Gostaria de algumas dicas e orientações

Ola a todos estou iniciando no mundo Linux, sou estudande de Ciencias da Computação e sempre utilizei o windows, eu utilizo o pc para jogos e programação web que no caso uso um ambiente virtual de acordo com o tipo ex: um para sitte pvp e outro para asp. Agora na faculdade estou vendo C e la normalmente os professores so utilizam linux e me interecei pelo mesmo, meu PC é um avel m1113 mxti i7-7700HQ 16gb de memoria e uma SSD 500 e uma HD de 1TB para arquivos. Estou na duvida de qual distribuicão usar mint ou ubunto, e tambem se fasso dualboot pois gosto de jogar nas horas vagas, ou coloco somente linux. Sobre os jogos um amigo me falou que ja é possivel rodar todos os jogos do windows no linux isso é verdade? eu jogo alguns jogos da steam, Origin, blizzard.

Tambem gostaria de dicas de ferramentes para desenvolvimento tanto web php,asp com C#, e para programação em C/C++ Payton e C#.

Deis de ja agradeço a atenção de todos.

1 curtida

Sobre a distro: ambas são boas para iniciantes, mas por alguns motivos eu sempre recomendo o Ubuntu (ou um de seus flavors) ao invés do Mint…
Sobre Dualboot: ninguém pode responder isso, você tem que ponderar e decidir o que fazer.
Sobre jogos: não todos, mas muitos rodam sim, pra checar se um jogo roda bem no Linux via próton (i.e Steam) você pode checar aqui e alguns jogos que não estão na Steam e não forem nativos podem ser rodados via Lutris e caso usem DirectX11 você pode usar o DXVK pra adaptar pra Vulkan e poder rodar.
Sobre programção: depende muito, cada programador se sente mais à vontade em um ambiente ou em outro, eu programo em C/C++ e gosto de usar Vim pra editar o código, GCC/Clang pra compilar e GDB pra debuggar, mas vc pode preferir um editor diferente (Atom, VSCode, Emacs, etc) ou uma IDE completa (Code::Blocks, por exemplo), o único jeito de saber é ir testando e ver o que funcionar mais pra vc, só no caso de C# que tu fica meio preso no Mono. Mas libs, APIs, interpretadores e compiladores são facilmente encontrados nos repositórios das distros (muitas vem com python pré instalado e praticamente todas já vem com libs de C) então nisso tu não vai ter problema nenhum.

1 curtida

Quanto ao Ubuntu ou Mint realmente as duas são muito boas e parecidas. Eu pessoalmente prefiro a família Ubuntu sendo mais específico o Kubuntu mas isso é mais questão de gosto. Recomendo que você instale primeiramente em uma máquina virtual, veja as distros e forme sua própria opinião sobre elas. Tenha e mente que qualquer uma das duas vai atender muito bem suas necessidades. Em relação ao dual boot, recomendo que você faça. Não são todos os jogos que funcionam no Linux e c# funciona melhor no Windows. Quanto a c, c++ e python, eles já vem nativo no Ubuntu e no mint não sendo necessário instalar nada. Você pode facilmente programar usando o seu editor de texto favorito como o gedit e o kate que são uma espécie de notepad++. Você pode também instalar uma ide de sua preferência se assim quiser. Para c e c++ tem o codeblocks que é mais famoso. Para python tem o pycharm. Essas são ides multiplataformas que você pode usar até no Windows se você quiser. Se você for adepto do visual code existe uma versão para Linux. Para aprender o único jeito é experimentar e ver do que você gosta. Lembre-se que se você não gostar de uma distro ou um programa basta trocar eles. Quanto ao vim mencionado acima, deixe para se aventurar mais pra frente pois ele não é nada intuitivo apesar de ser uma ferramenta muito poderosa.

1 curtida

Muito Fenrir e Axel agradeço a vcs tiaram bastante duvidas.

Pra complementar eu aconselho fazer dual boot já que vc n tem muito costume com Linux e como msm disse jogar alguns jogos.

@anon96679446
Vou reforçar as palavras do @axel , está querendo conhecer Linux, rode em uma Máquina Virtual. Se fizer alguma bobagem basta voltar para o estado inicial da instalação ou mesmo reinstalar o sistema virtualmente. Deixando o sistema hospedeiro intacto.
Salvo caso do @Leoimperio tenha uma segunda máquina que ele possa fazer a instalação.
Tirando esse fato, recomendo a virtualização do sistema. Depois de errar e aprender muito nas máquinas virtuais, se tiver confiança, aí sim partir para uma inicialização dupla (dual boot).

Um abraço !!!

1 curtida

recomendo sim que vc faça dual boot porém o linux mint e ubuntu é a mesma coisa só muda a interface mais como vc vem do windows então vai de linux mint até vc pegar o jeito pegue uma amizade com esse professor como ele ja mexe com linux ele vai te ensinar muito ja adianto que qualquer interface vai pegar perfeitamente no seu pc

Para a distro, se vc sempre usou Windows eu acho o Mint muito amigável, mas de qualquer forma da uma olhada nos videos do @Dio que tem várias distros legais lá, vai que alguma te chama mais atenção.

Eu particularmente tentaria ficar dentro das mais populares, para facilitar na busca por informações na comunidade. Em uma escalda de recomendação pessoal minha:

  1. Mint
  2. Ubuntu
  3. Manjaro
  4. Fedora

Quanto a ferramenta, como vc está estudando e ainda se adaptando eu escolheria algo multiplataforma, assim você pode usa-lá em qualquer sistema operacional, recomendo fortemente o Visual Studio Code, é de graça, open source, multiplataforma e tem suporte a várias linguagens além de uma gama enorme de plugins.

Eu utilizo ele para JavaScript (web e node), Go, Python, .net core e esporadicamente alguma outra coisa.

vlw agora otimas dicas estou com uma duvida a partição swap qual tamanho ideal para fazer ela?

A partição swap deve usar no máximo 2Gb mas dependo da quantidade de ram que você tiver 1Gb é o suficiente.

2 a 4 gigas esta bom não precisa de um tamanho absurdo pq o sistema não vai usar muito no meu mesmo eu deixo 4

Sobre qual distro distro usar, recomendo o Mint, a diferença entre ele e o Ubuntu, é que o Mint é ainda mais simples de se usar e, para mim, o Ubuntu é bugado.
To aprendendo a programar, e uma distro que eu recomendo para isso é o Manjaro, por ser rolling release, simples de usar, popular e com boa documentação.

Sobre jogos, Rocomendo você a manter o windows, vai te dar menos dor de cabeça para instalar os jogos, a não ser que os jogos que você joga, seja tambem nativos para Linux.
E sim, da para jogar os jogos “exclusivos” de windows no Linux, usando o wine, mas a depender do jogo você pode passar um pouco de raiva para instalar.

Minha recomendação? Va de dual boot, para você ter menos dor de cabeça com os jogos.

Ferramentas: para C/C++ tem o code::blocks; para python tem idle3 e pycharm(se usa os dois juntos); para html, JS e css tem o Atom.

Acho que o ideal é usar o dobro da ram em swap.
Um pc de 2gb de ram, você usar 4 gb de swap

O swap era o dobro da ram em computadores antigos. A verdade é que nós novos nem precisa de swap especialmente se você tiver 4Gb de ram. Usar 2Gb pro teu micro que tem 16 de ram tá de bom tamanho.

1 curtida

EU recomendo acima de 2GB. Já usei 1GB e chegou a “topar” a swap. 2GB pra cima é o que recomendo.

Recomendo usar o mint pela similaridade dele com o windows, se for utilizar o ubuntu tente a versão Xubuntu ou Kubuntu, devido à familiaridade da interface. Quanto ao dual boot, normalmente eu recomendaria não fazer por você programador e se forçar a conhecer o sistema, mas como você disse que gosta de jogar recomendo que faça; especialmente se gosta de jogar jogos online onde se encontram boas partes dos problemas dos jogos em linux.

Olha pra quem está iniciando recomendo o Linux Mint caso você goste de personalização ou Ubuntu se você você não liga tanto pra isso!

estive rodando aqui e mint em ambiente virtual e achei bem legal gosto bastante do estilo windows por costume mais to inclidano Ubunto não ligo muito para costumização e sim para praticidade achei a opção de achar um arquivo em qualquer lugar so digitando o nome dele no ubunto muito bom.

Gente tive conversando com alguns professores e me indicaram essas distros o que vcs acham, arch linux, Debian e openSuse.

Arch, Debian, OpenSuse, Fedora e Slackware, pra mim as melhores 5 distros que tem.

Vai de Arch, Melhor distros pra estudar Linux, Rolling release (logo ela e boa pra jogos), Tem a melhor documentação, e PARA MIM rolling releases são melhores para programar.

O Fedora seria a minha segunda opção, em relação a jogar e programar.

Entre a distros que os seus professores indicaram:
Arch: Ja falei sobre ele acima
Debian: Popular, distro mais estavel que tem, porem os pacotes são velhos (devido ao processo que leva a essa super estabilidade)