A máquina em questão é um Galaxy Book2. Estou digitando aqui de um, que é meu computador querido do dia a dia (a diferença em relação ao modelo em questão é que o meu é com Core i3). Tem Linux rodando aqui faz tempo. Nunca tive problemas significativos com distribuições de Linux em notebooks Samsung. Distros dos ramos Debian/Ubuntu, Arch e Fedora, pelo menos.
Isso me faz supor que o problema seja uma particularidade do notebook em si, em vez de um problema dessa linha de Galaxy Book2. (Já basta a notória falha da bateria para atormentar os donos de Book2…)
ATUALIZAÇÃO: Temos o relato de um dono de Galaxy Book2 NP550xed que instalou o Ubuntu sem problemas. Ele observa que certas alterações no funcionamento do computador são possíveis apenas no Windows, pelo programa Samsung Settings, então é conveniente manter o Windows, em dual boot ou ambiente virtual.
O sistema está instalado. O que você pode fazer é tentar iniciar o sistema “manualmente” via grub do instalador. Ou seja, você utiliza o menu do grub da mídia de instalação, mas em vez de iniciar uma nova instalação você irá ao prompt de comando do grub e irá comandá-lo a iniciar o sistema já instalado anteriormente.
Leia esses 2 tópicos para aprender como inicializar manualmente:
Não consigo inicializar o Windows 11 - #16 de Deleterium Nessa postagem (só precisa ler a minha) eu ensino passo a passo como inicializar o Windows. Embora não seja isso que você vai fazer, já pega o jeito pois está bem detalhado.
Problema de boot em linux mint criptografado Leia as 4 primeiras postagens. A minha explicando como usar o comando configfile é a que você irá usar para carregar o grub que já está instalado no seu disco.
Ao executar corretamente o comando ‘configfile’, irá aparecer o menu do grub conforme foi instalado no disco e você poderá iniciar o sistema.
Uma vez iniciando o sistema, então poderá tentar 1) escrever novamente o grub, ou 2) forçar o grub a escrita no modo de mídia removível, ou ainda 3) editar manualmente as entradas com o comando efibootmgr, ou ainda 4) mover os arquivos .efi simulando uma instalação do windows.
Um programa de reparo e reinstalação do GRUB ou outro boot manager pode ajudar de modo bem prático. Dá para baixar uma ISO para carregar uma sessão live do pendrive e deixar o programinha fazer o trabalho dele.
Galera deixo aqui o posto como ENCERRADO da minha parte, não consegui resolver. A mãe de um amigo precisou de um computador, estalei o windows para ela e vendi a máquina.