Não faço ideia se é por causa do ambiente ou se é por causa do sistema mesmo. No Arch Linux com o Gnome, esse problema não acontecia. Mas esse problema se resolve reiniciando o computador.
Bom, aparentemente esse bug não aconteceu mais. Acho que é porque não atualizei por esses dias. Talvez, esse bug aconteça quando eu atualizo o sistema, mas não reinicio.
Btw, peguei mais um jogo numa promoção da Steam (que é o ATYLSS), e ele está rodando bem via Proton.
E depois de quase seis meses usando Linux, nem sinto tanta falta assim do Windows no meu computador doméstico. Ele ainda está em meu notebook antigo, mas faz um bom tempo que sequer inicio o Windows naquele notebook.
Bom, estou gostando bastante o EOS. A minha experiência com ele está sendo boa.
Vish… melhor passar meio longe dele xD
É um notebook que não uso muito desde que o meu Thinkpad se tornou o meu notebook principal. Aí para dar algum uso para ele, vou testar algumas distros nele.
Corrigindo, “é um notebook que eu não gosto muito” xD
Juro que quase lí assim. É a mesma coisa.
Desde que eu ví ele reiniciando e entrando naquela tela de update a lá windows antes de reiniciar de novo e entrar no sistema, eu já perdi a graça com ele. Kubuntu bem melhor, sem dúvida.
Tirando a questão dos problemas de som que já falei por aqui no fórum, o EOS atende perfeitamente. Eu estou usando o OpenMandriva Lx agora com sua versão feita específicamente para CPUs Ryzen, por que eu lembro de ter lido em algum lugar que há um problema de geração nos Ryzen, o que pode causar esse problema de áudio que eu encontro. O único jeito de evitar seria com uma placa externa de áudio, tipo focusrite scarlet, mas sejamos realistas, nós moramos no Brazil. Não temos condições de ter coisas legais.
Como troquei de notebook eu resolvi dar uma chance ao Plasma novamente, usei o Kubuntu por pouco tempo.
Optei pelo Fedora para sair um pouco da base Debian/Ubuntu. Cheguei a tentar instalar uma distro Arch based mas eu teria que desativar o secure boot ou fazer aquela instalação manual dele na distro, então fui no Fedora.
Ainda me localizando e instalando as coisas.
O Arch tem o archinstall que facilita bastante a instalação. Mas mesmo assim, tem que configurar bastante coisa nele. Até tentei o Arch, mas o consumo de bateria do notebook estava excessivo.
Depois reclamam comigo quando falo q tem distros que não são polidas para uso em produção (uso pelas massas & foco no desktop). Cheia de problemas bobos e sem sentido.
Para mim, o Crystal com o KDE Plasma foi apenas uma infelicidade, porque a versão com Gnome achei muito boa. Apesar do EndeavourOS também não trazer o xdg-desktop-portal-gtk e o SANE por padrão, ele está me atendendo bem.
É uma distro que está rodando bem em meu notebook.
E acabei me aventurando em outros mares, pois queria experimentar outra coisa, e a base Arch está me atendendo bem.
Boa noite rapaz, eu ia dizer bom dia mais ainda é noite, então é boa noite mesmo kkk
Fico feliz em vê você melhorar seus equipamentos.
Em breve eu há de fazer o mesmo dando um monitor 4k de 43p para o meu peppermint.
É bom ter a possibilidade de montar tudo direitinho do jeito que se deseja, mas no final o que queremos é algo pronto que funcione do jeito do senso comum.
O que acontece é que a mentalidade do dev linux foge do sendo comum. Tá, consevar bateria é importante, mas se isso cagar a exibição de um áudio e fazer ter travadinhas lá e cá o tempo todo, não é o que a maioria deseja. Soa como desleixo, e falta de polidez.
Talvez vc esqueceu de instalar o power-profiles-daemon
Isso vc pode fazer uma vez e depois que tiver tudo funcionando perfeitamente faz um bash script para automatizar tudo se precisar reinstalar como o meu.
mas de todos os distros baseado no arch acho o endevour o melhor.