valeu pela ajuda mano eu baixei ele por esse site LiveUSB Install - Live USB Creator ▷ Pendrive Linux e me redirecionou pro sourceforge o sourceforge é um site confiavel né?
@Jessey A já sei, eu acho que o Clonezilla não suporta SoftRaid.
Não conheço esse ai não, alguém sabe desse programa ai?
eu pesquisei no google e vi esse site ai ele me redirecionou pro sourceforge e baixei por ele
como assim softraid?
É um recurso(software) que faz 2 dispositivo virar 1 partição só com o dobro de armazenamento dos 2 dispositivos juntos é tipo uma fusão do dragon ball z sabe.
é esse aplicativo mano?

Eu não conheço esse ai que vc está usando, eu já ouvi falar do Rufus, desse ai nunca vi não.
@Jessey O site diz que o Rufus funciona com o Clonezilla, isso está no final da pagina.
vou testar então
é só eu colocar a iso do clonezila em um ssd externo hd externo ou pendrive quando eu for gravar ele no rufus?
Deve ter video de como usar o Rufus no youtube, assiste um video, é melhor, mas grava o Clonezilla em um pendrive, e quando inicializar o Clonezilla cria a imagem do disco do Windows no SSD externo, mas faz do SSD do Windows inteiro.
mas eu posso deixar a iso da distro linux que baixei no pendrive junto com o clonezila ou tenho que gravar a iso do linux em outro pendrive?
Grava a ISO do Clonezilla em um pendrive só para ele, será que vc tem 1 SSD externo e 2 pendrive?
tenho 2 pendrives de 16gb e tenho só um ssd externo mas eu não gostaria de mexer no pendrive que é a midia de instalação do windows 10 e esse outro pendrive tenho varias distros linux que baixei
Um, então já começa a gambiarra.
que gambiarra? o outro pendrive tenho varias distros linux mas eu posso remover elas porque não vou instalar esas distros no meu notebook só o linux mint 20.3
Uai, quanto de armazenamento tem ocupado no seu SSD do Windows no total?
o meu notebook é da positivo ele veio com aquele disco que não tem como trocar emmc e o espaço armazenamento dele é de 64gb