Fazer um script shell iniciar com o sistema corretamente

Eai galero, belezo?

Ontem eu tava fazendo os testes de escala de tela pro meu monitor e consegui achar um tamanho que ficasse bom. Enfim eu fiz um script basicão pra aplicar a escala no meu monitor secundário.

#!/bin/bash
xrandr --output VGA1 --scale-from 1600x900 &
killall plasmashell
pkill -9 latte
nohup plasmashell &
nohup latte-dock &
exit

Até aí tranquilo, o script funciona toda vez que eu aciono ele de maneira manual, pelo terminal ou dando 2 cliques pra executar pelo gerenciador de arquivos
Então o que me faltava era poder fazer com que ele iniciasse junto com o sistema ou imediatamente depois dele.

Eu tentei com um arquivo .desktop na ~/.config/autostart

[Desktop Entry]
Name=Scale
Comment=Scale display
Exec=/home/shadow/Scripts/testxrandr.sh
Terminal=false
Type=Application

O que eu notei, é que usando o arquivo .desktop, ele inicia de maneira incompleta, apesar de aplicar a resolução ela reinicia e o shell do plasma (plasmashell) que o script fecha pra aplicar a nova escala não inicia de volta , sendo que acionado de maneira manual o script roda perfeitamente.

Eu fiz algo errado no arquivo .desktop? Ou no script? Tem outras maneiras pra tentar fazer ele iniciar com o sistema ou imediatamente depois?

Desde já agradeço pelas respostas, obrigado.

Vc pode colocar o script para iniciar junto a sessão apontando o caminho para o mesmo, no Gnome e no Mate isso é possível mais não sei como funciona no kde (sei que ele tem uma parte de configurar sessões), outra forma talvez seria iniciar o script via systemd.

1 Curtida

Acabei conseguindo fazer o que eu queria aqui
joguei o comando do xrandr pra /usr/share/sddm/scripts/Xsetup
e agora ele seta as configs do xrandr perfeitamente, acabou que eu não precisei de fazer um script de inicialização, mas vlw pela ajuda aí

1 Curtida