Instalador gráfico para Arch Linux

Um Dev BR do Arch já me disse que ia ter um instalador na iso, MAS não sei como seria, era pra ser na iso de outubro, mas não saiu, não sei se vai ser em terminal, GUI ou uma TUI…

Muito bom, aí quem é fã de Arch ou quer testar pode escolher entre usar o instalador ou fazer da forma tradicional, vai de cada um que for instalar.
Quanto mais opções melhor

Boa! Aí os iniciantes poderiam até instalar pelo instalador!

Exato. Tem muitos usuários iniciantes que tem curiosidade sobre o Arch mas acabam não instalando porque fica com receio de não conseguir fazer a instalação. Daí com um instalador pra facilitar pode chamar estes usuários pra testar. Mais tarde se quiser aprender mais pode até arriscar a forma tradicional.

Baixando esse pra testar aqui, já usei o Zen, mas achei ele meio lerdo demais.

Verdade

Já tentei instalar no braço várias vezes, mas não rolou nenhuma delas.

Entrei no mundo arch pelo Zen installer, depois fui pro manjaro, e depois Endeavour OS, e por fim estou no Artix Linux.

Pode instalar sem medo: não dá ruim não ter mirrors BR, pelo menos não deu pra mim. Instala fácil, rápido, e funciona muito bem.

Eu testei o Calam ontem e achei bem interessante, usei pra testar o KDE e o boot inicial ocupou de RAM por volta de 400 e 500, não lembro exatamente.

Fui testar o EndevourOS mas bem no final deu erro de instalação do grub. Mas acho que foi minha culpa, pois configurei manual como GPT e acho que não configurei direito. Quem já fez instalação manual como GPT, pode me mostrar como configurar corretamente as partições?
Como fiquei com sono, nem testei mais, mas hoje vou testar de novo.

Pelo que eu notei na instalação, comparando o Calam e o EndevourOS:

1. Na escolha de pacotes, Parece que o EndevourOS é mais resumido. Por exemplo, o KDE, o EndevourOS instala bem menos pacotes do que o Calam, então acredito que fique mais leve. Vou ter que tentar testar novamente hoje.

2. Configuração das partições, o Calam é muito melhor para configurar e funciona melhor.

3. O resto não notei diferença, a não ser no tempo de término da instalação, o EndevourOS demorou menos, apesar de ter dado pau na instalação do GRUB.

Depois vou testar o Zen, pelo que vi no vídeo do @Dio parece ser bem interessante.

Alguém conhece algum instalador estilo o Architect, só que pro Arch? Se tiver também já aproveito o embalo e já testo

Tava tudo indo bem no Artix, até as aplicações em Qt n abrirem mais. Indo pro arch raw pra ver se tem algum diferença. Vou dar mais uma chance pro Calamarch.

(Alias, voltei parw o Gnome. O 3.38.1 ta rodando muito bem!)

Pois se for testar o zen, você precisa ter tempo, porque demora demais!

Tem o anarchy, pra mim ele é bem parecido

Nada como um fim de semana pra testar… Hehehe :rofl:

Vou procurar e testar também, valeu

Pois é kkkk, sempre quando vou fazer coisas longas assim, gosto de programar um dia só para fazer isso.

Tem que ser assim mesmo, senão a gente se lasca todo :rofl:

kkkkk é bom organizar, eu já tentei foi instalar o arch enquanto fazia o dever, deu certo mas me estressei demais

Fiquei duas horas esperando esse instalador de meia tigela pra me aparecer isso no final:

Não vou recomendar mais esse instalador. Até o zen installer eh mais rapido.

Qual é esse?

Calamarch (10 caracteres)

Quando eu testei foi normal pra mim e foi rápido também.

Já testou outros pra ver qual se encaixa melhor pra você?