GNOME 40 está entre nós!

“como eram alunos da universidade e não funcionários, eu não podia obrigá-los a saber utilizar um computador” - aí é que tá o problema. fuçar no zapzap, insta e o capeta, pra fofocar e falar mau dos outros, os alunos sabem e ninguém precisa ensinar. as faculdades tem de parar de pageá-los. informática é condição sine qua non pra estudar. é só a faculdade dizer que quem não “entende de computador” não entra, que todos criam vergonha na cara rapidinho.

2 curtidas

Entendo seu ponto. Não discordo totalmente. Mas aí vem novamente o que aconteceu comigo. Aluno que era mais velho, em torno dos 60 já. Ele se puxou para aprender a mexer em um notebook, porém quando sentou na frente de um PC não sabia usar o mouse pq estava acostumado com o touchpad.

As faculdades não podem obrigar eles a saberem informática antes. Apesar da maioria das coisas serem feitas online, as aulas ainda são (eram antes da covid) presenciais no papel e caneta, especialmente as aulas de cálculo. E lembre… temos um trabalho em TI porque existem essas pessoas que não sabem mexer ahahahah

2 curtidas

Gosto não se discute, se lamenta.

Lamentem meu espetacular gosto.

6 curtidas

Isso é padrão do Fedora. O que me salva nas instalações dele é o touchscreen do meu laptop, já que o trackpad dele não tem botões.

2 curtidas

Realmente! :rofl:

3 curtidas

Utilizei o Gnome 40 por uma semana inteira no Fedora 34 e realmente não tenho queixas. Tudo está funcionando muito bem e nenhuma das mudanças “quebrou” meu modo de trabalhar. Não vejo a hora de poder usar isso no Debian ou no Pop!_OS. :smiley:

:vulcan_salute:

6 curtidas

Meus olhos…

Esse novo visual do GNOME e muito estranho mesmo.

R.I.P GNOME.

1999 - 2021

Ficara sempre em nossos corações.

3 curtidas

Isto me lembra em 2001, quando comecei um curso de Turismo e havia uma disciplina introdutória do tipo “Introdução a Computadores” ou algo que o valha. Sexta-feira, último horário.
Computador, mesmo em universidade, ainda era algo meio escasso, o laboratório disponível para a disciplina devia ter umas dez a quinze máquinas para mais de trinta alunos.
O professor explicou que era uma matéria BEM introdutória, básico do básico mesmo, para nivelar os alunos para o que viria pela frente. Que quem avaliasse que já sabia utilizar o equipamento só tinha que aparecer na aula final e fazer a avaliação.

Blz, fui lá e fiz a avaliação em menos de cinco minutos, que era basicamente fazer um texto de algumas linhas com recursos básicos que hoje qualquer editor online tem: texto centralizado, justificado, negrito, variar o espaçamento entre linhas.

Nunca me esqueci porque o “querido” depois resolveu dar 8 para os alunos que não foram atrapalhar, literalmente, as aulas, porque “não era justo dar 10 para quem não teve presença”.
Noves fora, vejo que até hoje é importante isto, e muita gente acaba tendo que aprender computação tipo trocando o pneu com o carro andando. Aí pega algo muito superficial, de um único jeito, e nem compreende de fato o que faz.

4 curtidas

Parece-me que puxou para as modinhas de Chrome OS e Windows 10X

3 curtidas

Sim, isso e muito triste.

2 curtidas

como diz o velho ditado: “tudo passa, até as uvas!” já quero saber quando virão as atualizações que corrigem os bugs desta versão, a 40.1. kkkkkkkk

verdade é que esse gnome até a 38 é bem monstrinho. vc usar teclado para utilizar seus recursos, quando o mundo vai ao contrário, é nonsense pra mim. mas gosto e ( )*( ) cada um tem a sua.

quanto a “usabilidade” por empresas, nada que uma extensãozinha-made-zorin n resolva. e até 2028 tem muito tempo ainda.

2 curtidas

Honestamente, muitas das críticas que vejo quanto a visual e usabilidade são as mesmas que escutava quando Ubuntu implementou o Gnome 3. Vamos dar um tempo para o update 40 e ver como se sai.

Questão de parecer muito com outros sistemas: honestamente, se funciona, não vejo o porquê não implementar. Ser diferente não significa ser útil ou bom. Há um motivo para muitos imitarem o MacOS, e não é questão de status social, se “achar” pro estar usando algo que pareça Mac.

Todas as diferenças que vi do Gnome atual para o 40 me pareceram muito bem-vindas. Especialmente a questão de touchpad e as gestures. Isso vai mudar muito o workflow dos usuários, para o melhor possivelmente. Porém, simplesmente minha opinião, cada um com a sua.

7 curtidas

É isso aí, quando a gente entende a liberdade de expressão não ficamos mais ofendidos ou nervosos com a opinião dos outros.

2 curtidas

Estou testando Fedora 34 em uma maquina virtual para acompanhar o Gnome 40, estava receoso sobre as mudanças mas confesso que o impacto no dia a dia foi quase nulo, aliais, foi muito mais satisfatório do que imaginava, não sinto falta da Dash na lateral muito menos visível o tempo todo ( acho que isso é um mau habito por causa do Ubuntu :rofl:), a pesquisa esta muito mais rápida e fluida sem engasgos como as vezes ocorre no gnome 3, área de trabalho horizontal era um comportamento do gnome 2 e presente no Mate sendo uma mudança que aprecio muito.

Extensões como Applications Menu, Places Status Indicator, Windows List torna o Gnome 40 mais completo para mim apesar de que algumas delas já deveriam ser padrão da interface.

Eu gostei do que vi, uma pena Debian 11 vir com gnome 3 até entendo, estava cotando ele para ser padrão por no mínimo 2 anos, mais estou tentado a migrar para o Fedora desta vez.

3 curtidas

Olhei ontem no repositório de desenvolvimento que os pacotes do GNOME 40 já estão sendo mesclados com o SID. Então, assim que a janela de lançamento do Debian 11 for concluída, devemos começar a ver o G40 no SID.

:vulcan_salute:

1 curtida

Com a chegada do gnome 40 teve uma grande mudança no modo de criação das extensões…
Poucas extensões estão funcionando nele e acho que deve demorar até algumas ficarem compatíveis…

Também acho que uma grande parte não irá ter mais suporte.
Então pense duas vezes

3 curtidas

Espero que saia algo que tire o overview completamente, e passe a usar a fórmula windows like. Pelo menos acaba aquela bagunça horizontal. :sweat_smile:

3 curtidas

Não creio que vá demorar, semana passa no site do gnome havia uma pagina de extensões compatíveis, hj já temos 7 paginas.

1 curtida

Na verdade também tem o esquema de ignorar a validação da versão do shell (isso é uma gambiara ok, faço para ver se a extensão funciona antes de ser atualizada), as extensões que até o momento não estão funcionando são extensões que alteram o overview e o dash pois os autores não atualizaram.

2 curtidas

A cada grande nova versão do GNOME ele quebra várias extensões, não estou surpreso.

1 curtida