Distros linux para notebook com processador intel atom x5-z8350

olá agora que o windows 10 vai perder o suporte em 2025 queria recomendações de distros linux pro meu notebook fraco essas são as configurações dele

Processador|Intel(R) Atom™ x5-Z8350 CPU @ 1.44GHz 1.44 GHz|
RAM instalada|4,00 GB (utilizável: 3,86 GB)
Tipo de sistema Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64

1 curtida

Boa noite.

Distro leve pra tu usar nesse pc, acredito que somente uma baseada em Arch com Xfce.

Ou voce instala o Arch puro, ou parte logo pro EndeavourOS que ja traz isso facilitado para voce.

Me parece bem estavel, e tem muitos programas disponiveis.

edit: pra nao assassinar o português.

3 curtidas

Se você for corajoso, experimente a versão com i3wm. Não é um ambiente de desktop, e sim apenas um gerenciador de janelas chamado i3. Como ele traz menos facilidades e recursos comparado com um DE (desktop environment, ambiente de desktop) padrão, você vai usar menos recursos do computador ainda. Mas se não gostar, de boa, não é pra todos. Fica no Xfce mesmo que é sucesso.

1 curtida

Para esta configuração, quanto mais simples e minimalista for o sistema, melhor será o desempenho dele. Se você for leigo, recomendo fortemente que faça uma instalação mínima do Debian e depois instale o XFCE. Caso não seja, use o Debian no ramo testing com Labwc + Btrfs (caso use SSD) + zram.

2 curtidas

Existem distros projetadas exatamente para computadores mais modestos e/ou antigos. Eis alguns ótimos exemplos:

O meu preferido para o contexto brasileiro é o Loc-OS, mas todos esses projetos são sensacionais.

3 curtidas

Também tem opção para vc do Ubuntu(não instale este), vc pode instalar o Xubuntu ou o Lubuntu estes 2 são bem leves, links da pagina de download a seguir:

Lubuntu
https://lubuntu.me/downloads/

Xubuntu

2 curtidas

Obrigado a todos pelas recomendações vou instalar as distros e ver qual se sai melhor no meu notebook

1 curtida

99% de todos os tutoriais e dicas postadas para o Ubuntu e Linux Mint vão funcionar no Xubuntu e Lubuntu.

Eu tive um tablet com processador atom 64bits e a UEFI era 32bits pensa na dor de cabeça para instalar o so kkk

1 curtida

Processador atom é o processador mais fraco kkkkk

1 curtida

Sugiro o Lubuntu.

1 curtida

Qualquer coisa que não seja um Gnome, poderá rodar legal nessa máquina. Talvez, o Plasma Desktop rode legal aí. E de distro Plasma, tem o TigerOS que tem desenvolvedores dele por aqui no Fórum e que podem te dar um suporte melhor.

Acho que você poderia testar o TigerOS e ver se ele funciona legal em seu Hardware. Mas se o TigerOS não funcionar legal no seu computador, poderia recomendar o Mint XFCE, Xubuntu ou o Ubuntu MATE. São distros que são relativamente fáceis de usar e que podem funcionar bem em seu computador.

Apenas corra de distros com o ambiente Gnome. Apesar de gostar do Gnome, não é todo computador que consegue rodar ele bem.

1 curtida

to com um problema agora no meu notebook depois que eu instalei o loc os eu não to conseguindo formatar meu notebook e nem excluir as partições ta dando erro ja fiz de tudo mas não resolveu o problema ta falando que o windows não pode ser instalado na partição porque o formato da partição tem que ta em ntfs mas ta em um formato de partição desconhecida e não to conseguindo mais instalar tambem o loc os porque fica pedindo pra criar uma partição efi antes não pediu e fiz o que ele pediu mas não adiantou nada esse print é o print do erro que ocorreu na instalação do linux mint o mesmo erro ta dando na hora de instalar outras distros

1 curtida

Também o que consumia menos bateria na época.

Vc tinha feito o backup antes?
Se sim, então tenta abrir o Gparted e clica em “create new partition table”, ai segue para a instalação abrindo o instalador na area de trabalho, ai quando chegar selecionar onde instalar, escolhe “Instalação assistida(apagar disco inteiro)” e siga em frente.

Lembra de clicar em “desmontar” antes de criar nova tabela de partição.

não eu não fiz backup porque eu só queria testar mas consegui voltar pro windows 10 e acabei desistindo de ir pro linux fiquei com uma dor de cabeça tentando resolver o problema que resolvi que vou ficar no windows 10 mesmo

1 curtida

Estou atualmente testando o LMDE num netbook com Celeron e rodou razoavelmente bem.

1 curtida

Recomendo um Debian XFCE, ou, se tiver conhecimentos avançados quem sabe um alpine linux com xfce, ja que o uso com gnome e e muito bom

1 curtida

Uma otima opção seria seguir as indicações do @Sergio_H pq o debian(independente do ambiente grafico) padrão e muito pesado e lento pra esse tipo de hardware
Se quiser tirar mais proveito ainda e usar o Archlinux ou suas derivadas(ex. EndeavourOS instalando com XFCE ou Manjaro com XFCE)

1 curtida

O colega que abriu o tópico se perdeu nas instruções de instalação da distro Linux e, pelo menos por enquanto, preferiu se refugiar nos confortos do Windows.

Caso ele queira tentar um sistema Linux de novo, eis um tutorial de instalação muito bem explicadinho, feito pelo próprio criador do Loc-OS:

Cómo hacer dual boot con Loc-OS Linux?

Como instalar Loc-OS Linux CORRECTAMENTE!

2 curtidas