Fim da Compatibilidade do LOL com o Wine

É isso mesmo pessoal, no ínicio de 2021 vai ser o fim da compatibilidade do LOL no Linux pelo Wine, pois de acordo com o post /dev/null - AntiCheat Kernel Driver no próprio site da desenvolvedora, o anticheat do jogo passará a rodar a nível de Kernel da mesma forma que os já conhecidos EasyAntiCheat, Battleye, e Xigncode3. O que é algo que o torna incompatível com o WINE. Segundo a página do jogo no Lutris, ainda poderá ser possível jogar o jogo(em teoria) no Linux a partir de uma máquina virtual acelerada pela GPU, embora essa solução esteja fora de mão para a maioria dos jogadores.

2 curtidas

Esse tipo de coisa é sempre chata, mais também não é o fim do mundo, eu acredito que mais cedo ou mais tarde a compatibilidade com esses sistemas anti-cheat vão se tornar uma realidade.

1 curtida

Honestamente eu acho pouco provável, já que a maneira com que esse tipo de anticheat funciona é de forma extremamente específica pra cada sistema operacional. Eu acho que nesse caso as maneiras que poderiam resolver esse problema seria um port do jogo de maneira nativa, ou “colocar a camada de compatibilidade do WINE em uma whitelist”, o que não faz muito sentido nesse caso já que a gente ta falando de nível de Kernel.

Bom, fuçando um pouco kkk achei o perfil do dev responsavel do novo anti-cheat no twitter. Fiz a pergunta sobre a compatibilidade e tals, mas um outro usuario perguntou quase a mesma coisa e ele deu a seguinte resposta: https://twitter.com/arx20r/status/1224445340549410818 . Acho q podem nao atrapalhar, mas so o tempo dirá sobre.

1 curtida

-1 jogo em que eu não me importarei mais não troco o Linux pelo Windows a curto prazo.

acho que a rito vai perder muitos jogadores isso sim kkkk se ela os servidores ja tao uma mer** ping sobindo la no inf*** se ela fizer isso ja mais troco meu linux por windows so pra jogar lol

A o Linux tem 1% de usuários em desktop a quantidade de jogadores Linux do Riot vai ser inferior ou proximo a isso já que eles não dão suporte ao Linux oficialmente.
O que isso significa é que desses 1% alguns vão voltar para o Windows para jogar o lol os que sobrar mesmo que seja 1% é muito pouco.
Isso não significa que 1% é insignificante mais se comparar a 99% isso é poucos jogadores.

sim po mas pensa esse 1% kk que so usa linux no dia a dia nao vai intalar windows so pro lolzin kkkk impossivel

Vão instalar sim eu uso somente Linux e se o Dota2 não fosse nativo para Linux eu não estaria no plus.diolinux.com.br hoje e nem logado no Lubuntu.
As pessoas usam software e não OS se não existe software para fazer uma determinada tarefa no OS então usar o OS não faz sentido.
Outra coisa que eu não fico sem é navegador se não tivesse navegador no Linux eu estaria neste site hoje usando outro OS.
Eu uso o navegador e não o OS.
Mais também quem usa lol já imaginava que um dia isso podia acontecer se não é muito inocente visto que nem versão nativa tem do lol.

Acredito que logo terá uma versao nativa

Infelizmente só quem perder com isso somos nós, usuários do linux, o league of legends chega a ter 12 milhões de usuários online simultaneamente, somos menos de 20 mil jogando via wine; somos 0,16% da base de jogadores, e com certeza menos de 0,01% dos lucros… você acha que a riot tem interesse em desenvolver uma versão pra linux? Eles estão bem.

Tudo é possível no mundo do Linux, um Dev a alguns meses conseguiram jogar o Apex Legeds no Linux com uma customização profunda do Wine e rodou por um mês até chegar uma atualização. e com isso se provou que tudo é possível só basta ter conhecimento e tempo. Só o esforços da Valve já renderam frutos desde a implementação do Proton.
Vários jogos já portado, tenho certeza se alguma empresa investir no Wine não vai sair perdendo.

Sei que o tópico já é antigo mas só fiquei sabendo agora que fui instalar o LoL para um cliente.