Dica: Sistema operacional não encontrado

Ontem retirei o hd antigo do notebook para ficar usando apenas o ssd que tinha instalado algumas semanas atrás. Teoricamente estava particionado corretamente com apenas um sistema operacional, partição EFI e swap.

Retirei o hdd e não carregou o GRUB. Aviso de “operating system not found”.

Iniciei com o um grub via pendrive, carreguei a distribuição e instalei o grub. Reiniciei o computador e mesmo problema.

Instalei o grub novamente com modo --verbose e deu aviso que não tinha conseguido criar uma entrada de boot “no space left in device”.

Apaguei todos os arquivos *dump* da NVRAM com o comando cd /sys/firmware/efi/efivars/ depois ls *dump* que mostrou vários arquivos entupindo a NVRAM e finalmente rm *dump*

Instalei novamente o grub em modo verbose. Sucesso, nenhum erro reportado.

Reiniciei o computado, novamente não carregou o grub…

Pensei que o particionamento estava errado, mas estava correto com a primeira partição marcada como “EFI partição”.

Daí criei manualmente uma entrada na NVRAM com o comando efibootmgr --create. Reiniciei o computador e mesmo erro…

Já perdendo as esperanças resolvi comparar a saída do blkid com o outro computador e a partição EFI tinha label. Achei estranho e formatei de novo a partição com mkfs.vfat. Instalei o grub pela milésima vez e funcionou!

Tentei lembrar como que foi feita essa partição EFI, e tinha sido alguns anos atrás durante a instalação do windows em modo automático. Funcionou durante anos no outro notebook, mas esse mais antigo simplesmente não detectava essa partição como efi válida. Depois do comando para criar novo sistema de arquivo sem label nem nada, funcionou.

Fica a dica pra quem enfrentar problemas parecidos quando estiver trocando um disco de um computador para o outro e não carregar o grub “nem com reza brava”.

5 curtidas