Fedora 40 lançado

a versão 40 do chapel azul saindo do forno, comente aqui suas primeiras impressões.

5 curtidas

Alguém sabe como está o GNOME no Wayland usando uma GPU Nvidia?

2 curtidas

Eu uso Full amd , no entanto no fórum oficial até o momento só elogios.

1 curtida

Mas depende do seu hardware tbm , muito legado,? Muito novo? Se não for nem um ou outro acredito que está de boa.

1 curtida

A sincronização com OneDrive está funcionando? No beta não estava

2 curtidas

Aqui só funcionou caixa de email quando loguei a conta da Microsoft mas n liguei a 365 mas a pessoal , depois vou tentar testar a 365

1 curtida

Não funcionou muito bem aqui, tenho uma 4070 Ti e o wayland aqui buga muito, principalmente com navegadores, fica flicando, interface some, entre outras coisas, testei tanto KDE quanto Gnome.

Queria muito usar o Fedora, tive que voltar pro Windows, esperando o Ubuntu 24.04 lançar pra voltar pro Linux.

1 curtida

é aqui que encerra minha jornada com fedora, pelo menos por enquanto, torcer pro nobara manter x11, já q é uma distro gamer, daí poderei manter o sistema no meu pc!

Esperando ansiosamente o novo pop lançar, quem sabe eles consigam um jeito de nvidia funcionar bem com wayland

1 curtida

Nao sei o que posso dizer, to usando o 40 desde que foi criado o branch…venho testando basntante jogos nativamente no wayland com winedriver, sinto muito pelos relatos de experiência ruim com nvidia+wayland, mas a culpa é toda da nvidia!

2 curtidas

Com inúmeros problemas ainda. Não vale a pena a dor de cabeça. Eu só consideraria quando a solução proposta pela Nvidia for lançada. Os bugs são diversos: cursor piscando, jogos não iniciando, input lag colossal, sistema não retornando do estado de espera, etc.

O GNOME em si funciona muito bem no Wayland, mas com hardware AMD ou Intel. A experiência com Nvidia - e o driver proprietário - ainda deixa a desejar. Ao menos considerando as péssimas experiências que tive mesmo recentemente.

O Ubuntu 24.04 LTS vai ser lançado no dia 25. Vai trazer GNOME 46, kernel 6.8, Pipewire como servidor de áudio padrão, enfim… Tudo bem moderno. Você não perderá nada em relação ao Fedora 40. E no Ubuntu você ainda poderá trocar entre Wayland e X11 com facilidade na tela de login.

Nvidia com Wayland nunca resultou em boa experiência no meu caso, em qualquer distro. O Fedora, contudo, me trouxe grandes problemas até mesmo no X11. Porém, a culpa não é da distro, e sim da Nvidia.

A Nvidia sempre teve comportamento anti-consumidor e é ela que deveria resolver os problemas dos drivers. Atualmente, a única razão para um usuário de Linux adquirir hardware deles é depender de algum tipo de trabalho que exija a tecnologia CUDA.

Troquei minha GeForce GTX 1070Ti por uma Radeon RX 7600 XT apenas para poder aproveitar, em plenitude, a experiência do Linux. Valeu super a pena.

3 curtidas

Mas no fedora 40 continua a opção de trocar por xorg já tela de login…

1 curtida

De fato, fiz uma confusão aqui. Obrigado pela correção. :slight_smile:

A versão que planeja remover o suporte ao X11 é a 41, e não a 40.

A versão KDE não, ela só tem suporte a wayland no Fedora 40.

Comprei Nvidia em vez de AMD por causa do DLSS, como uso computador majoritariamente para jogar, DLSS é muito mais sólido que FSR.
Também na época não imaginei que trocaria para Linux, mas a Microsoft realmente ta se esforçando em piorar o Windows, outra empresa que ta indo pro lado anti-consumidor, aparentemente.

Estou esperando o Ubuntu 24.04 por causa das outras distros, sei que o Kubuntu não vai vir com KDE 6, mas o Fedora Gnome tem uma peculiaridade que sempre que recebo uma notificação a DE sofre um stuttering que afeta o jogo, da uma travadinha por 1s e volta (silenciar notificações não resolve). Vou testar o Ubuntu mesmo, se isso não acontecer nele fico nele mesmo. Qualquer coisa, OpenSUSE ai vou eu. Queria usar o Arch, mas não confio no AUR.

É muito interessante as pessas dizendo que consegue usar o Fedora com AMD, sendo que a Fedora mesmo diz que não funciona legal em AMD.DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.

1 curtida

Nunca deu problema aqui. Na dúvida use Flatpak.

Fedora roda em que tipo de sistema? Nvidia dá problema, AMD agora também dá? Não sei qual GPU comprar kkkkk

Faz tempo que Fedora, Opensuse e Manjaro não funciona com AMD só se fazer gambiarras e não fica legal. DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.

No caso da versão kde é só o instalar a sessão, ainda está presente nos repositórios é só um passo desnecessário, deveriam ter mantido por mais tempo

Eu nunca tive problemas com amd

Sobre o mesa é só instalar o o mesa do rpm fusion

Ele tá falando só que o mesa do fedora é free , que vc usa o mesa do rpm fusion corrige mas se vc usa qualquer pacote em flatpak o mesa de lá já vem completinho

1 curtida