Teclado e Trackpad do Samsung Galaxy Book S não funcionam no Pop! OS e Zorin

Olá, Pessoal!

Sou novo por aqui e venho estudando a possibilidade de migrar do Windows para o Linux. Assistindo os vídeos do Diolinux, considero que as duas distros mais indicadas para o meu perfil de uso são o Pop! OS e o Zorin OS. Mas ao tentar instalá-las no meu Samsung Galaxy Book S o sistema não reconhece o teclado e o trackpad. Cheguei a terminar a instalação (usando teclado e mouse externos) para, mais tarde, tentar encontrar os drivers do teclado, mas sem sucesso. Será um problema de inexistência de drivers? Alguém, que seja proprietário de Galaxy Book S, já enfrentou este problema e tem alguma alternativa?

Abraço a todos!

Willians

2 curtidas

É um equipamento bem novo, não? Qual é o processador dele e a geração, se for Intel?

1 curtida

Olá, Rodrigo!

Relativamente novo. É uma máquina lançada em 2019/2020. Ele tem um processador Intel Core i5 - L16G7, arquitetura Lakefield, semelhante ao Ice Lake. Tudo funciona normalmente, wi-fi, bluetooth etc. Mas o teclado e trackpad, não consigo fazer funcionar de jeito algum.

Abraço!

Não é tão recente - experimenta uma distro com kernel mais recente, pode ser que funcione. O novo Ubuntu acabou de sair, é uma boa para testar, mesmo com as chatices (snap, snap store etc.)

Boa!
Vou tentar! Obrigado!

Olá @williansfischer, tudo bem contigo?

Você pode usar as dicas deste post para identificar os detalhes do seu hardware, assim ficará mais fácil saber quais drivers/módulos precisam ser instalados.

Aparentemente esse modelo é problemático, encontrei vários posts sobre problemas com o trackpad e teclado.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Oi, Eddie!

Valeu pela dica. Agora há pouco, tentei com a versão mais atual do Ubuntu. Alías, estou usando esta distro agora, mas com um teclado externo…rs. Mas o problema persistiu. Vou estudar o post que você indicou.

Valeu!

1 curtida

O que aparenta ser, é que o dispositivo Intel I2C PCIe não é reconhecido pelo kernel, em versões anteriores, e tanto o trackpad quanto o teclado são dispositivos I2C HID conectados ao dispositivo Intel I2C PCIe… Há um commit para o kernel 5.17, que adiciona novos IDs do chip Intel Lakefield à lista de dispositivos compatíveis.

Portanto, indicaria testar com distro que te entregam kernel em seus últimos lançamentos, como o Arch Linux, ou distros que o usam como base…

3 curtidas

Parece que o kernel 5.14 para cima atende estes requesitos.

1 curtida

Recomendo testar distros usando um Live pendrive, assim você pode testar várias em um curto período de tempo sem colocar seus dados em risco.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Oi, Eddie!

Só atualizando, tentei o Arch Linux GUI, versão Gnome. Mas desta vez, nem na interface gráfica consegui chegar. Acredito que seja, realmente, um problema de compatibilidade, considerando que essas máquinas Lakefield não são tão comuns e, portanto, não há muito suporte.

Como não sou um usuário muito familiarizado, melhor parar de tentar fazer teste e ter problemas maiores. :rofl:

Por enquanto, vou mantendo assim e usando o POP! OS no Raspberry Pi 4 para fazer testes no dia a dia e ver se consigo realizar todas as tarefas que preciso e, mais tarde, tentar uma migração efetiva.

Abraço!

2 curtidas

O Pop!_OS 20.04 e o Zorin OS 16.x podem facilmente ser postos para funcionar sob o kernel 5.16.x.

1 curtida

Olá,

Instalei o Fedora 36 Beta e agora teclado, mouse e tela touchscreen estão funcionando perfeitamente. Acredito que em razão do Kernel. 5.17. Mas perdi o som e o bluetooth…kkkkk. Alguém tem alguma sugestão de como encontrar e instalar os drivers para o Fedora?

Abraço,

Willians

Deve servir para o Fedora 36. Atenção para o fato de que o som não está mais sob controle do PulseAudio, mas do PipeWire.

2 curtidas

Parece que o Samsung Galaxy Book S é realmente enjoado. Depois de muitos testes e decidir instalar o Federa 36 de vez, na instalação ele não reconhece o SSD SAMSUNG KLUEG8UHDB-C2D1 de jeito nenhum. Só consegue encontrar o pendrive bootavel.