Um dia, estava eu olhando a internet e vejo sobre um tal de “Anarchy Linux” eu pensei primeiramente que era uma distro qualquer, e depois vi que ela tinha uma relação ao Arch. Fiquei interessado e fui pesquisar mais sobre isso e vi que ele era um instalador do Arch, uma maneira fácil e automatizada de instalação, o que pode ser bem útil pra quem não quer “instalar no braço”, mas e vocês conhecem outros assim? E qual sua opinião sobre eles?
Eu conheço o Calam-Arch, instalador gráfico Calamares pra Arch - fica “normal” de instalar. Todo mês tem uma nova ISO
Pois eu vou testar, calamares é meu instalador favorito
Além do Anarchy e Calam tem o Zen.Eles são opções para quem quer instalar um “Arch” puro de uma forma mais prática, porém, se queres um Arch user-friendly mesmo o melhor seria instalar logo uma distro derivada do Arch com esse propósito como Manjaro, ArcoLinux, EndeavourOs, Garuda e tantas outras.
Outro dia rolou um tópico aqui no fórum sobre isso. Existem e existiram vários instaladores gráficos para o Arch Linux, Evoluiton, Anarchy, Zen Installer, tinha um que não me lembro do nome, que parecia bastate o Architect do Manjaro, mas já não existe mais. O próprio, extinto, Antergos, se na instalação você selecionasse apenas a opção “base”, após a instalação você caiu no como texto e tinha apenas que instalar o gerenciador de login e o ambiente gráfico que quisesse.
Aqui o tópico:
Para mim, quem quer instalar o Arch e não quer usar o método “tradicional” de boot pela imagem e ir instalando “na mão”, tem uma forma na própria wiki do Arch. Que é, basicamente, instalar o Arch através de outro linux que você tem o pc.
Não tenho nada contra usar esses instaladores. Porém, ainda acho mais interessante instalar o Arch pelo método “normal”. Se for para usar um instalador desses, acho que faz mais sentido e é mais rápido a pessoa recorrer a uma distro arch-based como o Manjaro, ArchBang, Endeavour, Arco etc.
Nem lembrei que esse tópico era meu! (ou melhor, lembrei vagamente que já tinha falado no assunto… hehehehe)
hahahahhahah uai, tá com a memória ruim. O tópico só tem 16 dias! É porque a pesquisa para posts mais antigos é meio estranha aqui no fórum, ai a gente acaba esquecendo de alguns tópicos, mesmo eles sendo recentes.
Foi bom que ele me lembrou o nome do instalador que parecia com o Manjaro Architect, é o Arch Anywhere.
Muito trabalho acumulado, a mente cansa…
O zen já testei, mas demorou uma eternidade pra terminar, quase umas 2 horas
A instalação de Arch é demorada mesmo… com o Calam demora um pouco menos em máquina virtual (bem capada, 2 núcleos e 2 GB de RAM), mas ainda assim demora pq ele baixa bastante coisa dos servidores
Acho que todos esses instaladores vão demorar um tempo considerável porque vão baixar quase tudo da internet, só vai ser rápido se você fizer uma opção de instalação muito básica.
Mas tem 2 que tô com vontade de testar: o archlabs e o artix
Tem outro bem demorado, o arcolinux, e uma distro super bonita, o único problema é esse
Eu testei e achei bem legal, mas o instalador tem 200 mil opções e não explica bem o que é cada coisa, eu me perdi… acho mais jogo uma instalação mais simples e depois ir podando pelo PAMAC
É como eu te disse, as distros baseadas em Arch ou os instaladores gráficos baixam quase tudo da internet além de já instalarem normalmente os pacotes mais novos (que são constantes), então demora mesmo, não tem muita solução quanto a isso.
Mas tipo assim, tem instalador que te pergunta o que você quer instalar, já tem outros que instala um monte de coisa que na minha opinião, e desnecessário.
Pois é, depois que instalei arch, nunca gostei de distros grandes, tipo 2gb, mas sim aquelas com a iso de uns 600-800 mb
É igual se você não gostar de atualizações, todos os dias tem montanhas de updates.
Eu curti o Calam nesse sentido - ele pergunta se vc quer os drivers de GPU, acessibilidade, qual DE ou WM, CUPS e os navegadores (FF, Chromium ou Opera). E cada item tem subopções. Vem bem limpo, me parece
E as vezes, updates podem quebrar o sistema