GNOME 40 está entre nós!

O perfil oficial do GNOME no twitter acabou de postar uma nota informando o lançamento oficial do GNOME 40!

GNOME 40 é a versão mais recente do GNOME 3, sendo o resultado de 6 meses de trabalho árduo pela comunidade do GNOME. Essa versão contém novos recursos importantes, assim como pequenas melhorias e correções de erros. No total, o lançamento incorpora 24511 alterações, feitas por aproximadamente 822 colaboradores.

O trecho acima, retirado do site do GNOME nos ajuda a ter uma ideia da estrutura e pessoas necessárias para fazer o projeto acontecer. Esta nova versão, é a primeira a incorporar o recém-lançado GTK4, por isso, diversos aplicativos foram praticamente reescritos, incorporando novas funções e otimizações.

Se você quer testar agora mesmo o GNOME 40, suas opções são baixar o GNOME OS ou o Fedora 34 Alpha. Em breve, teremos mais informações sobre este lançamento.

:vulcan_salute:

Links
https://help.gnome.org/misc/release-notes/40.0/

16 Curtidas

@Secret.Fox Algo a declarar?

1 Curtida

Eu até posso entender que os usuários de Desktop fiquem super empolgados com essas novidades e tudo mais, no entanto, para empresas mudanças visuais que alterem o modo como se opera um sistema, é péssimo para se dizer o mínimo, eu tenho funcionários que se vc alterar o papel de parede, ele já se perde completamente, no final vc é obrigado a usar sistemas como open Suse Leap, Mageia entre outros e ficar na mesma versão até o limite do suporte (e as vezes um pouco mais), se em uma empresa reiniciar uma máquina importante já é uma coisa que precisa ser agendada com bastante antecedência, imagine trocar um sistema.

9 Curtidas

Nunca havia parado para pensar por esse lado… interessante.

1 Curtida

Sei bem o que é isso, mas muitas distribuições LTS ainda irão entregar GNOME 3.38.x por alguns anos.
Até o GNOME 40 chegar aos desktops em massa, ainda deve levar 6 meses ou mais, e mesmo assim, somente para quem usa distros “bleeding edge”.

Dando alguns exemplo: Ubuntu 18.04 ainda tem suporte até 2028, OpenSUSE 15 também 2028 e assim vai. Acredito que usuários corporativos de forma geral terão tempo para preparar uma migração com calma.

7 Curtidas

Pra quê me marcar nessa tortura?

5 Curtidas

, @Secret.Fox ,

Eu como usuário do GNOME a 20+ anos achei que seria desconfortável, mas confesso que nem senti a diferença, só os hábitos diferentes, não me vejo voltando para uma versão anterior, para eu e outros usuários que conheço se possível o dash teria ido para o beleléu. Ainda estamos torcendo e fazendo de tudo para que ele seja banido.
Nos aguardem, ainda conseguiremos ter o GNOMÃO mais limpo.

1 Curtida

Pensava que gostaria de dizer algo sobre esta notícia.

Colega, o Fedora 34 Beta já saiu.

1 Curtida

Estou achando bonito, e estou achando interessante a maneira como ele está lidando com workspaces. Eu nunca gostei muito de usar múltiplos workspaces, mas nesse momento estou usando 3 aqui… e estou sentindo que está sendo uma coisa positiva.

1 Curtida

É porque esse pessoal simplesmente não sabe usar o computador, ou nunca usaram fora e descobriram na marra, ou adaptaram de smartphones, minha sugestão é fazer um curso de imersão, muito provavelmente 30 min em um dia basta, o segredo está porque a interface dos computadores (Shell) não foi projetada para ser usada via mouse, tudo que seus funcionários precisam saber é:

1. Aperta Super (logotipo do Windows)
  2. Digita o que quer (ex Navegador)
  3. Ou pressiona Enter ou clica

Já “treinei” uma equipe de 50 pessoas pra adaptar do Windows 7 pro Windows 10 em 10 min, até hoje o gerente me agradece na rua

1 Curtida

Já lidei com usuários de vários tipo por trabalhar como monitor em um laboratório de informática. Queria que fosse simples e 30 minutos para treinar todos.

Porém muitas vezes acabamos lidando com pessoas que, por exemplo, apenas usaram notebook e nunca usaram um mouse na vida. Já tive a experiência de ter um usuário que não sabia utilizar o mouse direito, pois ele tentava tocar no mouse para clicar e arrastar em cima do mouse para mexer como em um touchpad.

Neste caso tenho que concordar com o Ving, algumas pessoas não querem aprender ou tem medo de mudanças. No meu caso como eram alunos da universidade e não funcionários, eu não podia obrigá-los a saber utilizar um computador. Queria eu que todos alunos passassem por um mini curso de informática quando entram na faculdade. Diminuiria as dores de cabeça ahahahaha

4 Curtidas

A situação dele é menos drástica, no caso os usuarios sabem usar o hardware mas não a interface

3 Curtidas

Ficou bem interessante.

4 Curtidas

Meu maior “medo” passou :innocent:. Arch atualizou o Gnome para o 40 e meu OS custom não alterou em nada. :raised_hands:t2:

5 Curtidas

Ontem à noite instalei o Fedora 34 para poder brincar “à vontade” com o GNOME 40. Vou trabalhar alguns dias usando ele e ver como me saio.

3 Curtidas

Testei em no pendrive, realmente o Gnome 40 está bem interessante. Dá até uma coceira de instalar na máquina

2 Curtidas

Felizmente, com o tempo acabei montando um setup que me permite testar essas coisas sem colocar em perigo meu trabalho. Agora só preciso achar um jeito de fazer o dia ter umas 4 ou 5 horas à mais. Aí é GG.

Ao que parece o Arch ainda não atualizou o Gnome-shell para o 40 ainda esta o 3.38.4. Vou ter que esperar mais um pouco. Fazer o que.