Erro shim-signed na instalação do Kubuntu

Oi, pessoal. Eu estava tentando instalar o Kubuntu 21.04, mas bem no finalzinho da instalação acontece esse erro:

Erro ao instalar shim-signed
o subprocesso instalado, do pacote shim-signed, o script post-installation retornou erro do status de saída 1.

Eu tenho Windows 10 instalando nessa mesma máquina e queria instalar também o Kubuntu. Não consigo entender o porquê desse erro, fico feliz se me ajudarem. Obrigado.

Não tenho total certeza nessa área por eu não usar grub,mais se eu não me engano esse erro acontece quando você esta com o secure boot habilitado,tente procurar na sua BIOS como desabilitar e tente novamente.

Já está desabilitado, mas mesmo assim não funciona.

Você esta usando bios ou efi? tente mudar o boot da live cd então,se estiver no uefi mude para bios e vice-versa.
*Se você tambem tiver fastboot na bios desabilite.

1 curtida

Boas vindas ao fórum :wave:

Usou qual programa para criar a mídia de boot? Já tentou o Kubuntu 20.04? Versões não LTS costumam dar dor de cabeça mesmo

1 curtida

Usei o Rufus. Nunca usei Linux, então só tentei instalar a versão mais recente. Acho que vou tentar instalar esse então

1 curtida

Tente dar uma olhada no etcher. ja tive varios problemas com rufus…

1 curtida

Não sei se entendi direito, não conheço bem. Mas não encontrei a opção de UEFI ou Legacy na minha BIOS, mas o Windows está em EFI, então suponho que está em UEFI.

1 curtida

Nos “sabores” do Ubuntu (Kubuntu, Ubuntu, Lubuntu, Ubuntu Mate, etc), possuir uma numeração maior não é sinonimo de ser melhor. Versões não pares, no caso os dois primeiros e os ultimos digitos, são versões voltadas a testes, para a Canonical (empresa por trás do Ubuntu) ver o que poderá ser adicionado na versão de longo termo de suporte, LTS. Por você ser um usuário novato/leigo, evite de usar versões non LTS. :vulcan_salute:

1 curtida

Ok,então provavelmente é descartavel a ideia de ser problema com bios.
Tente fazer o pendrive com o etcher,se você realmente gostar do rufus deixe ele no modo UEFI

Obrigado pela explicação, vou tentar instalar a versão LTS. Poderia me tirar uma outra dúvida? Estou fazendo três partições para a instalação: 550 MB para o EFI, 6GB para a swap area, e o restante para o Ext4 com mount point “/”. Tá tudo bem assim?

1 curtida

Já está em UEFI. Vou tentar trocar para o Etcher.

1 curtida

Acho que com partição ta tudo ok. Mas porque você esta optando por fazer manualmente ? não seria mais “util” o “modo” dual boot? E pra estar fazendo isso você colocou a “bundle” BOOT na partição efi?
Dê uma olhada no tópico : Como fazer dual boot com Windows e Linux sem dores de cabeça
e se tiver tempo olhe o video.

O Kubuntu sempre me trouxe o mesmo problema. Nunca consegui entender e tentei absolutamente de tudo (Etcher, Rufus dd e ISO). Não era para ter de desabilitar o Secure Boot. Não entendo como não consegui instalar a versão 21.04 com Secure Boot.

1 curtida

Vi um tutorial que era assim e tentei seguir apenas. No caso da versão do Kubuntu que eu tentei instalar, eu procurei mas não achei a opção boot.

Não sei o que o “bundle”, então não. Vou dar uma olhar no artigo e no vídeo, obrigado;

1 curtida

Seria como uma “marcação” para cada coisa,por exemplo,por ser uma partição de boot ,você teria que marcar como “boot”.

Quanto você tem de memória ram? A não ser que você hiberne a máquina com uma penca de programa “pesado”, 4gb está mais do que suficiente para swap.

1 curtida

Se for fazer dual boot mesmo, basta selecionar a opção “instalar ao lado do Windows” ou algo do tipo. A única preocupação será de escolher quantos Gb será ofertado para o Kubuntu durante a instalação.

1 curtida

citei o tópico porque parece que ele está optando por manual,so que realmente,é muito mais facil o modo “instalar ao lado do Windows”…

Eu tenho 4GB. Vi gente dizendo que era para alocar entre 1 a 1.5 vezes a quantidade de RAM. Preferi optar pela quantidade mais alta. Mas se 4GM está bom tamanho, então vou alocar só isso mesmo.

1 curtida