Grub não aparece. Samsung book 550XDA

Eu tenho notebook Samsung 550xda, ele é equipado com i3 1115g4, possui 4GB de ram e um nvme de 250GB.
A Samsung recomenda usar windows 11 e somente este sistema operacional.
Eu estava usando em dualboot Arch e Windows 11, até que decidi usar Linux de vez, fiz o processo de instalação básicão da arch Wiki e quando rebootei apartei na tecla F10 para escolher o boot e não aparecia o grub, eu conseguia bootar partir da mídia de instalação e ir pra BIOS.

Tentei usar o
archinstall mas dá esse erro

Tem outra coisa que quero deixar como nota, quando eu o usava em dual boot, o windows tinha uma ferramenta chamada Samsung settings, está ferramenta tinha uma opção para limitar a o carregamento da bateria em 85%, se vc reiniciasse a máquina e entrasse no Linux esse carregamento estaria limitado a 85%.
Eu achei interessante isso pq eu o ativei no windows e estava limitando no Linux. Poderia ter coisas importantes do boot que vinheram com o windows de fábrica?

Em resumo, me lasquei. Não tenho outro pendrive bootavel e nem uma maquina para criar um. Vou ter que resolver isso ou pagar pra criarem um pendrive bootavel pra mim.
Ajudas?

O archinstall da ISO do Arch Linux tá bugada, então antes de rodar o archinstall é preciso instalar ele com comando abaixo:

pacman -Sy archinstall

Depois você roda o archinstall

O Arch Linux não suporta Secure Boot, então desabilite, senão não aparece o Grub.

Se depois de instalar com Grub não conseguir boot, experimente fazer um nova instalação escolhendo o systemd-boot como bootloader, mas só escolha o systemd-boot se não tiver fazendo dual boot com o windows, pois é um pouco complicado fazer ele exergar o windows.

2 curtidas

Obrigado. muita coincidência o archinstall está bugado e o grub não funcionar no meu laptop no mesmo dia que eu desisti do dualboot, eu sou iniciante e medroso então já tava considerando levar o notebook pra uma autorizada da Samsung, esse notebook tem umas complicações desnecessárias com Linux…
Contudo, tentei com systemd-boot e funcionou, não resolveu o problema com grub, mas pra mim já é o suficiente, primeira vez utilizando e é bom aprender coisas novas.
Irei marcar como solucionado e acredito que há uma solução com o grub, mas eu não encontrei e não estou com tempo pra isso. :pensive:

A maioria dos notebooks Samsung aceita Linux muito bem, inclusive em dual boot ou boot com três ou mais sistemas. Claro, há exceções:

Teclado e Trackpad do Samsung Galaxy Book S não funcionam no Pop! OS e Zorin

Instalação do Linux no Notebook Samsung Galaxy Book Go

Eu, aliás, formatei os discos dos computadores Samsung de minha família e reinstalei o Windows “do zero”. Já que paguei pela licença para usar o sistema da Microsoft, eu o deixo disponível, ainda que utilize bem mais o Linux Mint.

A Samsung até facilita a vida do usuário leigo ao oferecer uma versão do Windows com programas específicos de assistência técnica e partições específicas que permitem aos técnicos da empresa acessar facilmente o computador à distância. Mas, para utilizadores um pouco mais experientes, isso não tem muita utilidade e consome nacos consideráveis do HD ou SSD.

1 curtida

Bloco de Citação
Tem outra coisa que quero deixar como nota, quando eu o usava em dual boot, o windows tinha uma ferramenta chamada Samsung settings, está ferramenta tinha uma opção para limitar a o carregamento da bateria em 85%, se vc reiniciasse a máquina e entrasse no Linux esse carregamento estaria limitado a 85%.
Eu achei interessante isso pq eu o ativei no windows e estava limitando no Linux. Poderia ter coisas importantes do boot que vinheram com o windows de fábrica?

Isso é algo que eu reparo no meu E30 Também. Se eu ativo a limitação de carga ela continua independente do sistema que eu vá usar, seja linux seja MacOS(hackintosh)

Se não me engano se você abrir o notebook e desconectar a bateria essa opção meio que é reiniciada e o pc carrega normalmente

2 curtidas

Então não vai de ARCH amigão
Tenta uma distro tipo llinux mint ( que por sinal funciona perfeitamente bem nesses pcs da samsung )

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.