Quando o @Dio publicou o artigo do @Ariel_Bonfim sobre o arquivamento do Neofetch e as alternativas disponíveis, a única coisa que eu sabia, é que havia “muitas” – mas eu só lembrava do Neofetch e do screenFetch – que eu tinha incluído no Conky para vigiar se estavam se comportando como deviam:
O Neofetch era super-popular, mas continuava com o “cálculo antigo” do uso de Memória RAM. – O screenFetch já tinha mudado para o “cálculo novo”, mas ninguém usava (e eu não entendia porquê).
Naquele momento, vários outros sites também publicaram listas com alternativas ao Neofetch:
Fiquei até espantado, porque nunca tinha visto vários desses nomes. – Nos Fóruns e Comunidades, também vi colegas falarem de alguns “fetch” que eu não conhecia – mas o Fastfetch foi o mais citado e aceito. – Outros nomes parece que acabaram caindo no vácuo.
Reiniciar o computador para carregar uma distro após outra – só para ver se tinha isso tudo no repositório de cada uma – poderia ser bastante demorado.
Então, pesquisei pelo PGKs:
Pesquisei “fetch” também no Repology, hoje, para um quadro mais amplo. – Encontrou 200 projetos, mas a maioria refere-se a “buscar” (“fetch”) emails, músicas, vídeos, certificados, Github etc. – mas não incluiu Macchina nem Archey, que não têm “fetch” no nome.
Filtrei apenas os que estão presentes em 3 ou mais “famílias de repositórios” – (onde Debian + derivados são 1 “família”, por exemplo). – O total caiu para 37 projetos; ainda incluindo muita coisa que não é o que eu procurava.
O Repology só oferece “ordem alfabética”, então copiei, colei numa planilha, e classifiquei por ordem decrescente de “Spread” (Spr), ou seja, o número de “famílias de repositórios” em que cada projeto está incluído. – Ocultei as linhas com projetos alheios ao assunto. Ficaram 14 projetos. — Acrescentei Macchina e Archey, que tive de procurar em separado, e o número subiu para 16:
Quando um projeto está em apenas 2 repositórios, em geral trata-se do AUR (86.000+ pacotes) e do NixPKG (100.000+ pacotes). – Centralizei minhas experiências no Arch + AUR.
No AUR, apareceram 308 pacotes. – Mais uma vez, muitos deles são para buscar (“fetch”) emails, músicas, vídeos, Github etc. – Copiei tudo, colei numa planilha.
Apareceu Macchina, porque tem “fetch” na Descrição – mas não Archey – que tive de procurar e acrescentar manualmente.
Classifiquei por ordem decrescente de “popularidade”. – Fui ocultando as linhas com pacotes fora do escopo – e printei a primeira página, com o que ficou acima da “linha do horizonte”:
Nessa brincadeira, acabei instalando 17 “meme-fetch” no Arch Linux.
Criei um script para calcular o uso de RAM (T-A), 5 minutos após o boot – e registrar quanto cada “fetch” indicaria. – Coloquei os resultados na planilha.
Verifiquei que, desses 17 “meme-fetch”:
-
5 ainda utilizam o “cálculo antigo” do uso de RAM (-23%)
-
2 utilizam o “cálculo muito antigo” (-40%)
-
2 não indicam o uso de RAM
Ficariam 8 ferramentas, que fazem o cálculo correto – mas dessas, eu não recomendaria o screenFetch. – Em resumo, é um código feito de “puxadinhos”, acumulados com desleixo ao longo dos anos, sem nunca ser revisto e organizado. E a última versão já fez alguns aniversários.
De qualquer modo, tanto o screenFetch quanto o Neofetch são feitos em Shell, mais lento do que as alternativas em Rust, C, Python. – A quantidade de informações também influi: – Alguns feitos em Shell, que buscam (fetch) pouquíssimas informações, são mais rápidos do que os que exibem muitas informações.
Fiz outro script para medir os tempos de execução – e acrescentei os percentuais de código, fornecidos pelo Github de cada um:
Os tempos de execução parecem um pouco maiores no openSUSE, no Debian e no Fedora – e menores no Redcore, por exemplo – mas há algumas surpresas:
E agora… quem poderá nos ajudar?
Até aqui, somente dados “objetivos”: – Facilidade de acesso (repositórios), tempo de execução, cálculo do uso de RAM, linguagem utilizada, versão mais recente etc.
Quando um “meme-fetch” está em muitos repositórios “oficiais”, significa que muita gente está olhando, reportando problemas etc.
Avaliar a “data da última atualização” – ou o grau de “manutenção × desleixo” – é um pouco mais trabalhoso.
A data no AUR tem pouco valor, pois há casos em que foi colocada lá uma versão lançada 2 anos antes. – A data significativa é a do lançamento da versão no Github (ou GitLab, ou Codebert, ou outro).
Abandono? Desleixo? – Alguns projetos, é fácil ver que tiveram 100 versões ao longo de 2 ou 3 anos, e os bugs ou pedidos de melhoria são resolvidos em pouco tempo. – Outros projetos, foram lançados em 1 dia, tiveram 2 ou 3 versões novas no dia seguinte, e ficou nisso. Se são antigos, é fácil ver o abandono. – Mas, se foram lançados na semana passada, só o tempo dirá se são fogo-de-palha ou se continuarão recebendo atenção.
A escolha de um pacote – e o exame desses pequenos detalhes – cabe a cada um.
Cada caso é um caso
treefetch
O treefetch é simples e descomplicado: – Você pode escolher uma árvore de Natal ou um Bonsai.
Fastfetch
O Fastfetch exibe um ror de coisas (pelo menos aqui, onde tenho um ror de partições) – mas já traz um monte de configurações alternativas. – O mais simples é mandá-lo usar uma das 20 configurações pré-definidas (presets). – Por exemplo:
fastfetch -c neofetch
Exemplos:
Archey3
O Archey3 pode ser facilmente configurado para usar outras cores, ou eliminar algum item que você não queira exibir. – Não fui além disso – nem sei se permite mais.
HyFetch
Ao executar o HyFetch pela primeira vez, ele inicia a configuração, em 5 passos simples. – Detectou o “color mode” (RGB) e o “background color” (Dark) do sistema. — Passou direto ao item 3, onde o usuário pode escolher entre 54 “flags” (padrão: Rainbow); — no item 4, escolher o brilho, entre 50% e 80% (padrão: 65%); — e no item 5, o alinhamento das cores, entre horizontal (padrão), vertical e várias opções randômicas.
Essa configuração pode ser re-feita a qualquer momento:
hyfetch -c
O HyFetch traz junto o Neowofetch – um “Neofetch atualizado, corrigido, e bem mantido”, que é quem faz todo o trabalho. – O HyFetch apenas acrescenta as cores ao Neowofetch.
Para configurar as informações que serão exibidas do lado direito, deve-se configurar o Neowofetch – do mesmo jeito como se configurava o Neofetch.
Caso tenha o Fastfetch instalado, o HyFetch poderá usá-lo – e o tempo de execução será bem mais rápido:
hyfetch --backend fastfetch
Neowofetch
O “–help” do Neowofetch tem 287 linhas — com uma infinidade de configurações — na mesma linha do Neofetch.
Pelo parâmetro --version
, identifica-se como “Neofetch 7.3.11”.
A situação pode ser resumida assim, no Arch Linux — mas também no Fedora 40 ou no openSUSE Tumbleweed, com os devidos ajustes:
$ whereis hyfetch
hyfetch: /usr/bin/hyfetch
$ whereis neowofetch
neowofetch: /usr/bin/neowofetch
$ pacman -Ss hyfetch
extra/hyfetch 1.4.11-2 [installed]
Neofetch with LGBTQ+ pride flags!
$ pacman -Ss neowofetch
(nada)
$ neowofetch --version
Neofetch 7.3.11
$ hyfetch --version
Version is 1.4.11
Archey4
O Archey4 executava em cerca de 1.400 ms, de 19 até 24 de Maio – quando passou a demorar 12.000 ms, sem que eu tivesse alterado qualquer configuração na UEFI Bios ou no Arch (que só atualizei no dia 26). – Criei o arquivo de configuração, desabilitei “WAN IP” – e o tempo de execução caiu para 200 ms.
Depois verifiquei que esse item chamava 3 sites. – O ping levou 5.000 ms para concluir que não há endereço associado ao primeiro – e 6 ms para concluir que o terceiro é desconhecido.
Nerdfetch
O Nerdfetch pode ser instalado sem “fontes nerd”, sem problemas. – Escolhi no repositório oficial do Arch uma fonte nerd qualquer, aleatória – e depois disso o Nerdfetch ficou mais biito.
pfetch-rs
Ao instalar o pfetch-rs (em Rust), tive de aceitar a remoção do pfetch (em Shell) – pois o binário e o comando são iguais em ambos, o que é incompatível
Conclusões?
Deixo de abordar os outros 9 “meme-fetch” – que utilizam cálculos ultrapassados do uso de Memória RAM (ou que não fazem cálculo nenhum) – ou o screenFetch, que cumpre seu papel, mas não recomendo.
Eles estão incluídos numa postagem do meu blog (abaixo) – devidamente classificados como “Errados”, “Muito errados” etc. – para não haver engano.
EDIT - (20 Junho 2024) - Refiz toda a postagem no blog, ao longo dos últimos 30 dias, à medida em que testava mais algumas ferramentas, corrigia erros etc. – e aproveitei para refazer igualmente esta postagem aqui no Fórum.
Uma das correções mais importantes, devo à ajuda do @freeQ – que destrinchou o uso do Neowofetch como “motor” do HyFetch (-b
, --backend
) – pois eu estava confundindo com o -c
, --config
do Fastfetch, como se pode ver pelo nosso diálogo nos comentários.