fala galera, gostaria de uma opinião sobre uma distro para inciantes… estou no manjaro mas nao curti muito, estou pensando em ir para o linux mint, o que voces me indicam?
Uai, então vai para o Mint uai.
Mint com Cinnamon; melhor escolha! Não dá B.O, não é ruim e tem as facilidades da base Ubuntu.
Se quiser algo mais cara de Windows, Zorin OS; particularmente não curto, acho somente ok, mas é bem falada e aparentemente robusta, tal quanto o Mint.
E não podemos esquecer do próprio Ubuntu. É distro que mais tem usuários, é a distro que muitas pessoas conhecem, tem excelente suporte… Gnome é simples de usar, é tipo um “tablet” kk.
Não recomendaria outra base, por enquanto.
Ajudou demais, muito obrigado !!!
Ia indicar o Fedora, já que é pra conhecer Linux, seria bom iniciar pelo Gnome
Da uma baixada no Fedora, usa o Live-CD um pouco, eu gostei bem mais que o Manjaro, e olha que minha distro principal é o Arch Linux, mas o Manjaro me agradou de mais, principalmente porque ele não me deu dor de cabeça com Wayland e NVidia e todas as outras que testei me deu dor de cabeça nesse quesito (O Arch Linux até hoje pra fazer funcionar o Wayland direito é um saco)
Sou iniciante no Linux e instalei o Zorin OS por ser mais “parecido” com o WIndows.
Se você também já usou Windows seria uma boa.
Antes de mudar de vez fiz vários testes usando VM essa também é uma opção se for seu caso.
Se você não tiver como testar em VM e quiser saber um pouco como é e como funciona antes de instalar no canal do Youtube tem vários videos mostrando como são as distros.
Voto com quem sugeriu o Zorin. É um sistema muito agradável e bonito.
Eu iria de Linux MINT
usar ubuntu puro sempre me dá dor de cabeça, nunca entendi, mas foi em diversos computadores, meus e de amigos.
Parece q eu tenho uma aura que quebra qualquer instalação ubuntu a 20m de mim.
Não consigo recomendar por isso, com outras distros nunca tive esse tipo de problema, seja pop, fedora, endevour(arch). Unica outra distro que quebrou igual ubuntu foi manjaro kkkkkkkk mas essa acho q quebra pra todo mundo
Eu iria de mint c/ cinnamon.
Se você pretende ir pra base Ubuntu/Mint eu esperaria um pouco, já já ocorrerá o lançamento da versão estável 24.04, segundo eles será lançada em 26 de abril.
Quando o Ubuntu vier com essa versão, as outras distros que se baseiam nele como o Mint também irão lançar suas novas versões repletas de novidade.
Eu não instalariam o Mint agora, no máximo para testar. Eu esperaria a nossa versão.
Eu penso seriamente em abandonar o Ubuntu justamente porque hoje em dia, ele me lembra o Windows no sentido que, ao instalar passo mais tempo tendo que remover os lixos do sistema (que nem fazia com o Windows), isto é remover aplicativos inúteis, duplicados, remover os snaps, o suporte snapd, consertar o swap, reinstalar a gnome software, colocar script pra bloquear o snapd de se auto instalar numa atualização, desativar serviços inúteis do boot, ter que instalar fontes da Microsoft uma por uma, já que a opção existente no linux só tem algumas fontes básicas.
Sobre remover os aplicativos, usar a instalação mínima do Ubuntu não resolveria?
Nessa opção, apenas são instalados o navegador e os utilitários básicos.
Apesar de indicar o MINT, uso Ubuntu 22.04 fiz a instalação mínima e desativei suporte a snaps. Até agora funciona normal, ele costumava dar pau no meu antigo note que tinha placa híbrida intel/nvidia, mas o MINT já não dava problema.
Boa sorte!
Caramba, valeu galera!! fui de pop kkk
Voces me ajudaram muito, tmj
Eu começei com o Mint Cinnamon em dual boot com o Windows. No grub deixei o Mint como primeiro da lista, e ai dava sempre preferencia para usar o linux ao invés do windows.
Com o passar o tempo fui usando o Windows cada vez menos, apenas para os programas que não rodavem no Wine, como o ERP da minha farmácia.
Comprei um notebook novo pra mim essa semana, veio com o Windows, ja instalei o Pop!_OS, sem dualboot. Só um VM com o Windows 11 pra usar o ERP da farmácia.
Distros baseadas em Ubuntu/Debian é bem de boa pois tem muito material na internet.
Quando mudei eu fui pro Zorin com ambiente XFCE. Depois fiquei um tempo com o POP OS!, fiquei esse último ano com o Linux Mint e essa semana baixei o Fedora 39 com o ambiente KDE.
Eu não sei as versões mais recentes mas já usei Ubuntu desde o Gnome 2 até o tempo do Unity, e acompanhei um pouco da volta (dos que não foram) pro Gnomão da massa.
Ubuntu, pelo menos as LTS, são considerados bem ok em estabilidade; até mesmo na universidade tinham computadores com Ubuntu, rodando uma versão bem antiga, e ok.
Eu sair do Ubuntu e derivados à época para o Manjaro, porque ao contrário de um usuário iniciante já queria instalar coisas novas, ter versões mais recentes de aplicativos e instalar pormenores como temas e pacotes de ícones; e para deixar de usar as maldit*s PPA’s fui ao AUR do Arch, com a facilidade de usar o Manjaro.
Deve ser algo particular seu, porque se o “Ubuntu” quebrasse assim não teria a quantidade de usuários, especialmente iniciantes.