Driver AMD Radeon HD 6750

E ai pessoal, eu estou tentando migrar do windows 10 para o Linux, instalei em dual boot o Ubuntu 19.04, já usei linux outras vezes e sempre adorei, mas tenho dificuldade em migrar totalmente, minha maior dificuldade é que por muito tempo dividi o computador com minha esposa, e ela achava um trabalho grande alterar o sistema na inicialização pelo grub (pode isso? kkkk).

Agora posso usar o linux tranquilo pra mim (larguei da mulher kkkkk, brincadeira to com ela ainda, mas ela tem o note dela agora).

Meu computador:
Placa Mãe:
Manufacturer: Gigabyte Technology Co., Ltd.
Product Name: Z68XP-UD3

Processador:
Intel® Core™ i7-2600K CPU @ 3.40GHz × 8

Memoria ram:
7,3 GiB

E placa de video:
Uso uma AMD RADEON HD 6750
No sistema aparece: AMD® Turks

Sei que a AMD por um tempo parou de produzir drivers para Distros linux, portanto sei que este não é o driver do proprietário (pelo menos é o que eu estou supondo) no site da AMD achei um driver da minha placa, mas o sistema lá é Ubuntu 14.10. Será que funcionaria bem? ou é melhor continuar com esse driver? ainda vou testar jogos com esse driver, mas se alguém já souber se funciona bem.

Obrigado pela atenção e Vamos de Linux.

2 curtidas

vc precisa add o ppa padoka e depois vai vir driver mais recente para sua placa amd

2 curtidas

Boa tarde afonso2k.
Tente baixar os arquivos .deb no link https://pkgs.org
Faça a busca po “Radeon” que os arquivos devem aparecer.
Eu tenho um notebook Vostro 3560 com a AMD Radeon HD7670M e consegui instalar no meu Deepin 15.11 com esses arquivos. Provavelmente dará certo pra você também.
No link já tem os arquivos .deb para Ubuntu de acordo com a versão que está utilizando.
Espero que ajude! ; )

1 curtida

renatonagis, muito obrigado pela dica, estou dando uma olhada aqui tem bastante coisa.

Mas de antes de mais nada vou pedir desculpas pela minha “leiguisse” mas não faço ideia de qual arquivo devo baixar, realizando a busca ele me mostrou os seguintes arquivos.

E muito obrigado pela prontidão, não esperava receber uma resposta hoje. =D

mais futuro add o ppa padoka

2 curtidas

Sim, o driver mesa (do ppa do padoka) funciona melhor em AMD do que driver proprietário.

3 curtidas

Não use o driver proprietário.

Para atualizar o Mesa driver com o PPA do Padoka como o pessoal falou siga o seguinte tutorial:

Só para esclarecer, com GPU’s AMD existem 2 drivers que você tem que usar, e os dois já vem instalados por padrão. O primeiro é o driver da placa de vídeo (chamado “amdgpu” para as placas mais novas ou “radeon” para as placas mais antigas. Algumas placas intermediárias suportam ambos). O segundo é o Mesa driver, que é esse que a galera ta falando. O Mesa driver não é exatamente o driver da placa de vídeo, mas sim uma implementação para o OpenGL e também é necessário.

Para manter o Mesa driver atualizado na melhor versão siga os passos do tutorial acima.

Já o “amdgpu” ou “radeon” já vem com o Kernel, ou seja: não precisa instalar. Para verificar qual dos dois você está usando e se há como alternar entre eles rode o seguinte comando:

lspci -k | grep amdgpu

Poste aqui o resultado deste comando.

3 curtidas

Ah, e para responder esse post, não baixe nenhum desses arquivos.

2 curtidas

Muito grato pela explicação, vou seguir sim esse tutorial para atualizar o mesa driver e depois executo o comando para postar aqui o resultado, muito obrigado.

1 curtida

sudo lspci -k | grep radeon

Kernel driver in use: radeon
Kernel modules: radeon

glxinfo | grep “OpenGL version”

OpenGL version string: 3.1 Mesa 19.1.2 - padoka PPA

Ai estão os resultados dos comandos. Obrigado pessoal.

Meu único comentário é com relação a identificação no parte de detalhes das configurações que continua como AMD® Turks Provavelmente não vai mudar mesmo né?

1 curtida

Se estar com um kernel mais atual e a ppa Padoka ativado não precisa fazer muita coisa, mas o problema é que a sua placa de vídeo não tem suporte a Vulkan, requerendo rodar os games em OpenGL o que não sei se nessa placa tem um ótimo desempenho já que em OpenGL sempre ouvi falar que as placas da AMD não é muito boa, mas não custa tentar :wink:

Realmente, a única coisa que notei é que no ubuntu 18.10 eu conseguia jogar league of legends pelo outros, no 19.04 eu consegui instalar, o cliente abre, consigo entrar na seleção de personagens, mas quando é pra ir pro jogo ele entra em tela cheia, trava 3 segundos e me desloca do usuário fechando tudo que tava aberto. Mas acho que isso já é questão para outro tópico.

Mas de qualquer forma obrigado pessoal, só pra finalizar o tópico, poderiam me indicar um bom aplicativo para fazer um benchmark no ubuntu 19.04? Obrigado.

1 curtida

Tem o GeekBenchmark e o Phroronic Test Suite (esse é mais avançado) para benchmarks mais simples tem o hardinfo, e para placa de vídeo dá para usar o Unigine Heaven

É, infelizmente a tua placa não suporta o driver “amdgpu”, e como já falaram também não suporta Vulkan. Se tu já está com o PPA do Padoka não tem mais nada que tenha que ser instalado ou atualizado quanto à isso.

Uma coisa que talvez possa melhorar o desempenho em alguns jogos é o seguinte:

1 curtida