Dois SSDs Windows + Linux Mint Grub não reconhece Windows

Olá,
Tenho um notebook Dell Inspiron com SSD de 512gb com Windows 10, instalei um novo SSD de 256gb e instalei o Linux Mint, porém quando ligo o notebook carrega direto o Linux Mint, não habilitando o Grub para que eu escolha qual OS usar. Já pesquisei e tudo o que eu acho é tipo os de edição do Grub para adicionar a partição do windows, porém comigo não está dando certo. Posso formatar os dois SSD se necessários, só quero que fique funcionando os dois sistemas e o boot ocorra corretamente.

Abra o terminal, digite o comando cat /etc/default/grub e tecle Enter. (Isso vai mostrar como seu grub está configurado por padrão).

Copie o resultado e poste aqui.

Opa, também estou com mesmo problema! Mas no meu caso, ambos os sitemas estão no mesmo SSD. Às vezes o grub aparece, outras não… Nas vezes que NÃO aparece, fica só uma tela acesa por 10 segundos, como se estivesse rodando o grup, mas não aparece na tela… Aí depois já inicia o Mint…

cat /etc/default/grub:

Na linha 7 do seu arquivo, está escrito GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden, e essa configuração deixa o grub oculto durante a inicialização.

Você precisa editar o arquivo e, nessa linha, trocar hidden por menu, ficando assim:

GRUB_TIMEOUT_STYLE=menu

Pra abrir e editar esse arquivo, faça isso:

1. Execute o comando sudo xed /etc/default/grub

2. Troque hidden por menu na linha 7.

3. Clique em salvar.
    Captura de tela de 2023-01-29 12-34-22

4. Feche o editor de texto.

5. Execute o comando sudo update-grub

Reinicie o seu PC/Notebook e veja se o grub aparece agora.

@Paulo_Lenine se o seu problema for o mesmo do @bale4, esse passo a passo deve fazer o grub aparecer na inicialização.

1 curtida

Fiz o que você disse e quando fechei o editor estava as seguintes mensagens no terminal:
image

Mas vou reiniciar agora pra ver!

Continuou do mesmo jeito. E uma coisa interessante: se eu entrar na BIOS e sair, mesmo sem alterar nada, aí no boot seguinte ele abre as opções de escolha. Aí eu entro no sistema. Mas se mandar reiniciar e não entrar na bios, ele volta a não mostrar as opções novamente… :man_facepalming:t5:

Você rodou o comando: sudo update-grub?

1 curtida

Sim sim, rodei…

@lucas2k02
@rubenscontato

outro detalhe que notei agora: nas vezes em que as opções do grub aparecem, antes aparece a logo da placa (gigabyte) e nas vezes que não aparecem, isso também não é carregado na tela. Fica só a tela ligada, tudo preto, e depois de alguns segundos o linux é carregado…

@lucas2k02 obrigado pelo interesse, porem depois de muito pensar e analisar todo o meu processo, percebi onde estava o erro e refiz o processo dessa vez de forma correta. já estou usando os dois OS e Grub funcionando corretamente. vou relatar o procedimento que fiz e onde estava o erro.
solução que fiz:

1. retirei o SSD com o Linux, deixando apenas o SSD com windows.
  2. dentro da BIOS desabilitei Legacy e habilitei UEFI
  3. Inseri o SSD onde estava o LINUX e no gerenciamento de disco do Windows apaguei e formatei o SSD (linux).
  4. coloquei o pendrive com a distro e reiniciei a maquina, no momento da instalação escolhi particionamento avançado e selecionei que a reinicialização do sistema para iniciar pelo SSD que estava instalando o Linux, conclui a instalação normalmente e voalá…Abemus Grub!

Já tinha utilizado o procedimento de config Grub, default grub e não tinha resolvido.
Novamente agradeço as respostas.
acredito que esse post possa ajudar outros, no meu caso o meu procedimento pouco ortodoxo funcionou.

1 curtida

@Paulo_Lenine , quando você estava com o problema ainda, ele, assim que ligava ia direto pro linux? Ou seja, não demorava alguns segundos com tela preta, como o meu?

Não, entrava bem rápido.

1 curtida