Aquela vontadezinha de pegar um pendrive e instalar a spin com budgie e personalizar para tirar um print bonita… vou tentar resistir pois me imagino acordado às 3 da manhã refazendo minha instalação do arch cinnamon em pleno fim de mês que é quando mais tenho trabalho.
Ironicamente nessa página só tem gambiarras para desativar a aceleração no navegador. A configuração padrão é fazer aceleração sempre que possível, especialmente em placas AMD.
Também não há um bug bounty.
É serio que voce quer ganhar uns $$ da comunidade Free kkk , se voce tem a solução e quer $$$ pode procurar este assunto no Fedora Discuss e no forum do manjaro e boa sorte
sobre este assunto a quantidade de topicos e post é enorme no fedora discuss ! How to get gpu acceleration working in chromium browsers for AMD APUs - Fedora Discussion, Fedora 39: nothing provides libopenh264 - Fedora Discussion
fedora nao tem aceleração pra codecs proprietarios no sistema, tendo que trocar pra um mesa nonfree ou usar flatpak
Ja que é para usar NonFree e um monte de Gambiarras que não fica legal é melhor usar o Windows e ja resolve o problema, ou fazer como os Devs do Manjaro recomendou em usar Archlinux, endeavour0S, Ubuntu, no Fedora discuss tem muita coisa la e ainda pode comentar que os topicos não estão bloqueados ainda!, ja no forum do manjaro é assunto que ja esgotou os Devs. Some web video not working - Fedora 35 Silverblue - Fedora Discussion
adicionar repositorio de terceiro agora é gambiarra? bixo, nao fala o que tu nao sabe
Rapaz eu não sei nada de Linux! eu sou um simples usuario, e quando tenho algum problema eu tento estudar o problema, esse caso dos codecs eu ja testei varias gambiarras nenhuma ficou legal nas minhas maquinas, tem Devs que ja falou que não adianta adicionar gambiarras ,quando eu digo gambiarra é que não entra na minha cabeça ter que fazer Diversas coisas na Distro e que no final não fica legal, algumas gambiarras quebra na 1ª atualização! sendo que as distro Fedora, Suse, Manjaro e outras ja saem Capadas de codecs por questões de Marcas e patentes. Fedora and openSUSE Are Dropping Support for Some Video Codecs
O rpm fusion não é uma gambiarra, é simplesmente um repositório no qual se mantém materiais que não se pode manter no repositório do fedora por motivos legais e judiciais , uso fedora desde o 22 e pra nós usuários de fedora é simplesmente uma espécie de plugin com extras , nunca foi uma gambiarra, do mesmo jeito o Debian por exemplo tem as isos non free. Isso não é gambiarra, isso é só manter o sistema isento de problemas judiciais.
Esta tudo certo kada 1 usa o que achar melhor… e vida que segue… estou no aguardo do Ubuntu 24.04 se não funcionar ai eu vou usar NonFree só que o Windows
muda a versão e tudo tem que ser refeito. H264 video playback in Firefox in f40 - #2 by hricky - Fedora Discussion
Mas esse tópico não é sobre fedora workstation e sim silverblue é só usar o Firefox do flathub que tá tudo resolvido kkkk, eu não tinha aberto pra ler , a versão imutável do fedora ela precisa ser feita a integração com os rpm a cada atualização do sistema kkkk , a não ser que seja aplicativos em sandbox
Ele só faz rebase pra imagem limpa a cada versão
fedora não removeu dos repositorios, apenas desabilitou, mudando uns config files e instalando xorg vc consegue ativar ele de novo, se tiver com mt vontade kkkkkk
O que não funciona são Codecs de DVDs/VCDs
O Fedora é uma distro Testing isso é esperado
eu nao disse que removeu, eu disse que quando remover, que ta previsto pro fedora 41 ou mais tardar pro fedora 42 que vão remover dos repositórios
Então é que eu não tenho o conhecimento adequado para relatar este problema, com este corte de codecs e aceleradores vaapi, mesma ativando esses negocios NonFree etc… a GPU continua sem funcionar e o trabalho fica tudo por conta do seu processador, então a maquina fica com as fans aceleradas, bateria perde autonomia, e as imagens não fica legal, quer fazer um teste , instale o archlinux e o Manjaro assista uns videos no Youtube e voce vai ver que tudo fica diferente, maquina trabalhando quente , consumo de ram, temperatura… e outra coisa que o Phill do Manjaro disse eu concordo com ele! ele falou que este negocio de usar servidores que esta escondido em ilhas no fim do mundo não é uma coisa Honesta, ja sou velho de idade e agora vou usar um programa free que anda fora da Lei .
fedora nao é uma distro de testes
Testing, não de Teste (embora segundo a RHEL seja) eles trazem muita recente demais pra uso doméstico convencional
Vou esperar um pouco.
Fedora 39 KDE funcionando bem, aqui, em i5-9400 Intel sobre placa Asus com iGPU Intel.
É a única distro onde estou usando sessão Wayland (já faz tempo) – só “para ver o que vem pela frente”.
Vou esperar pelo menos 1 semana (ou talvez um pouco mais), antes de fazer mais esse upgrade.
Isso, porque Fedora não é minha distro “principal”. – Quase não uso. – Mas não custa nada, esperar 1 ou 2 semanas, até os bugs mais óbvios serem corrigidos.