Firefox e Thunderbird crashando após um tempo sem uso

Bom dia, pessoal

Venho tendo uns problemas chatos tanto com o Firefox quanto com o Thunderbird. Se eu fico um certo tempo sem usar o PC, ambos crasham. Simplesmente ficam na barra de tarefas e quando clico para maximizá-los, eles aparecem a janela abaixo e eu tenho que abri-los novamente:

image

Alguém sabe o que pode ser isso?

Sugiro acompanhar este tópico, que parece ser o mesmo problema:

Lá eles esqueceram o problema do Firefox e tão falando sobre Neon/KDE. Vou manter minha dúvida aqui mesmo.

Recentemente, eu enfrentava esse tipo de problema com o firefox. Ao usar o navegador, inesperadamente crashava, independente do que estava fazendo ou site que estava visitando.
Testei varias distros e sempre acontecia o mesmo.
Foi então que decidir testar o windows, imaginando que seria algo relacionado as ultimas versões do firefox para linux, mas pra minha surpresa o problema se repetiu.

Então iniciei uma pesquisa sobre esse problema. Encontrei em um site gringo (não salvei o mesmo) algo relacionado a memória ram.
Uso 16GB (dois pentes de 8GB)
Então decidi fazer um test com o MEMTEST, e uma das delas apresentou problemas. Fiquei usando só um pente de 8GB e não tive mais problemas de crash no firefox.
Interessante que no linux o firefox sempre era afetado, já o brave vez ou outra era que dava crash.
Já no windows, além do firefox, vez ou outra eu tinha tela azul e reinicio do sistema.

Pegue essa memória que deu problema e esfregue nos contatos dourados uma borracha escolar e reutilize ela pra ver como fica.

Eu ia sugerir esse teste de memórias ao autor do tópico.

Olá Henrique!
Sim, eu já fiz muito esse procedimento, como trabalho com eletrônica sempre faço os procedimentos necessários para identificar se o componente realmente está com defeito.
No caso citado eu fiz a limpeza dos contatos, utilizei spray limpa contatos também no slot e testei a memória em outra maquina. Realmente o defeito é nela.
Atualmente eu tirei o pente que estava bom e vendi pra um colega, pois comprei dois pentes novos da mesma marca e com frequência mais alta.