esses problemas que teu equipamento venha a apresentar) - é o que me parece
Entendo. Mas ate que estou indo bem aqui.
Eitaaaaa
Tem esses instaladores que a galera ja falou: “Anarchy”, “Zen”…
Eu acho muito massa a ideia de existirem esses instaladores, é basicamente o que falta no Arch, espero sinceramente q o Arch largue essa ideia arcaica de instalar por linha de comando e dê a opção de uma instalação grafica, com certeza a distro ia ser beeem maior do que é hoje.
Instalei o Endeavour OS e, continuando a comparação com o Calam, apesar de o EndeavourOS ter menos escolha de pacotes do que o Calam, o Boot inicial do KDE nele é uma média de 100 MB maior.
Enquanto o Arch do Calam tem o boot inicial na média dos 500 MB, o EndeavourOS tem na média uns 600 MB
-
Screen do 1º Boot inicial do EndeavourOS
-
Screen do 1º Boot inicial do Arch do Calam
A tela de Login após o boot é bem mais atrativo no EndeavourOS:
*EndevourOS Login
*Calam Arch Login
Quanto ao Helper, eu prefiro o pamac do que o yay. O Calam instala o pamac por padrão mas o Endeavour instala o yay. Sobre isto, deveria ter alguma forma de escolher o que usar durante a instalação.
Em quesito customização, ainda prefiro o Architect do Majaro, pois dá pra fazer MUITA coisa lá. mas entre o Calam e o Endeavour, em questão de estetica, prefiro o Endeavour, mas em questão de funcionalidades, prefiro o Calam Arch. Pois é melhor para fazer as configurações principalmente as partições. Até o Depurador no Calam, é mais organizado:
Amanhã irei testar o Zen pra ver como fica, também com KDE, já que testei estes 2 com esta interface.
Dentre os 2, na minha opinião, o Calam Arch é melhor pra usar, se eu fosse instalar no computador, escolheria ele
Essas diferenças se dão porque um é apenas um instalador gráfico ou seja você apenas estará instalando um Arch de forma mais fácil, escolhendo os pacotes e a DE, já EndevourOS apesar de baseada no Arch é uma outra distro completa, então é natural que existam diferenças perceptíveis como o consumo de RAM. Guardadas as devidas proporções é como a relação Debian e Ubuntu ou Ubuntu e Mint.
O Endeavour é uma distro que eu tô com muita vontade de instalar, mas antes vou dar uma olhada lá no virtualbox
Mais acho que a liberdade vai ser a mesma, cada user escolher a forma de montar o seu próprio sistema, pq arch não tem um roteiro certo sabe…
Verdade
O trio “multi-sabores” de derivados do Arch atualmente é formado por EndeavourOS, ArcoLinux e Garuda.
Eu acho a proposta dele muito interessante, mas - como disse acima - ele me deixou confuso com o excesso de escolhas de aplicativos sem explicar muito bem para o quê cada coisa serve. Mas isso de instalar DE’s de forma automatizada parece legal - só não sei se causaria problemas, sei que há como contornar mas desconheço se o ArcoLinux resolveu isso. E o site deles é um tanto confuso, esse negócio aí das “fases”
ele tem tipo arcolinux, arcolinuxb, arcolinuxd, eu escolhi arcolinuxd por ser uma minimalista, mas confunde mesmo.
Ele possui um gestor próprio onde depois de instalado, você também pode instalar a um clique novas DEs, algumas podem dar conflito e ele avisa nesse gestor quando se tenta.