Estava tudo bem até ontem. Hoje de tarde, fui colocar alguns vídeos no YouTube de fundo enquanto continuava a escrever meu livro, e percebi um comportamento estranho em relação a este site: hora ou outra, a página vai congelar (não consigo clicar em nada), mas o vídeo continua rodando por alguns segundos (até congelar também). Se eu trocar de aba por alguns segundos e voltar, a página inteira congela, e mostra apenas um círculo simbólico de carregamento.
Agora, depois de alguns minutos com ele já fechado, me aparece a seguinte janela:
E, aparentemente, depois desse crash inexplicável, o comportamento estranho no YouTube parou.
PS: Estou no KDE neon, que usa a verão .deb do Firefox: 116.0.1.
Acabei de descobrir mais alguns problemas. Primeiro: a reprodução de conteúdos DRM não está funcionando (já está habilitado nas configurações). E, agora, estão ocorrendo alguns crashes aleatórios em outras páginas, não apenas no YouTube.
Primeiramente: “meu equívoco”? Eu não elaborei uma discussão acerca do propósito do neon, eu simplesmente alertei sobre um problema com o Firefox, que, pasmen, é empacotado para o Ubuntu (quem diria?).
You should use KDE neon if you want the latest and greatest from the KDE community but the safety and stability of a Long Term Support release. When you don’t want to worry about strange core mechanics and just get things done with the latest features. When you want your computer as your tool, something that belongs to you, that you can trust and that delivers day after day, week after week, year after year. Here it is: now get stuff done.
Então, de acordo com a própria equipe do KDE, sim, o propósito do neon é ser uma distro usável oferecendo tudo o que há de mais novo no universo KDE.
O compromisso com os outros pacotes vem por parte da Canonical, já que, à parte do oferecido pela equipe KDE, o sistema é um Ubuntu LTS. Ainda não vejo como não seria o propósito do neon “ser usável” (e nem como isso se relaciona com o tópico, um bug na versão mais recente do Firefox, empacotada para o Ubuntu, enfim, me abstenho de continuar esta discussão).
Dica rápida para um fórum que tem como principal objetivo ajudar a resolver problemas: se o único comentário que você tem a fazer é expor uma opinião vazia só para poder sentir que disse o que tinha a dizer, é melhor não dizer nada.
Seu perfil pode ter corrompido na atualização. Vá na barra de endereços e digite about:support.
Nele, vc tem 3 opções:
Refresh Firefox - onde vc limpa o perfil, como se fosse uma nova instalação.
Diagnose issues - onde ele ativa utilitário que checa se tem algo de errado com a instalação.
Try clearing the startup cache - limpar o cache de inicialização, para verificar se algo de errado ao iniciar.
Eu testaria primeiro o diagnóstico, depois o do cache e por fim o refresh.
Isso reforça que o KDE Neon não tem relação com esse problema.
O Neon é tão “usável” quanto o Ubuntu LTS, que serve de base. Também é tão “usável” quanto o Arch, que também traz pacotes muito atualizados do Plasma.
Usei o Neon por um tempo considerável. Foi uma das melhores experiências que já tive com o GNU/Linux: