Gnome 3.38 entra em fase beta

O GNOME é uma interface gráfica bastante utilizada por várias distribuições linux disponíveis no mercado. Poucos dias depois de lançar sua versão 3.36.5, o projeto anuncia que a versão 3.38 da interface chega em estágio beta.

O marco beta, inicia os estágios de UI Freeze, Feature Freeze e API Freeze, ou seja, nenhum recurso importante será adicionado até o lançamento que será no dia 16 de setembro de 2020.

Durante a fase beta da interface, os desenvolvedores de aplicativos são incentivados a iniciar os testes em seus aplicativos e extensões em relação ao lançamento beta, para garantir que tudo funcione bem no GNOME 3.38.

Vários pacotes e aplicativos básicos receberam a atualização no primeiro lançamento beta. Os destaques são uma nova tela de boas vindas, uma estrutura renovada do systemd, a capacidade de reorganizar itens no seletor de aplicativos além de aprimoramentos no screencast e suporte a Flatpak.

Também foram adicionadas “opções de boot” na caixa de diálogo do menu reiniciar e por padrão, o GNOME não instalaŕa atualizações quando o dispositivo estiver com a bateria fraca.

O GNOME 3.38 terá proteção USB habilitada por padrão e os eventos do calendário não serão mais exibidos na lista de notificações, o botão de troca de usuário será ocultado automaticamente na tela de bloqueio. Essa nova versão também irá adicionar suporte a logins pré-autenticados em ambientes VMware e aumentará o tamanho do teclado na tela na orientação retrato para dispositivos móveis como o PinePhone.

O gerenciador de arquivos Nautilus recebeu melhorias nos sistemas de arquivos exFAT e NTFS, o GNOME Maps recebeu vários aprimoramentos e o navegador Epiphany oferece suporte a servidores de sincronização “self-hosted”.

Se você quer testar o GNOME 3.38 beta, a forma mais popular é utilizar uma máquina virtual do GNOME OS no aplicativo Boxes.

Você utiliza o GNOME? O que espera da versão 3.38? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

1 Curtida