"Failed to set new efi boot target", erro ao instalar qualquer distro

Coloquei o fedora como primeira opção de boot

O boot passa rapidamente por essa tela (mals a foto horrível), mas a msg que aparece é UEFI Firmware Settings.

depois o computador volta para bios

sessão de boot da BIOS

Vou procurar como atualizar a BIOS, desde já obrigado pela resposta

eu coloquei uns prints das opções de boot da minha BIOS na resposta para o @Deleterium

https://plus.diolinux.com.br/t/failed-to-set-new-efi-boot-target-erro-ao-instalar-qualquer-distro/80530/17?u=doretox

1 curtida

A máquina em questão é um Galaxy Book2. Estou digitando aqui de um, que é meu computador querido do dia a dia (a diferença em relação ao modelo em questão é que o meu é com Core i3). Tem Linux rodando aqui faz tempo. Nunca tive problemas significativos com distribuições de Linux em notebooks Samsung. Distros dos ramos Debian/Ubuntu, Arch e Fedora, pelo menos.

Isso me faz supor que o problema seja uma particularidade do notebook em si, em vez de um problema dessa linha de Galaxy Book2. (Já basta a notória falha da bateria para atormentar os donos de Book2…)

ATUALIZAÇÃO: Temos o relato de um dono de Galaxy Book2 NP550xed que instalou o Ubuntu sem problemas. Ele observa que certas alterações no funcionamento do computador são possíveis apenas no Windows, pelo programa Samsung Settings, então é conveniente manter o Windows, em dual boot ou ambiente virtual.

systemd-boot?

Se for tem que deixar o /boot em fat32

Se não dá este erro que não lê as entradas

/boot/efi - fat32

/boot - fat32

O outro erro parou?

Grub era para funcionar.

Recomendo no grub

/boot - ext4

/boot/efi - fat32

Exemplo grub

/boot 500 a 1G

/boot/efi 300M

/

/home

1 curtida

Eu já rodei linux nesse notebook normalmente, mas precisei instalar windows e quando formatei tive esse problema

1 curtida

O particionamento foi feito assim

depois na instalação a mesma falha persiste

Chegou a fazer isso

Solução

Execute

rm /sys/firmware/efi/efivars/dump-*

Vou ler os links que passei para ver se é isso mrsmo

1 curtida

rm: cannot remove ‘/sys/firmware/efi/efivars/dump-*’: No such file or directory

Mas existem bastante arquivos dentro desse diretório

No momento nao posso, mas vou ler a documentação

Ok vi que tem outro jeito, mas vejo depois direito

efi_no_storage_paranoia kernel parameter to disable kernel UEFI variable storage space check that may prevent writing/modification of UEFI variables.

Ao iniciar o imagem no grub da imagem do fedora

Tecle e para entrar nas opções da linha do kernel.

E adicione na linha do kernel

efi_no_storage_paranoia

Depois tecle F10 para continuar.

Teste novamente a instalação.

Mas não aparece o grub, e no pendrive modo live não aparece nenhuma opção de kernel

No momento não tenho como ver.

Mas todo sistema tem o kernel de inicialização.

Depois vejo , e te passo o caminho

1 curtida

instalei numa vm

segue o caminho

Tecle a tecla e para editar

Depois aperte F10

Inicie a instalação e veja se funciona agora.

1 curtida

O sistema está instalado. O que você pode fazer é tentar iniciar o sistema “manualmente” via grub do instalador. Ou seja, você utiliza o menu do grub da mídia de instalação, mas em vez de iniciar uma nova instalação você irá ao prompt de comando do grub e irá comandá-lo a iniciar o sistema já instalado anteriormente.

Leia esses 2 tópicos para aprender como inicializar manualmente:

1. Não consigo inicializar o Windows 11 - #16 de Deleterium Nessa postagem (só precisa ler a minha) eu ensino passo a passo como inicializar o Windows. Embora não seja isso que você vai fazer, já pega o jeito pois está bem detalhado.
  2. Problema de boot em linux mint criptografado Leia as 4 primeiras postagens. A minha explicando como usar o comando configfile é a que você irá usar para carregar o grub que já está instalado no seu disco.

Ao executar corretamente o comando ‘configfile’, irá aparecer o menu do grub conforme foi instalado no disco e você poderá iniciar o sistema.

Uma vez iniciando o sistema, então poderá tentar 1) escrever novamente o grub, ou 2) forçar o grub a escrita no modo de mídia removível, ou ainda 3) editar manualmente as entradas com o comando efibootmgr, ou ainda 4) mover os arquivos .efi simulando uma instalação do windows.

Um programa de reparo e reinstalação do GRUB ou outro boot manager pode ajudar de modo bem prático. Dá para baixar uma ISO para carregar uma sessão live do pendrive e deixar o programinha fazer o trabalho dele.

Conseguiu fazer o procedimento?

não consegui, desculpa

Galera deixo aqui o posto como ENCERRADO da minha parte, não consegui resolver. A mãe de um amigo precisou de um computador, estalei o windows para ela e vendi a máquina.

Obrigado por todos que ajudaram

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.