GNOME 40 está entre nós!

Na verdade, só quebra se o desenvolvedor quiser, pois a equipe do Gnome agora dá todo um suporte mais próximo e a criação do GnomeOS ajuda nesse aspecto tbm, já que mostra mais de perto o desenvolvimento.
Inclusive, foi feito um tutorial para o pessoal migrar do GTK3 para o GTK4.

https://blogs.gnome.org/shell-dev/2021/03/20/extensions-rebooted-porting-your-existing-extensions-to-gnome-40/

3 Curtidas

Usuário Linux: Usuário WIndowss é resistente a mudanças.

Usuário Linux: Gnome mudou de novo - e isto é ruim.

Me ajuda aí turma… :rofl:
Fiquei meses fora e não mudou nada. Querem mais do mesmo, querem tudo igual Windows.

Particularmente o pessoal do Gnome está em um ótimo caminho. Tem video do Dio explicando a proposta do Gnome, uso do teclado e afins.

Você (provavelmente) está usando o GNOME de forma “ERRADA”! - YouTube

Aí não tem o que salve.

4 Curtidas

Some user: Windows 10 não muda nada, e já tem cinco anos!

The same user: Como assim vão mudar meu GNOME? :angry:

é meme, leva na esportiva raposinha
1 Curtida

Mas a mudança tem que ser boa, e não ruim, o GNOME 3.38 estava otimo, não tem porque eles mudarem o visual denovo.

1 Curtida

Mesmo com suporte da equipe, se precisou fazer alterações é porque quebrou nenhuma API (que eu sei) no Linux é inquebrável

1 Curtida

Na verdade até tem, o GNOME (assim como todas as interfaces desktop) era ridiculamente dependente do teclado e pouco amigável a touchpad e touchscreen, essa mudança conserta isso sem quebrar o modelo de workflow atual

3 Curtidas

Mas isso é padrão do Linux em geral. A vantagem disso é que permite um rápido desenvolvimento e constante evolução.
A desvantagem, óbvio, quebra as coisas constantemente.

2 Curtidas

Mas concorda que é subjetivo, pra mim melhor ainda o 40.

3 Curtidas

Eu concordo totalmente.

2 Curtidas

Menino entenda que a mudança visual foi por questões técnicas, para melhorar o que já era ótimo para você, a mudança requer 5 minutos para se acostumar.

6 Curtidas

Eu ainda acho que requer no máximo 30 segundos kkkkk

5 Curtidas

Eu quis ser generoso ahhahaha

2 Curtidas

Pois é, a única coisa que mudou no workflow foi a orientação. As coisas continuam funcionando como funcionavam antes. Não tem muito o que dizer.

2 Curtidas

Dash to Dock em andamento:

5 Curtidas

Dash to Panel sendo atualizado:

Em tempo, Tobias Bernard da Purism, fez alguns mockups para futuras versões do Gnome, como a mudança da barra superior para baixo, um novo menu de ações/notificações e até mesmo a fusão da dock com o painel superior, se ele for movido para baixo, basicamente, o dash to panel:

Barra inferior:

Fusão da dock com a barra inferior:

Menu de ações rápidas:

Gravador de tela embutido:

10 Curtidas

Ficou massa!

Gostei bastante das propostas. A única coisa que me incomoda na tendência atual das interfaces gráficas são estes “enormes” cantos arredondados. Eu prefiro os cantos levemente arredondados, espero que seja possível ajustar isso com temas. :slight_smile:

:vulcan_salute:

4 Curtidas

Foi mais rápido que imaginei… chegou o Gnome 40 no Manjaro! (EDIT: aos poucos…)

3 Curtidas

Mas é o GNOME completo ou apenas alguns apps? No Ubuntu 21.04 várias apps como o Nautilus, calculadora, monitor de sistema, também foram atualizados para a versão G40.

:vulcan_salute:

2 Curtidas

Não chegou não, foi apenas os apps que foram atualizados.

1 Curtida