Coçou aqui também. Fiquei pensando se não devo deixar o Windows apenas para jogos e fazer dual boot.
Isso é fraude man, você continua utilizando o GNOME 3.38, esse pacote deveria ser o último a ser atualizado “gnome-desktop3” somente após tudo ser atualizado ele deveria ser instalado como é feito no Fedora, a Canonical faz a mesma coisa isso é enganar o usuário.
Executa os comandos do terminal para verificar ![]()
Parando para pensar, ia ficar legal se a RH pulasse umas versões para lançar o Fedora 40 com GNOME 40 
Yeah, you alright…
Meu OS é bem modificado. As funções do meu OS são diferentes dos padrões, das funções, icone, do Gnome. Não tem um conceito, workspaces, alterar janelas e tals. O propósito do meu OS é “Integrated Cloud Browser Desktop Based”. Um usuário normal não consegue acessar nada do Gnome, eu bloqueei e/ou retirei tudo. Foquei no Firefox transformei ele no Desktop. Aliás o usuário normal não vai nem conseguir mexer direito pois os comandos são originais meus mesmo, não tem um manual e eu adoro mudar o comportamento do meu OS, sou um SDA dentro da mesma distro, isso é a mágica do Arch, o porque eu amo o Arch Linux. Com exceção do Nautilus, Geany e o Firefox que eu o transformei em Desktop, não tem nada mais instalado. O Arch e o Gnome só servem de retaguarda, backend para mim… Então não tem como eu perceber mudanças de versão “A” para versão “B”… Oque eu fiz para ver foi ir no Root User do Arch e então lá eu percebi que realmente ele ainda está com o comportamento do Gnome 3.38. Ou seja
o medo e a incerteza ainda continuam ![]()
O link abaixo mostra e te dá uma idéia sobre o OS que eu fiz:
Curiosidade: Eu vi que o Gnome 40 vai suportar comandos por gestos e mouse, isso me interessou e eu ja tenho planos de incluir isto no meu OS de acordo com meus gostos. Essa é a função do Gnome no meu OS, Backend.
![]()
@umcarlinho Sugestão: Depois dessa sexta do hopping que vem aí, na outra você poderia testar o Fedora com o GNOME 40.
O GNOME está com o workflow cada vez mais esquisito. 

Ainda bem que tem gosto para tudo! 

Testei o fedora beta ontem aqui
Ssd sata, 4gb ddr3, i3 380m
Mesmo com hardware assim, mandei instalar em btrfs, queria testar a compressão em si e o impacto no meu hardware
A instalação ocupou apenas 3gb, impressionante, mas ficou dando pequenas travadinhas. Não vou culpar a versão do gnome por isso, mas fica o alerta pra quem tem máquinas antigas. O problema não foi falta de ram, ele tá subindo com 860 megas no free - h, foi realmente a compactação.
Gostei da interface no geral, mas não sei se pelo meu touchpad ser muito antigo, ele não pegou os gestos de touchpad.
Ainda sobre o touchpad, ele não veio funcionando pra que o toque fosse clique por padrão, e se eu não tivesse um mouse, não conseguiria passar da tela de boas vindas, porque pelo menos aqui o tab não funcionou nela.
Em xorg, essa função (toque para clicar) não funciona mesmo com a opção ligada nas configs
Sobre a mudança de workflow continuo achando questionável a decisão de basear uma interface desktop em rolagem horizontal, é estranho demais scrollar a roda do mouse pra baixo e ver a tela indo pro lado.
E mais uma coisa, na tela de atividades, a visão lá do alto, de todas as áreas de trabalho, ficou muito pequena, é impraticável usar aquilo pra distribuir os programas de um workspace pros demais. O que me parece é que o coração do gnome não é mais a tela de atividades, e sim a tela de apps. Nela a visão dos workspaces está bastante agradável, é intuitivo arrastar os ícones pra onde você quer que eles abram.
Custa tanto para as distros fazerem vídeos assim?
Se as distros fizessem videos assim seria muito mais fácil pra atrair novos usuários, mas parece que eles n gostam de investir em marketing. Eu lembro que o KDE tbm fez uns videos assim ha um tempo atras tbm (os videos foram feitos pela comunidade e teve uma votação pra escolher qual o melhor).
Fui dar uma pesquisada e vi que este vídeo foi produzido por uma agência de marketing especializada em software livre chamada FreeHive. Dei uma conferida no site deles e é muito bacana.
Não sei se foi pago ou se foi uma parceria, mas o resultado ficou ótimo.
![]()
Eles estão atualizando aos poucos os pacotes do gnome 40, as atualizações que eles liberaram até agora foram os da loja, nautilus, gedit… etc, mas ainda não lançaram o da interface. Ontem, 25 de março, ele liberaram a interface no repositorio de testes e provavelmente hoje já vai ser liberado como atualização pra todos.
Talvez te ajude a entender melhor:
https://www.reddit.com/r/gnome/comments/mdn7ox/gnome_40_no_new_design/
Custa tento para as distros (Linux Mint) fazer um site assim? Kkkkkk
Já ta na lista hehe
Eu testei esse GNOME 40 e não me interessei muito não, eu não trocaria ele pelo GNOME 3.38.
“eu tenho funcionários que se vc alterar o papel de parede, ele já se perde completamente” - seu problema não é sistema operacional. é funcionário.