Eu perguntei ocupado, desses 64 quantos está ocupado?
tem 24,3gb de espaço livre disponivel
Esse calculo da 40GB ocupado, então a imagem do SSD vai ficar com no máximo 40GB ou menos que isso, se vc tiver um pendrive ai com esse espaço livre, ou o seu SSD externo tiver esse espaço livre não precisa excluir nada do SSD.
o meu ssd externo tem 240gb no total serve ele?
A imagem do SSD interno vai ter menos de 40GB ou no máximo 40.
mas serve o meu ssd de 240gb?
A parte do SSD vazia o Clonezila clona como zero e ai como é bits repetidos a compressão é de 99%.
Se ele tiver 40GB livre.
posso gravar a iso do clonezila no meu ssd?
O dispositivo que vc bootar o clonezilla ele fica inacessível, tem que ser outro, vc vai salvar a imagem do SSD interno no SSD externo. Vc precisa de 1 pendrive para o Clonezilla e um SSD externo, e o pendrive do Linux Mint, vc precisa de 2 pendrive e 1 SSD externo, já o pendrive do Windows que é o segundo pendrive que vc diz que tem o Windows, vc vai clonar ele inteiro no SSD e dps quando vc quiser recuperar seu pendrive do Windows vc restaura a imagem dele com o clonezilla a imagem dele que foi gravada no SSD externo, o SSD externo vai ficar com 2 imagem, uma do SSD interno e uma do pendrive do Windows.
@Jessey entendeu? o pendrive do Windows vc vai liberar ele para fazer o pendrive de instalação do Linux Mint, e vai fazer a imagem do pendrive do Windows no SSD externo para restaura o pendrive do Windows quando quiser usando a imagem clonada.
@Jessey NTFS não presta, se seu SSD externo estiver em NTFS faz uma partição nele em BTRFS para salvar as imagem.
Já instalei o Q4OS em um hardware semelhante e funcionou muito bem, e o mais interessante, é que dá para instalar ele a partir do Windows com um executável que instala o WINGRUB sem mexer no gerenciador de inicialização do Windows, se você não gostar do Q4OS, basta executar novamente o arquivo a partir do Windows e ele desfaz toda a instalação em dual boot:
https://www.q4os.org/dnt07.html
Dá para fazer a mesma coisa com o Puppy Linux e FatDog64 com o Lick:
Excelente dica! Eu havia me esquecido dessa opção do Q4OS, que é sensacional!
Não exige do interessado mexer em NADA. O sistema se instala como se fosse um programa para Windows, com dois ou três cliques a partir de um arquivo “.exe”. E desinstalá-lo exige outros dois ou três cliques.
Mamão com açúcar!
to vendo o video do youtube sobre como clonar um hd ou ssd com o clonezila se de certo eu te falo
@aguamole ja comecei a fazer a clonagem do meu emmc depois vou clonar o windows 10 que ta no meu pendrive tambem
Nao vou conseguir clonar a imagem do windows 10 que ta no meu pendrive porque meu notebook so possui 2 entradas usb e não tem uma terceira porta pra conectar os pendrives e o ssd externo so consegui clonar o disco do meu notebook
Clona para o pendrive para o SSD interno então uai, ai acabo de clonar entra no Windows no SSD interno e copia a imagem do pendrive no SSD interno para o SSD externo usando o Windows uai.
Vc não já clono o SSD interno? para o SSD externo? pois então, agora vc pode fazer o que quiser com ele que vc tem o backup.
Vou entao clonar ele pro emmc interno do notebook e depois copiar pro ssd externo
eu gostei muito do zorin os lite acho que vou usar ele quando o suporte do windows 10 acabar mesmo sabendo que o zorin os lite não terá mais continuação depois da versão 17.2 foi a distro que mais gostei e rodou super bem no meu atom e tambem ele se parece um pouco com o windows 7 10 e mac os se tornou minha distro favorita ele é muito facil de usar