Mesa Free influencia no desempenho do DE em Wayland? Ou é mais para coisas específicas tipo jogos?
Eu não jogo , então nunca me influenciou porém se vc instala qualquer flatpak ele carrega o Full, inclusive se vc usa a steam em flatpak não precisa usar os pacotes do rpm fusion
Não , não influencia no wayland.
Alguns codecs foram retirados do mesa nativo mas todos estão no rpm fusion
Tenho diversos colegas como o @JG22 que usam hardware AMD em sistemas como Manjaro sem qualquer problema. O próprio @fastos2016, que comentou aqui no tópico, usa hardware AMD no Fedora e funciona muito bem.
Não entendi esses links antigos do DistroWatch que você mencionou. Eles falam apenas de aceleração de hardware para codecs proprietários? Isso é algo bastante restrito e está longe de significar que “não funciona com AMD”.
Codecs esses que, inclusive, são utilizados pelo Steam Remote Play e funcionaram normalmente aqui na minha placa AMD (RX 7600 XT) no Debian, no Arch e no Zorin OS.
Imagino que você tenha comprado a RTX 4070Ti para jogar em 1440p ou 4K. Nessas resoluções, o upscaling realmente faz sentido. Mas, embora o DLSS esteja à frente, o FSR está melhorando continuamente.
Em 1080p, eu diria que qualquer tipo de upscaling fica ruim. A perda de qualidade é notável, seja FSR ou DLSS.
A minha GTX 1070Ti eu peguei na Black Friday de 2018. No começo de 2020 eu comecei a usar Linux. Aí aguentei até o começo deste mês, quando migrei para a AMD. Então também peguei uma placa da Nvidia sem saber que usaria Linux (para ser sincero, eu mal sabia o que era Linux). ![]()
Eu não sou a favor de usar mesa Nonfree, mesa 32bit,mesa3D,OpenH264 ou compilar a mesa como o manjaro recomenda , acelerar a maquina usando obs, vlc, e tantas outras gambiarras, eu ja testei varias gambiarras do fedora discuss , forum manjaro e do suse as minhas maquinas ficaram esquentando e com as fans super aceleradas,bateria no notebook não dura nada,ontem mesmo de teimoso eu instalei o Fedora 40 no meu desktop AMD Ryzen 7, ele ficou iniciando com 2g, videos com péssima qualidade com consumo de 2.4, e ainda fiz essas gambiarras aqui serviço em vão . https://fostips.com/hardware-acceleration-video-fedora/
Só muda que você não vai conseguir decodificar vídeos MP4 usando a GPU. De resto é literalmente a mesma coisa do Mesa sem ser “free”, compilado a partir do exato mesmo código fonte com as exatas mesmas chaves.
Aliás, Fedora é a única distribuição que faz essa distinção (já que eles são hospedados e têm representação legal nos EUA, onde codecs podem ser protegido por patentes).
DistroWatch não é atualizado a muito tempo, vcs precisam parar de se “atualizarem” por esse site urgente ou esse site devia sumir logo de uma vez
Tenho um hardware legado, bios legacy core i5 da 2° geração, e o fedora ta voando nele com Plasma Desktop
nobara é base fedora, quando fedora remover o xorg dos repositorios, nobara vai junto nessa
Então este assunto é Complexo! eu acompanho este negocio de codecs, aceleradores vaapi, desde que as Distro teve que remover o benditos, e por eu só ter maquinas AMD Ryzen eu tive que estudar esse assunto, no Fedora Discuss tem pessoas oferecendo $ Dolares para quem conseguir resolver o assunto!! no manjaro o PHILL proibiu este assunto no forum do Manjaro pois falou que não vai correr o risco de pagar multas e quem não gostar de usar coisa NonFREE que ele mesmo falou que não fica legal, ele indica os usuarios a usar Archlinux ou endeavourOS, ou até Ubuntu pois os servidores do Ubuntu estão em uma ilha no fim do mundo aonde não correo risco de pagarem multas., tudo que eu falo aqui esta nos foruns que eu citei, ja a Suse que tem o mesmo problemas de codecs ela é uma distro que eu ja não gosto dela, então nem perdi tempo em estudar ela.
no gnome, a equipe KDE-Sig removeu o Xorg do Plasma Desktop por da muito trabalho de manter 2 ambientes graficos
isso no gnome, Plasma ja removeram
Sim, tenho um LG 1080p 144hz e um Samsung 4k 60hz, o que não roda em 4k jogo em 1080p, Cyberpunk e LEGO Fortnite foram os únicos games que não rodaram no máximo em 4k aqui, mesmo com DLSS em Balanceado. O Fedora foi o único sistema que tive 0 problemas com o hardware que uso (salvo o bug com o gnome).
Vou testar no meu notebook antes de repassar pra máquina principal, ver se me adapto.
Fedora roda Lindamente em AMD tranquilamente de olhs fechados com pé nas costas, cuidado com as informações que soltam, distrowatch nao é confiavel, nao é atualizada, drivers AMD são direto no kernel linux, qualquer distro Linux hoje recente roda AMD tranquilo
influencia na aceleração de hardware, pois no fedora eles removeram codec H264 por ser proprietaria, entao recomendo usar apps flatpak de preferencia ou instale o RPM Fusion
Tanto base Arch quanto openSUSE (Leap e Tumbleweed) nunca tive problemas. Quem usa Manjaro propriamente dito hoje aqui por casa é meu pai, e é num notebook híbrido com Intel + Radeon.
Olha umas da gambiarras que a propria Fedora ensina a fazer acelerando com navegador, e no fedora discuss tem dicas de todos os tipos e até oferta de $$ para que conseguir resolver kkkk.Firefox Hardware acceleration - Fedora Project Wiki
basta usar flatpak pra aceleração de hardware nos navegadores