Grub não aparece (Mint&Windows10)

Sim sim. Tomei esse cuidado desde a primeira vez que você me alertou. Amanhã prossigo nessa saga pra resolver isso.

1 curtida

@lucas2k02
@rubenscontato

Atualizando o que eu havia falado antes pelo que acabei de notar.
As opções do boot são mostrados somente em 3 situações:
- Quando ligo o pc;
- Quando entro na BIOS antes;
- Quando eu reinicio a partir do Windows.

Se eu reinicio a partir do linux, aí acontece essa loucura de não aparecer as opções e, depois de alguns segundos, entra no linux.

O usuário aqui do fórum que estava com o mesmo problema, basicamente ele resolveu alterando onde tinha o boot legacy para UEFI. Na foto que você enviou a 3ª opção de boot tem: UEFI: KingstonDataTraveler - Será que nas linhas Ubuntu e Windows não tem as opções de: UEFI: Ubuntu e UEFI: Windows?

É importante também que você não desfaça as alterações indicadas pelo lucas2k02, pois elas estão corretas. Talvez o problema esteja com essa ordem de boot legacy para UEFI.

2 curtidas

Boa noite.

Passei algumas horas pesquisando e aqui está que descobri(infelizmente não é muita coisa):

Bom, pelo que pesquisei, quando você pressionou Y, o TPM da sua máquina foi resetado pra se adequar ao novo processador.
E até onde entendi, isso não têm nenhuma relação com o Grub, e não deveria afetar o comportamento do Grub no Linux Mint(alguém com mais experiencia aqui no fórum me corrija se eu estiver errado.)
Fonte.

Eu encontrei um tópico em outro fórum onde foi relatado um problema parecido com o seu:

Uma das soluções(há mais de uma, mas não tenho experiência para te orientar nas demais), diz para editar aquele arquivo do grub que você já editou, só que dessa vez, você teria que apagar uma # no início de uma das linhas, especificamente na linha GRUB_GFXMODE=, que no seu caso está assim:

image.

Além de remover essa # no inicio da linha, também é recomendado que você altere a resolução, no seu caso 640x480 para a resolução da sua tela/monitor.

Por exemplo, no meu caso, tenho um monitor 1920x1080, então essa linha no meu arquivo do grub fica assim:

image
(não sei se as aspas fazem alguma falta, mas acho melhor colocar. No meu arquivo elas já vieram por padrão.)

Acho que vale a pena editar o arquivo e ver se essa solução funciona. (É importante que as outras alterações que sugeri ontem também estejam no arquivo).

Ah, mais uma coisa, quando for editar o arquivo, executa esse comando:
sudo xed /etc/default/grub ; sudo update-grub assim quando você fechar o editor de texto, o grub já vai atualizar sozinho.

Bom, depois de tudo isso, reinicia e ver o que acontece.

1 curtida

Tá bom, vou tentar e volto com o resultado amanhã, @rubenscontato! Hoje, devido o trabalho, já não tenho mais tempo.

1 curtida

Tá bom, @lucas2k02 , vou tentar e volto com o resultado amanhã, devido o trabalho, já não dá mais hoje. Vou ler tudo que mandou e tentar!

1 curtida

@lucas2k02
@rubenscontato

Atualizações sobre o problema:

• Persiste. Já formatei, reinstalei e nada. Não satisfeito, instalei uma outro distro, o BigLinux, que vocês devem conhecer e tem uma base diferente da do Mint. Aí o problema foi atenuado, mas não resolvido: o grub aparece algumas vezes e outras não (meio a meio das vezes) quando reinicio a partir do linux;
  • Daí concluímos que deve haver algum problema ou na BIOS (não sei, sou leigo) ou no meu hardware… Ou problema de compatibilidade do kernel… Sei lá…
  • Pressionando f12, na inicialização, para mostras somente as opções de boot, tenho as seguintes opções:

Estranho mostrar o ubuntu ainda, não é?!! Tentei entrar, deu a seguinte tela:

Aí, seguindo o tutorial desse camarada (https://www.youtube.com/watch?v=ptFSVbRcz_4&t=505s), onde ele vai buscar em qual partição está o kernel, cheguei aqui:

Comparando com o dele, não achei nenhuma partição que tenha os diretórios /home, /boot, etc…

• Enfim… Tô pra abandonar o linux por um tempo, depois de uns 7 anos usando direto. Apesar de ser algo besta, esse é o tipo de problema fica me incomodando só por existir…

É normal essas entradas de sistemas que não estão mais instalados, acontece com UEFI, no linux tem comando para tirar essas entradas não utilizadas.

2 curtidas

Isso aí são as entradas UEFI, elas ficam mesmo quando os sistemas são removidos, mas têm como remover se quiser. Leia esse tutorial aqui no fórum:

Tenha cuidado para NÃO APAGAR as entradas UEFI dos sistemas atualmente instalados no seu pc/notebook.

Mesmo que a entrada UEFI esteja presente, não há como iniciar o sistema(no seu caso Linux Mint/Ubuntu) se ele foi desinstalado.

1 curtida

Já tive esse problema em um notebook, o modo “gráfico” de uma versão do GRUB não funcionava, ficava uma tela preta e tinha que apertar ENTER ou esperar o timeout pro sistema iniciar. A gambiarra que eu fazia pra conseguir ver o GRUB era descomentar a linha #GRUB_TERMINAL=console do arquivo de configuração, é só apagar o jogo da velha no início da linha, salvar o arquivo e rodar o sudo update-grub

1 curtida

Tentei isso também, amigo, e infelizmente, nada.