Estava instalado. Veio junto com o Gnome que eu tinha instalado via archinstall. Então, não sei se foi alguma configuração que tinha que fazer e não fiz.
Tenho gostado muito do EndeavourOS. Provavelmente ele será o meu Daily Driver por algum tempo.
Nessas horas vemos ainda mais claramente todo o trabalho que o pessoal tem ao disponibilizar distros mais opções de configurações automáticas na instalação e no pós instalação.
Bom, o Arch não foi feito para ser uma distro com configurações prontas, mas sim para você montar o sistema à sua maneira. Porém, a falta de conhecimento pode ser bem frustrante.
Sim com certeza, no passado muito distante cheguei a instalar o Arch, na época nem tinha Arch install.
Mas hj procuro mais as facilidades rsrs
Até tentei instalar o EndeavourOs e o BigLinux mas ambos vem sem o secure boot e aí não subiram.
De qualquer forma, eu desativo o Secure Boot. Então pra mim, não foi muito problema. Embora que para ter o Secure Boot, tem que fazer isso manualmente no EndeavourOS.
Que bom que encontrou um daily driver que te atenda.
Falando nisso, tambem encontrei algo que me agrade praticamente 100%, exceto pelo fato de nao ser uma distro independente.
Estou usando o Devuan Linux, que traz o Plasma 5.27.5, Kernel 6.1 realtime (tem disponivel nos pacotes), e o sysvinit. Eh uma distro estavel, funcional, facil de usar, roda bem no meu hardware, atende tudo o que eu preciso. Se fosse tudo isso, sem ser baseada no Debian (por varias razoes, algumas pessoais e outras nem tanto), estaria perfeito.
O Kde Plasma 6.3.4 ta muito bom, usei o gnome por muito mais tempo mas meu favorito agora é o plasma ontem instalei o linux mint com cinnamon p ver como esta e nem reconheceu minha placa de video, tive q intalar o ultimo kernel e fractional scalling quebrado, instalei o fedora 42 kde p testar e tambem esta muito bom apesar que não gosto dos effeitos q eles modificam do plasma original e aquele som de loggin logout é chato, na minha opnião a melhor experiencia do kde plasma é no archlinux/edevouros praticamente o plassma puro sem nada modificado.