Erro de Grub EFI em todas distribuições

Eu tinha Linux mint instalado no meu notebook Lenovo ideaped 320, tive que apagar por alguns motivos e agora esse erro vem acontecendo após instalar qualquer distro Linux na instalação, o secure boot está desativado e a iniciação rápida tbm, ta complicado tem quer usar apenas o windows 10.

Bem vindo ao fórum @N1t0!

Qual erro?

images
Este, desculpe se for um problema besta.

Quando criou a tabela para as partições, chegou a marcar como GPT?

Esta parecendo que não há a partição /boot ou /EFI. Como foi está o particionamento?

Criei 3 partições
Raiz em ext4 /
Swap
E boot/EFI em fat 32
No legacy eu consigo instalar sem este erro, mas no UEFI não está indo de jeito nenhum.

Confira que iniciou o sistema em UEFI para poder instalar o sistema em UEFI. Geralmente os pendrives bootáveis das distribuições tem os dois bootloaders.

Outro ponto que causou muita dor de cabeça para mim durante algum tempo foi que encheu a memória do firmware da placa mae, daí não adicionava nenhuma entrada de boot via “efibootmgr”. Tente ver qual a saída de erro no terminal virtual (geralmente o Ctrl+Alt+F4), onde o instalador geralmente despeja os erros…

Se for esse problema, tem que apagar cuidadosamente todos os arquivos com DUMP no nome que estejam nem um ponto de montagem do “efivars”. Descubra esse diretório com mount | grep efivars, e liste o conteúdo.

Vou verificar isso cara, obrigado.

Tem que reservar 100 a 200 MB para uma partição do tipo EFI.