"Failed to set new efi boot target", erro ao instalar qualquer distro

Olá, estou com esse problema há dois dias e esgotei minhas fontes de informação.

Estou tentar instalar o Fedora Cosmic no meu notebook, que antes disso rodava windows 11.

Ao finalizar a instalação recebo o seguinte erro:

Soluções que tentei:

• Trocar de ISO;
  • Trocar de distro, tentei o mint e o erro ao final foi igual só o texto era diferente;
  • Formatar o SSD em um pendrive live antes de instalar o fedora;
  • Tentei formatar o SSD em GPT, criar as partições ANTES do processo de instalação;
  • Tentei instalar o grub dentro do fedora usando um pendrive live;

Já zerei todas as fontes na internet e já tentei todas as respostas possívies que as IAs atualmente pode dar, sinceramente não sei como instalar nada nesse computador.

Agradeço qualquer ajuda.

Hardware

seu NoBo é um NoBo mesmo ou um tablet em formato de NoBo? por exemplo, a positivo faz muito isso. vc fez a partição /boot/efi separada e formatada em fat32? já “limpou” as chaves EFI na BIOS?

Tentei em uma das soluções do chagpt.

Você acha que vale a pena repetir esse processo com mais atenção?

é um notebook mesmo

com um hardware que eu diria até bom

Você conectou na internet antes de iniciar o instalador?

Acho que não tentei fazer a instalação com a internet ligada, vale tentar reinstalar com wi-fi on?

Compensa demais, pode acontecer do instalador precisar instalar alguma dependência.

acabei de rodar a instalação de novo com wifi desde o começo, mesmo erro do post :confused:

update:

eu tenho um ssd secundário na máquina para guardar arquivos grandes :pirate_flag:

tentei instalar o fedora nesse ssd, o mesmo erro do post persiste

(to ficando sem ideia)

Na hora de escolher o particionamento como vc está fazendo?

Nossa mano que peripécias são essas! Em tempo de você de perder seus arquivos :sweat_smile::joy::joy:

Cara se o windows não for te fazer falta por algum tempo .. compensa vc fazer uma instalação padrão no hd principal. Deixa o instalador usar ele inteiro, tipo até vc se habituar com o Linux.

Faz backup do seu dados do windows, e depois desconecta o hd secundário da máquina para não correr nenhum risco.

Depois se não gostar voltar o Windows e tão rápido e fácil de instalar. Sei lá eu ia preferir fazer assim.

Bom dia.

Como está sua bios, efi ou legacy?

Como está o ponto de montagem do efi?

Ex.

/boot/efi

Qual o tamanho da partição do efi?

uma possibilidade seria limpar as chaves EFI na BIOS.

Estou deixando o instalador do fedora particionar e ocupar o disco todo

Eu tinha windows no HD mas estou apagando completamente para rodar só o linux mesmo.

Não estou tentando fazer nenhum dualboot e o hd secundário permanece vazio

Bios em EFI

As partições estão sendo feitas comp instalador do fedora calcula mas a partição o fedora cria com +/- 600mb

Tentei fazer isso usando um pendrive live, não obtive sucesso.

Se tiver um link ou algo para recomendar, agradeço

Isso é um sintoma comum de problema na NVRAM e/ou firmware (ou BIOS como alguns chamam). O instalador termina a instalação de arquivos e termina com falha ao instalar o bootloader, ou carregador de inicialização em português. Os mais usados são “grub” e o “systemd-boot”.

O programa tenta instalar a entrada da inicialização, e depois tenta conferir se a entrada foi gravada, e termina com erro.

Alguns pontos a ser analisados:

• Entrando na firmware, é possível ver a entrada referente ao sistema que você tentou instalar? Se sim, é só selecioná-la como padrão e pronto.
  • Há opção na firmware para bloqueio de entradas de inicialização?
  • É conhecido no modelo do seu computador algum bug da firmware? Se sim, é possível que esse problema já tenha sido corrigido por uma nova versão da firmware e será necessário fazer esse “update de bios” pro computador funcionar corretamente.
  • Já vi um caso onde a implementação errada chegava a lotar a NVRAM (lugar destinado a salvar quais são os sistemas instalados dentro da firmware). Eu fiz a remoção do “lixo” gerado e voltou a funcionar. Detalhes aqui: Dica: Sistema operacional não encontrado

aqui geralmente da erro na instalacao

1. quando tem erro na ISO, checo com o MD5,
  2. ou o formato do disco esteja para outra distro, exemplo,
    instalei recentemente o bluefin, logo em seguida tentei instalar outra distro, ele deu erro, na instalacao, tem que ir testando.

se nao der certo o software sera o hardware mesmo :smiling_face_with_tear:

Entendi, então pode ser alguma configuração da BIOS, confere como estão essas opções :

1. Em Boot Mode: escolha UEFI

2. Em security boot: deixe desabilitado

3. Em fastboot: deixe desabilitado

Fedora forum

Fonte arch

Boa sorte

:+1:

Solução

Execute

rm /sys/firmware/efi/efivars/dump-*

Para apagar entradas

E execute novamente o instalador