Do Crystal Linux com KDE Plasma para o EndeavourOS

Do Crystal para o Arch

Eu tinha feito um bom upgrade em meu notebook: de 8 GB para 32 GB de RAM e de 256 GB para 2 TB de SSD. Eu estava usando o Crystal Linux, e que estava me atendendo relativamente bem.

Mas acabei decidindo por instalar o Arch Linux, que é outra distro que eu estava curioso para usar, mas que não deu muito certo, pois o Arch estava consumindo muita bateria em meu notebook.

E eu estava com uma certa curiosidade com o Plasma. E com isso, comecei a testar algumas distros, no SSD que sobrou do Upgrade, até que comecei a testar algumas distros com o Plasma.

Primeiro com o OpenMandriva, que por alguns detalhes, acabei não gostando muito. Depois com o Crystal Linux com o Plasma.

Uma primeira experiência e finalmente usando Crystal Linux com KDE Plasma em definitivo

Tirando a seleção meio estranha de programas, achei a experiência com o Crystal Linux com o Plasma bem positiva. Como o Crystal resolveria o problema de Bateria, decidi instalar ele.

E a instalação foi bem tranquila, e depois do Boot, a experiência foi bem agridoce. Não pelo KDE Plasma (que é excelente), mas por algumas escolhas meio questionáveis por parte da equipe do Crystal. Relatei toda essa experiência em meu Blog secundário:

TL;DR do post da Toca e outras observações

• A seleção de Aplicativos realmente não faz tanto sentido. Tem até um aplicativo para preparar chá, mas aplicativos como o Okular e o Gwenview nem sequer foram incluídos;
  • O xdg-desktop-portal-gtk estava ausente no sistema, fazendo com que as fontes dos aplicativos em Flatpaks estivessem muito grandes;
  • O system-config-printer estava ausente no sistema. Tive que instalar isso para poder configurar a impressora;
  • O Crystal Linux é um pouco inconsistente. Na minha primeira instalação do Crystal Linux Plasma, ele exibiu o assistente de boas-vindas da própria distro, já na segunda instalação, não;
  • Realmente o Plasma é um excelente ambiente. Gostei de ter configurações de coisas como o Gerenciamento de Energia, que no Plasma são bem mais completas;
  • O tema claro do Plasma é bem agradável. Não conseguia usar o Gnome com o modo claro, pois o Adwaita Light é MUITO branco. Já o Breeze Light é mais cinza, o que fica mais agradável;
  • O Dolphin é um excelente gerenciador de arquivos, mas sinto falta de ter algo como o Sushi;
  • Também sinto falta do Dolphin se adaptar a diferentes tamanhos, adotando um leiaute diferente quando ele está num tamanho menor, que é algo que gosto muito no Nautilus;
  • Pela primeira vez, consegui instalar a Impressora tanto no WiFi como no USB. Coisa que eu não conseguia no Gnome;
  • A Discover é uma boa loja. Achei ela mais estável que a Gnome Software.

E no final das contas, estou gostando da experiência de se usar o Plasma. Pode ser que talvez eu comece a usar

7 curtidas

Se eu estava com problemas com a Bateria no Arch Linux, estou com outro problema no Crystal Linux. Dessa vez, é a frequência da CPU.

Tem vezes que a CPU não passa dos 800 MHz e outras que fica presa nos 400 MHz e dá pra sentir que o KDE Plasma fica meio lento quando isso ocorre.

E isso ocorre tanto no modo de “Desempenho” quanto no “Balanceado”. E percebi que meio que demora pra CPU pegar no tranco e ir para 900 MHz a 1,7 GHz.

E também estou atualizando o sistema. Veio atualização para 97 pacotes.

Pimba! Foi atualizar o sistema, e ao reiniciar… novamente parou nessa tela.

Estarei instalando o EndeavourOS no lugar do Crystal Linux. Uma distro quebrar duas vezes, é inconcebível.

2 curtidas

Te recomendo a testar o Artix. Uso com Plasma e não deu erro até agora, até achei estranho que a versão do Plasma está desatualizada em relação ao Arch, está no 6.3.1.1-1 ainda.

1 curtida

Bom, pode ser uma distro que eu possa testar no futuro.

Tenta testar o KDE Neon.

1 curtida

Já estou instalando o EndeavourOS. É uma distro que achei interessante e que vêm com uma seleção de aplicativos mais decente.

Apesar de que, eu posso testar o KDE Neon no futuro.

Eu aprovo!! Tenho instalado aqui e não me arrependo.

Pronto, instalei o EndeavourOS. Aproveitei as configurações anteriores da minha /home.

Agora só faltam instalar os Flatpaks que eu uso no meu dia a dia.

1 curtida

Já testou o Big? Acho que encaixa no que tu procura.

Ainda não testei o Big, mas é uma distro que acho interessante para testar depois. Talvez, eu tente ela no meu notebook antigo, para substituir o Linux Mint que tem nele.

1 curtida

Dá pra instalar os flatpaks com --user pra instalar na /home.

E esses Flatpaks ficam disponíveis quando instalar outro SO? Tipo, aparece imediatamente no menu de aplicativos?

Cara, fiz dual boot. Dividi 1 tera para Windowns 11 e openSuse Thumblweed com KDE Plasma. Recomendo o openSuse com KDE

1 curtida

Sinceramente eu nunca fiz esse teste, mas creio que sim, desde que tenha o binário do flatpak em si no outro SO.

É que eu acabei gostando da base Arch, por isso optei por uma distro nessa mesma base. O OpenSuSE é uma boa distro, mas que ainda não dei muita chance a ele. E pelo o que vi, até o Firefox tem pequenas alterações para ficar melhor adaptado ao Plasma.

Acho que é uma distro que eu me aventuraria, se eu fosse sair da base Arch.

Hum, esse é um teste que posso tentar fazer no meu SSD externo, que virou um campo de testes.

2 curtidas

Mas dá para instalar com KDE Plasma,foi o que fiz kkkkkkk

Sei que daria para instalar o Plasma no Opensuse, mas a base Arch me despertou mais interesse.

Duas Semanas com o KDE Plasma

Já fazem duas semanas que estou usando o KDE Plasma. E posso dizer que estou gostando do ambiente.

Acabei trazendo duas coisas que eu gosto do Gnome pra cá: O Seletor de Tarefas que mostra os aplicativos em todas as áreas de trabalho…

… E o comportamento de Áreas de Trabalho Dinâmicas, onde é deixada uma área de trabalho vazia. E fiz isso com um Script do KWin chamado “Temporary Virtual Desktops”

Mas claro, tem coisas que eu sinto falta do Gnome, como o Sushi, que era muito útil. Mas por outro lado, o Dolphin é bem flexível. Gostei bastante disso.

1 curtida

Uma distro KDE que funciona maravilhosamente bem “out-of-the-box”, na minha experiência, é o Fedora KDE. Eita bagulho bem otimizado. Tô usando a versão imutável no meu HTPC com alguns tweaks pra usar na TV (interface grande, abrir as janelas em tela cheia etc) e é maravilhoso. Testei no Debian 12 e foi uma boa experiência, mas não consigo me adaptar ao workflow, tive que fazer muitos tweaks e no final estava tentando deixar igual o Gnome rs, foi melhor me manter no Gnome mesmo, muitos anos de casa.

Menções honrosas ao opensuse tumbleweed, tô fazendo uns testes nele em VM e achei muito boa a implementação. Havia testado antes em baremetal e achei bem ruim na minha máquina, por alguma razão na VM está funcionando muito bem.

2 curtidas