Estou com Windows e Mint no mesmo SSD. Às vezes o grub aparece, outras não… Nas vezes que NÃO aparece, fica só uma tela acesa, preta, por 10 segundos, como se estivesse rodando o grub, só que sem aparecer na tela… Aí depois já inicia o Mint…
Opa, Rubens! É, eu tô tentando ver lá, mas não deu certo.
Continuou do mesmo jeito. E uma coisa interessante: se eu entrar na BIOS e sair, mesmo sem alterar nada, aí no boot seguinte ele abre as opções de escolha. Aí eu entro no sistema. Mas se mandar reiniciar e não entrar na bios, ele volta a não mostrar as opções novamente
Boa noite, desculpe a demora em retornar sua resposta no outro tópico(que vou responder aqui por questão de organização, já que o dono daquele tópico já solucionou o problema dele.)
Por favor, copie o comando abaixo, cole no terminal e tecle Enter:
Esse resultado vai nos dizer se o problema é em alguma configuração do grub ou não.
Se não for, pelo menos eliminaremos essa possibilidade e poderemos testar outras hipóteses.
Já tô meio desesperado aqui
tento de tudo e nada dá certo… já tô pensando em atualizar a bios de alguma forma… Pior que eu não sou experiente nessas coisas
Minha placa já foi atualizada com o vendedor quando comprei, pq ela é uma b450m e o processador é mais recente. Aí aparecia a seguinte mensagem quando iniciava:
Aí ontem, antes de formatar tudo, eu pesquisei como resolvia isso, estava sempre pressionando no N. Vi um vídeo de um técnico que falava que bastava pressionar Y mesmo que parava de aparecer. Pressionei e realmente parou… Será que isso ferrou tudo?..
Bom, ao menos podemos descartar que o problema é em alguma configuração do Grub.
Eu não sei dizer, vou precisar pesquisar sobre o assunto pra ver se encontro algo.
Peço desculpas por não poder ajudar mais hoje, mas vou ter que me ausentar do fórum agora.
Amanhã, se esse tópico ainda estiver sem solução, vou pesquisar outras causas para esse problema.
Eu recomendo ter calma, até onde sei, atualizar a BIOS é um processo delicado e pode deixar a placa inutilizável se ocorrerem problemas durante o processo.
Entendi. Não, tudo bem, que isso! Eu agradeço demais a ajuda e disposição! Vou deixar a ideia de atualização da BIOS em segundo plano então. Talvez eu reinstale outra distro daqui pra amanhã pra ver… Em todo caso, muito obrigado!
Amigo, será que depois que você editou o documento o comando "sudo update-grub foi mesmo rodado? É muido importante toda vez que edita o documento rodar ele para que tenha efeito. Você poderia rodar o comando de novo e reiniciar, pois tá tudo certo!