Bom dia galera,
Não sou um usuário tão novato de linux, já cheguei a usar por alguns tempos, no meio do ano passado cheguei a usar o Fedora por mais de 2 meses, mas tive sérios problemas com atualizações da Nvidia e outras coisas que me irritavam ( toda vez que ele atualizava o kernel ficava aquela lista gigante na inicialização, remove aquilo toda vez por que o sistema atualiza toda hora era um saco, fora que o led do meu teclado não acendia o scroll lock impede o player do teclado de funfar), fora algumas atualizações que no fim acabaram zuado coisas que funcionavam pra mim, por fim voltei para o windows 10 mas tive a ingrata surpresa que o suporte acabará em 2025, então gostaria do apoio de vocês para decidir uma distribuição baseado no que eu faço no pc, poderiam me ajudar ?
Após essa longa introdução rsrs, eu basicamente uso o pc para youtube, twich e alguns jogos da steam ( Euro Truck, American Truck e o Everspace 2 esse aqui em 2023 vai ter suporte a linux nativo), e jogo tibia um server private e diablo 2 , queria um sistema estável gosto muito da interface mate e xfce ( essa principalmente), trabalho na área de impressoras então não necessito do meu pc pessoal para o trabalho, eu realmente não quero ter dor de cabeça com atualização eu realmente estava gostando do Fedora, estava usado a versão 33, mas sinceramente depois da raiva que passei com ele não e um sistema que eu queira voltar, agradeço a todos dispostos a ler essa bíblia, queria já me programar para quando acabar o suporte do 10 ter um norte para onde ir.
Obrigado e ótimo inicio de semana a todos.
Olá. Você pode tentar o Pop_Os é muito bom para jogos, mas o ambiente é Gnome. Voce pode usar tambem o Linux Mint, tem em Mate e Xfce.
Então cara, basicamente você tem que entrar no protondb e ver se esses jogos do qual você gosta é possível de se jogar pelo proton, o private de tibia e o diablo 2 eu não sei se dará, apenas testando mesmo, você disse que tem interesse em um sistema que dê para usar, pensando em praticidade e no seu gosto de interface eu recomendaria o MANJARO(XFCE) ou o Mint XFCE, os 2 são ótimas opções para se usar, utilizo linux a um bom tempo e não tenho interesse em voltar pro windows, apenas ficando limitado ao meu trabalho, outra questão a ser vista é que, windows 10 perderá suporte da microsoft, porém deve demorar um pouco mais que isso para os aplicativos de segurança parem de dar suporte, assim como windows 7, acho utilizável para algumas ocasiões, contanto que tenhas cuidado, podes continuar no windows sem pŕoblemas.
Eu estou usando o Debian com XFCE desde que saiu a versão 11 (Bullseye) ano passado, e estou muito satisfeito. Se gosta de estabilidade, tanto a distribuição Debian, como o ambiente gráfico XFCE são super estáveis.
O único contra é que o Debian vem meio cru, principalmente a versão com XFCE, que por padrão é bem “feio” e a experiência pode não ser muito agradável a novos usuários, não sei se é seu caso. Mas com um pouquinho de paciência e personalização dá pra você deixar do seu gosto. E se quiser algum programa na versão mais recente, pode instalar em formato flatpak do repositório Flathub.
Agora, se quiser um sistema mais fácil e prontinho, recomendo o Mint XFCE, ou mesmo a versão Cinnamon, se seu computador tive pelo menos 4 GB de RAM. Outra sugestão é o Zorin OS Lite. Ambos são baseados no Ubuntu LTS, uma base muito estável também.
Se eu fosse você usaria o Debian, até por ser mesmo um sistema estável e não ter de se preocupar tanto com atualizações.
Ou dava uma segurada até o lançamento do Steam Deck ou até abril quando sair a nova LTS do Ubuntu para ter um melhor panorama de como vai se encaminhar os jogos no Linux e o desempenho desse lançamento.
Fora isso, eu, como bom usuário de Arch, o recomendo ou então, como você é novato, o Manjaro. Isso porque há algumas diferenças de desempenho, as distros baseadas em Arch vem se sobressaindo por “n” motivos, talvez por ter sempre as versões mais atualizadas de pacotes. Mas, também não é só isso, com “ex” usuário de distros baseados no Ubuntu e que gostava de usar PPAs, me satisfaço ainda mais com o AUR, TALVEZ ache alguma coisa lá para esse jogos que curte.
Enfim, fica a dica.
Opa veleu, não tinha visto
Eu realmente não curto o gnome 3, o motivo de amar tanto o mate e que ele parece com o gnome 2 dos antigos tempos de Ubuntu, o que me faz tambem desconsiderar o Mint por que o XFCE e o Mate dele são muito feios, obrigado pela sugestão.
Vou dar uma olhada no Manjaro valeu.
No nunca parei para pensar no Debian, ele tendo a interface xfce ou mesmo a mate que lembra o gnome 2 e uma boa vou avaliar ele juntamente do Manjaro que outro amigo sugeriu obrigado.
Concordo com você o Mint mate e xfce são bem feios. O Manjaro é Rolling release (tem muitas atualizações) e o xfce dele é muito bom, muito bonito.
Bom o Windows 11 ja roda em diversas maquinas somente com os requisitos basicos de ter 4GB RAM e um Dual core so…
Mas tem diversas opções boas de distros ai, vc quer algo com bom XFCE ou MATE e o Manjaro, Quer algo que seja 100% estavel e seguro e OpenSUSE, quer bugs e defeitos? Debian kkkk
Debian stable bugado? @KairanD
Questão que ta pedido aquele TPM 2.0 e o processador de 8 º geração, sei que tem como burlar isso, mas a MS não se responsabilizar se algum futuro update ferrar o processador por exemplo, então decidi migrar, alias acabei instalando o Debian para minha surpresa conseguir instalar meus jogos facilmente ate o private de tibia obrigado a todos.
O Debian Stable pode ser um sistema “chato” para resolver algumas coisas, uma vez que algumas configurações já prontas em outras distros precisam ser feitas manualmente nele. E definitivamente não é uma boa opção de distro para novatos. Mas ele é muito bom em fazer o que foi criado para fazer: não quebrar.
O que eu vejo ocorrer algumas vezes é o pessoal ter problema na instalação com algum hardware específico, por conta de um driver específico, e aí sair chamando o Debian Stable de “bugado”… Se fosse bugado, não seria um dos sistemas mais usados em servidores e aplicações que dependem de segurança e estabilidade.
É claro que a experiência de cada pessoa pode variar… O Fedora, por exemplo, foi o sistema mais bugado e problemático que usei, e por uma boa margem. Nem por isso eu diria que é um sistema ruim ou bugado, já que o meu caso não representa o espaço amostral de usuários…
Pode usar a distro que preferir, no final das contas a escolha é pessoal e você alcança o que quiser com quase qualquer distro.
Tenho um guia bem interessante sobre o Debian:
Pessoalmente, recomendo o Debian Testing para uso residencial.