Distros linux para notebook com processador intel atom x5-z8350

A maior dor de cabeça que eu tive e que eu nao conseguia excluir as particoes e nem criar tanto pra instalar o Windows quanto linux na instalação do windows 10 dava erro falando que o windows nao podia ser instalado no meu notebook porque o disco tinha que ta em ntfs e que o disco tava em em um formato de particao nao reconhecida e no linux nao consegui mais reinstalar o loc os tava dando configuração de efi incorreta fiz tudo que o instalador falou ai chegou uma hora que peguei e desisti porque me estressei e finalmente depois consegui voltar pro windows 10 mas nao vou desistir de instalar o linux nele

1 curtida

Ja tive um intel celeron mas meu notebook antigo nao liga mais sinto saudades de usar ele

1 curtida

Isso significa que você cometeu erros no particionamento.

Aliás, você também errou — e “passou aperto” — por não ter feito backup de seus dados importantes antes de tentar a instalação da distribuição de Linux.

O Loc-OS é ótimo, mas usa um instalador que, em caso de dual boot, exige particionamento manual.

Sugiro experimentar o Linux Mint Xfce ou o Linux Lite, cujo instalador vai lhe dar opção de, automaticamente, pôr o sistema em “coabitação” com o Windows.

1 curtida

Cara, faz um clone de disco para imagem em um SSD externo, desta forma se a instalação não for, vc retorna o backup da imagem do disco inteiro.
Eu uso está ferramenta para fazer backup de imagem de disco: Clonezilla - Downloads

1 curtida

O problema dele pode ser a controladora do eMMC que tá bloqueando a modificação do sistema de arquivos
Se bobear tem que usar AHCI pra conseguir alterar mas isso vária do modelo do notebook

2 curtidas

Sim foi erro meu mesmo por não ter feito backup mesmo nao tendo nada importante so os meus jogos mesmo e etc… mas vou ver se instalo o linux mint 20.3 porque ele roda bem no meu notebook

1 curtida

eu tenho um ssd aqui que não ta em uso posso usar a propria ferramenta do windows pra poder criar a imagem do sistema antes de instalar uma distro linux?

1 curtida

Não, o Windows não consegue fazer imagem dele mesmo, só sistemas Live conseguem.

Mas o Clonezilla consegue clonar o Windows e também restaurar a imagem Windows clonada, no vídeo o cara fez a restauração com da imagem do Windows.

1 curtida

Eu fiz backup do windows criei uma imagem do sistema pelo próprio windows

1 curtida

Mas o clonezila funciona no windows ou so no linux ? Eu baixei ele mas nao achei o executavel dele

1 curtida

Imagem do sistema ou ponto de restauração? São coisas diferentes.

1 curtida

Ele funciona no pendrive LiveUSB, vc queima a ISO dele no pendrive e da boot por ele no pendrive, ai o sistema operacional da imagem LiveUSB inicializa e abre o Clonezilla automaticamente, ai é só proceder conforme tem um punhado de vídeo na internet.

1 curtida

@Jessey ponto de restauração é menos poderoso que a imagem CLONE do dispositivo de armazenamento, a restauração do sistema(snapshot) apenas funciona se o Windows ainda tiver vida, imagem do disco é uma imagem literalmente CLONE do armazenamento com cada bit gravada no arquivo de imagem cujo a imagem não depende de nenhum sistema operacional para restaura a não ser aquele programa que clono(Clonezilla) cujo pode ser bootado pelo pendrive com um sistema operacional próprio e independente.

1 curtida

@Jessey Ve se o Rufus queima a imagem ISO do Clonezilla no seu pendrive, se ele não queimar tenta outro programa, mas capaz que ele vai funcionar, dai vc desliga o computador, liga de novo e entra na BIOS e coloca ela para inicializar o pendrive do Clonezilla. É uma ISO normal de um sistema operacional mas que ele tem o objetivo de criar imagem e restaurar imagem CLONE de disco.

Só que ele vai te perguntar se vc quer fazer uma correção de sistema de arquivo NTFS do Windows, e esse passo o Clonezilla não é compatível, vai ter a opção de dar skip(pular) vc pula e segue em diante.
Para corrigir o NTFS vc tem que fazer a correção é no Windows antes de iniciar o pendrive do Clonezilla.

imagem do sistema se caso acontecer algo no computador tem como eu voltar pro windows usando essa imagem que foi criada e o sistema fica do mesmo jeito que tava quando voce criou o backup

1 curtida

Isso dai é snapshot, é igual agente ta falando, snapshot é menos poderoso que imagem do disco. É uma imagem do sistema operacional Windows e não uma imagem do seu SSD. Inclusive se vc for fazer a imagem do seu SSD vc pode deletar esses snapshot tudo.

1 curtida

mas o liveusb funciona no windows no linux ou nos 2 sistemas?

1 curtida

Vc pode criar imagem do que quiser, eu fico é me perguntando é se existe alguma coisa que o Clonezilla não consegue.

@Jessey é que nem eu te falei, o pendrive roda um sistema operacional independente, ele não depende daquilo que está no SSD, ele é uma ferramenta que tem vida própria.