Olá pessoal!
Estou tentando instalar distribuições ARM Linux no notebook Samsung Galaxy Book Go, mas infelizmente nenhuma das tentativas foi bem-sucedida.
O notebook Samsung Galaxy Book Go possui um processador Qualcomm Snapdragon 7c Gen 2 (CPU Kryo™ 468 Octa-core de até 2,55 GHz);
Memória RAM 4 GB Memória LPDDR4x (em BD 4 GB);
placa gráfica Qualcomm® Adreno;
Armazenamento interno 128 GB eUFS;
Sistema operacional Windows 11 ARM.
As tentativas de instalar distribuições Linux foram com as seguintes imagens:
Debian arm64, Arch arm64, Ubuntu Server arm64, Manjaro arm64. Gentoo arm64.
Infelizmente, não consegui iniciar a tela de inicialização da instalação do Linux, o que acontece é que simplesmente o Windows 11 ARM inicia, mesmo com o Security Boot desabilitado no BIOS.
Sim, apenas disseram que não são autorizados a revelarem tal informação por se tratar de informação técnica e que preciso levar o notebook numa autorizada para poder obter a informação, o que será minha última opção…
O suporte da Samsung é uma embromação só. Fica direto nos empurrando para autorizadas, até para os procedimentos mais simples.
O Windows que vem de fábrica nos notebooks Samsung vem carregado de programas inúteis. Alguns até prejudicam o desempenho do sistema operacional nos modelos de notebook mais modestos.
Até o ChromeOS Flex tentei agora, nem a mídia de instalação consigo criar através da extensão, apresenta a seguinte mensagem de erro: “Não foi possível gravar no pen drive ou cartão SD selecionado. As permissões de gravação do dispositivo podem estar desativadas ou o administrador do seu domínio pode ter desativado a gravação em unidades de armazenamento USB”.
Detalhe: cheguei a pensar que fosse o pendrive mas, utilizei outros e foi apresentado a mesma mensagem de erro porém, consegui criar o penboot em outras máquinas, tanto num MacBook Pro quanto num velho computador que tenho aqui com o Linux Lite instalado.
Será que é pelo armazenamento ser eUFS? Eu já tive problema pra instalar qualquer distro linux num note que o armazenamento era eMMC, diferente do seu eu sei mas isso me fez pensar que talvez possa ser por isso que você não consegue colocar distro linux nele.
Já tentou trocar o armazenamento dele por um HD ou SSD e ver se funciona?
Primeiro procure sobre BIOS “travada” depois procure sobre deblock BIOS ou custom passcode para permitir bootloader de outros sistemas.
É preciso pensar que esse notebook ele é mais um smartphone do que o que se conhece por notebook tradicionalmente. Ele faz parte da nova geração de deskmobile que inclusive fiz vídeos comentando sobre o assunto.
Pontos importantes a pesquisar também quanto a suporte uma vez que mesmo que consiga instalar sistema linux nele provavelmente muitas coisas não funcionarão como devem, tipo driver de vídeo e principalmente que perderá o suporte à vpu para assistir vídeos ou encodar por hardware.
Os sistemas linux possivelmente irão trabalhar nele de forma bem genérica utilizando drivers padrão não otimizados, salvo você encontrar uma distro com builds e patchs para esse conjunto de hardware.
Talvez, também, você consiga mais sucesso nessa altura do campeonato usando ele com Android do que linux desktop e daí pesquisa no xda que capaz de alguém ter feito essa migração.
Acredito que não, pois nem consegui chegar na tela de instalação pois a mídia de instalação não é reconhecida pelo BIOS.
Mais cedo, fui numa autorizada Samsung, conversei direto com o técnico responsável, me informaram um absurdo: de que este modelo, é bloqueado, ou seja, o BIOS é bloqueado para não ser possível instalar outros sistemas a não ser as versões ARM do Windows 10 e Windows 11.
Pode-se dizer que fui forçado a trocar de dispositivo. Peguei outro notebook Samsung, que não é arquitetura ARM. Agora consegui instalar de primeira, sem problemas, distribuições Linux.
Nesse caso, creio que não. Como o @aarProTech falou:
O Windows que roda nele foi feito para o tipo de arquitetura ARM desse notebook, nunca vi muitos testes mas parece rodar bem com o Windows, dando uma pesquisada rápida apenas retorna resultados negativos de não conseguir nenhuma distro Linux.
Acho que só se configuraria como venda casada se o notebook viesse com um hardware mais padrão que suporta Linux e a empresa se recusasse a fazer a troca, mas como nesse caso o SO já vem otimizado para o conjunto desse hardware, não se encaixa muito nessa ideia. Seria tipo eu comprar um Iphone e reclamar com a Apple para instalar um Android
Que coisa detestável é um computador que só depende de um sistema operacional em específico! Ainda mais quando a única opção é proprietária. Lá na frente do tempo, quando a Microsoft decretar o fim do suporte ao Win10 e ao Win11, se o sistema subsequente for incompatível ou muito pesado para esse Samsung ARM, os donos da máquina vão fazer o quê? Se reclamarem com a Microsoft, a resposta será, quase certamente, a recomendação de comprar um hardware novo…
Caso consiga algo com a Samsung será legal compartilhar para futuros usuários queiram seguir mesmo caminho.
No entanto, ela tem todas as armas a favor dela uma vez que nesse caso o Windows é parte do produto e não opcional do produto como comentado pelo @Physis_19.
Dito isto, no momento sugiro que invista em pesquisar sobre otimização do Windows para extrair o melhor do hardware. Debloat, configurações finas de performance e de modo economico, etc.
Ainda, caso queira acompanhar há algumas pessoas tentando tal fato nesse Samsung Go, porém sem qualquer sucesso no momento e isso leverá um pouco de tempo. A verdade é que ainda não se tem na árvore do kernel o suporte para o SoC e poucas coisas que foram adicionadas ainda não estão publicadas nas main distros. Será preciso tempo e ainda pessoas que são desenvolvedoras com real interesse em fazer tal coisa ou que ganhem $ para isso assim como ocorre hoje com o projeto Asahi Linux que faz toda a engenharia reversa no Apple M1 e M2, mas possui financiamento, entende?
Na vdd não há nada de errado na prática da Samsung, é um produto comercial proprietário desde sua concepção afinal a Qualcomm tbm é proprietária e vende o chip pra Samsung e não só isso como licença de uso para drivers proprietários que por sua vez são feitas para Windows que por sua vez esta na licença do hardware que a Samsung fez em acordo e da qual você pagou por isso no final… um rolê todo ai.
Particularmente também prefiro base Linux e a possibilidade de hardware/fabricante que tenha política melhor para open source, mas… há modelos e há modelos, rs. Smartphone é a mesma coisa, pagamos por produto comercial, proprietário, Android é proprietário. Porém como esta há anos no mercado já tem zilhões de ports e ainda o próprio Google mantém a versão base open source do Android. Enfim um diálogo amplo sobre licenças, plataforma comercial, marketing, etc.
Voltando ao seu caso, pensando sobre Linux, não sei sua necessidade de uso, mas veja a viabilidade de WSL2, Hypervisor/VM, e afins pra rodar no notebook via Windows. Porém acredito que terá boa degradação de performance.
E sobre o link para você seguir, rs, quase esqueci…
Vou ver se consigo pelomenos ajudar, o problema de não instalar o armazenamento é uma coisa que broqueia escrita (nivel reparticionamento) em armazenamentos principalmente eMMC, já tive problemas muito chato com uns positivo da vida, se você procurar na bios talvez ache algo que esteja broqueando, outra coisa que talvez seja util é verificar se a bios também funciona no modo “BIOS/Legacy” (não UEFI), caso tiver crie o pendrive bootavel em modo legacy/bios, tente sempre alterar entre GPT/MBR isso as vezes crashava ao dar boot do instalador, em alguns sistemas (win10 por ex).
Aguardando ansiosamente para uma solução para esse ‘problema’; gostaria de instalar e bootar pelo SD, para não perder o Windows;
Fico curioso para saber a duração da bateria que um linux consegue extrair
em todas as vezes que tentei, sempre encontrei problemas no grub ou no instalador…
no grub, trava
quando chega no instalador, estou sem teclado e mouse
cogitei até a usar uma imagem do Raspberry Pi, mas sem sucesso (o que seria perfeito!)
Só para atentar ao fato de que rodando com algum sistema Linux, assunto bateria, ocorrerá mesmo comportamento como aos demais periféricos que sem o suporte adequado tende a funcionar em pior performance. Sistemas Linux em geral são prontificados para Desktop e são poucos os que de fato fazem otimizações para utilização nativa para portáteis como notebooks. Comparativamente, em geral, linux tende a gastar um pouco mais em notebook x86 justamente porque as fabricantes e montadoras colocam seus esforços na maior parcela de mercado Windows e com isso não liberam por excelência os ajustes de firmwares inclusive de baterias que é que ja é um padrão nos suporte ao janelas, entende?
Evidente que o cenário vem esboçando melhoria nesse sentido na medida em que empresas que possuem sua plataforma focada em ambientes com sistema Linux como a System76, SlimBooks, Tuxedo, etc…
Ainda sobre imagens para esse deskmobile Samsung, até onde vi o versão do Debian é que mais aproximou de chegar a bootar devido esforço de alguns entusiastas, mas nada promissor ainda.
Imagem de Raspberry Pi não funcionará ainda mais por ser mais customizada ainda devido as particularidades que o Pi precisa em sua natureza de chipset proprietário e que os drivers open atual carregam especificações dedicada para suas SBCs. Ou seja, ele tentará dar boot iniciando os firmware do Pi e na certa dará erro.
Em maneira geral, se deseja em curto espaço de tempo utilizar um hardware desse com sistema linux e/ou windows então é melhor buscar a nova versão do Lenovo que saiu com o snapdragon mais novo. Já se começaram os commits de patchs de suporte para o processador dele junto ao kernel 5.20… lembrando que o 5.19 acabou de sair e o 5.20 ainda demora um tempo até tornar propagado e utilizável dia a dia.
Ainda, reintero que mais vantajoso nesse momento é fazer um boa otimização do próprio Win no seu Samsung assim como comentei anteriormente aqui para o @Hiel.
De qualquer forma torcendo para que cheguem novidades no suporte porque também seu adepto de migração para computadores em ecossistema processadores risc.
Vou ver se consigo pelomenos ajudar, o problema de não instalar o armazenamento é uma coisa que broqueia escrita (nivel reparticionamento) em armazenamentos principalmente eMMC, já tive problemas muito chato com uns positivo da vida, se você procurar na bios talvez ache algo que esteja broqueando, outra coisa que talvez seja util é verificar se a bios também funciona no modo “BIOS/Legacy” (não UEFI), caso tiver crie o pendrive bootavel em modo legacy/bios, tente sempre alterar entre GPT/MBR isso as vezes crashava ao dar boot do instalador, em alguns sistemas (win10 e algumas distros por ex).
Uma coisa que talvez seja util é dar uma olhada em sistemas criados e que rodam em raspberry.