A maior dor de cabeça que eu tive e que eu nao conseguia excluir as particoes e nem criar tanto pra instalar o Windows quanto linux na instalação do windows 10 dava erro falando que o windows nao podia ser instalado no meu notebook porque o disco tinha que ta em ntfs e que o disco tava em em um formato de particao nao reconhecida e no linux nao consegui mais reinstalar o loc os tava dando configuração de efi incorreta fiz tudo que o instalador falou ai chegou uma hora que peguei e desisti porque me estressei e finalmente depois consegui voltar pro windows 10 mas nao vou desistir de instalar o linux nele
Ja tive um intel celeron mas meu notebook antigo nao liga mais sinto saudades de usar ele
Isso significa que você cometeu erros no particionamento.
Aliás, você também errou — e “passou aperto” — por não ter feito backup de seus dados importantes antes de tentar a instalação da distribuição de Linux.
O Loc-OS é ótimo, mas usa um instalador que, em caso de dual boot, exige particionamento manual.
Sugiro experimentar o Linux Mint Xfce ou o Linux Lite, cujo instalador vai lhe dar opção de, automaticamente, pôr o sistema em “coabitação” com o Windows.
Cara, faz um clone de disco para imagem em um SSD externo, desta forma se a instalação não for, vc retorna o backup da imagem do disco inteiro.
Eu uso está ferramenta para fazer backup de imagem de disco: Clonezilla - Downloads
O problema dele pode ser a controladora do eMMC que tá bloqueando a modificação do sistema de arquivos
Se bobear tem que usar AHCI pra conseguir alterar mas isso vária do modelo do notebook
Sim foi erro meu mesmo por não ter feito backup mesmo nao tendo nada importante so os meus jogos mesmo e etc… mas vou ver se instalo o linux mint 20.3 porque ele roda bem no meu notebook
eu tenho um ssd aqui que não ta em uso posso usar a propria ferramenta do windows pra poder criar a imagem do sistema antes de instalar uma distro linux?
Não, o Windows não consegue fazer imagem dele mesmo, só sistemas Live conseguem.
Mas o Clonezilla consegue clonar o Windows e também restaurar a imagem Windows clonada, no vídeo o cara fez a restauração com da imagem do Windows.
Eu fiz backup do windows criei uma imagem do sistema pelo próprio windows
Mas o clonezila funciona no windows ou so no linux ? Eu baixei ele mas nao achei o executavel dele
Imagem do sistema ou ponto de restauração? São coisas diferentes.
Ele funciona no pendrive LiveUSB, vc queima a ISO dele no pendrive e da boot por ele no pendrive, ai o sistema operacional da imagem LiveUSB inicializa e abre o Clonezilla automaticamente, ai é só proceder conforme tem um punhado de vídeo na internet.
@Jessey ponto de restauração é menos poderoso que a imagem CLONE do dispositivo de armazenamento, a restauração do sistema(snapshot) apenas funciona se o Windows ainda tiver vida, imagem do disco é uma imagem literalmente CLONE do armazenamento com cada bit gravada no arquivo de imagem cujo a imagem não depende de nenhum sistema operacional para restaura a não ser aquele programa que clono(Clonezilla) cujo pode ser bootado pelo pendrive com um sistema operacional próprio e independente.
@Jessey Ve se o Rufus queima a imagem ISO do Clonezilla no seu pendrive, se ele não queimar tenta outro programa, mas capaz que ele vai funcionar, dai vc desliga o computador, liga de novo e entra na BIOS e coloca ela para inicializar o pendrive do Clonezilla. É uma ISO normal de um sistema operacional mas que ele tem o objetivo de criar imagem e restaurar imagem CLONE de disco.
Só que ele vai te perguntar se vc quer fazer uma correção de sistema de arquivo NTFS do Windows, e esse passo o Clonezilla não é compatível, vai ter a opção de dar skip(pular) vc pula e segue em diante.
Para corrigir o NTFS vc tem que fazer a correção é no Windows antes de iniciar o pendrive do Clonezilla.
imagem do sistema se caso acontecer algo no computador tem como eu voltar pro windows usando essa imagem que foi criada e o sistema fica do mesmo jeito que tava quando voce criou o backup
Isso dai é snapshot, é igual agente ta falando, snapshot é menos poderoso que imagem do disco. É uma imagem do sistema operacional Windows e não uma imagem do seu SSD. Inclusive se vc for fazer a imagem do seu SSD vc pode deletar esses snapshot tudo.
mas o liveusb funciona no windows no linux ou nos 2 sistemas?
Vc pode criar imagem do que quiser, eu fico é me perguntando é se existe alguma coisa que o Clonezilla não consegue.
@Jessey é que nem eu te falei, o pendrive roda um sistema operacional independente, ele não depende daquilo que está no SSD, ele é uma ferramenta que tem vida própria.